Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Semana ‘S do Saeb’ mobiliza escolas da rede estadual de ensino em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Semana ‘S do Saeb’ mobiliza escolas da rede estadual de ensino em Manaus
Governo do Amazonas

Semana ‘S do Saeb’ mobiliza escolas da rede estadual de ensino em Manaus

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Objetivo é informar pais e responsáveis além de preparar os alunos para a aplicação da avaliação

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Com foco nas provas do Sistema de Avaliação da educação básica (Saeb) 2025, a Secretaria de educação e Desporto Escolar, está realizando a ‘Semana S do Saeb’. Este ano, alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio participarão da avaliação que tem como principal objetivo diagnosticar a qualidade da educação no Brasil.

À frente da mobilização, a Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), tem atuado em diferentes frentes. Na “Semana S do Saeb”, por exemplo, a ideia é sensibilizar os pais e responsáveis quanto a importância da participação dos alunos, preparar a comunidade escolar e, principalmente, os alunos que serão avaliados.

A aplicação do Saeb 2025 será realizada no período de 20 a 31 de outubro, com os estudantes de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio.

Semana S de Saeb

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual (EE) Balbina Mestrinho, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, já recebeu as atividades da Semana S. Na segunda-feira (06/10), os alunos de 2º e 5º ano do ensino fundamental e seus responsáveis participaram da mobilização por meio de uma atividade pedagógica. Com uma apresentação regional realizada pelos estudantes e uma contagem regressiva, os responsáveis receberam orientações sobre o Saeb.

Segundo a coordenadora adjunta dos Anos Iniciais da Coordenadoria Distrital de educação 1 (CDE 1), Sandra Vieira, essa participação dos pais é fundamental devido, principalmente, a novidade desta edição onde, pela primeira vez, acontecerá um questionário socioeconômico voltado para as famílias e responsáveis pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental.
“Nós teremos professoras para auxiliar na realização deste questionário. Precisamos mostrar para eles que este é também um processo que faz parte da avaliação externa e é muito importante conseguirmos o maior número de pais possível”, explicou a coordenadora.

A professora de matemática, Brenda Castelo, como uma das responsáveis pelas atividades preparatórias para o Saeb na escola, explicou que os responsáveis pelos alunos também receberam orientações de como eles podem colaborar positivamente para a realização da avaliação da melhor forma possível.

“Nós estamos trabalhando arduamente para que eles saiam bem. Estamos trabalhando com gincanas, com simulados, com aulões e estamos seguindo assim em um trabalho coletivo juntamente com os pais que são nossos parceiros”, disse a professora Brenda.

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Uma das alunas que realizará a prova, Eduarda Hidalgo, 10 anos, aluna do 5º ano do Fundamental, já está ciente quanto a realização da prova e contou que vem estudando em casa e na escola para se preparar. “É uma prova feita pelo MEC para avaliar o que cada escola está proporcionando e para melhorarem cada vez mais a educação. Os professores estão passando revisões para os conteúdos que talvez possam cair na prova e a gente está estudando cada vez mais”, contou a aluna.

O post Semana ‘S do Saeb’ mobiliza escolas da rede estadual de ensino em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura reforça importância da prevenção do câncer de mama
Próximo artigo Sema amplia uso de ferramentas tecnológicas para monitoramento ambiental com apoio do Censipam

Mais notícias desta categoria

Planificação da atenção à saúde do Amazonas é destaque em conferência nacional em Brasília com redução na mortalidade materna

9 horas atrás

Webinar no Amazonas aborda panorama epidemiológico da mortalidade materno-infantil e raça/cor

9 horas atrás

Ipaam realiza oficina técnica sobre Termo de Referência para material botânico e adapta procedimentos ao Ibama

13 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre três desaparecidos em Manaus

13 horas atrás

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

15 horas atrás

Programa Asfalta Amazonas investe R$ 15 milhões e pavimenta 10 quilômetros em Boca do Acre pelo governo do estado

15 horas atrás

‘Jazz Natalino’: Clássicos ganham releitura em espetáculo jazzístico no palco do Teatro Amazonas

15 horas atrás

Exposição no Largo de São Sebastião mostra artesanato indígena de Manaus até 6 de janeiro de 2026

15 horas atrás

Governo do Amazonas apresenta moradia sustentável feita com plástico reciclado e inaugura centro de reciclagem em Manaus

15 horas atrás

Governo do Amazonas abre matrículas para colônia de férias do Pelci na Vila Olímpica com vagas para crianças de 5 a 17 anos

16 horas atrás

Olimpíada virtual de História e Geografia com Wordwall aumenta interesse e interação entre alunos do Amazonas

17 horas atrás

Idam registra 8.136 Cartões do Produtor Primário no Amazonas e 1.245 em novembro

17 horas atrás
Espetáculo O Encanto dos Dois Mundos estreia no Teatro Gebes Medeiros em 16/12 com apoio do Governo do Amazonas
Isabella Cardoso se prepara para o Campeonato Brasileiro de Xadrez Sub-12 em maio de 2026 em Recife
Projeto Padaria Artesanal encerra atividades de 2025 e forma novos empreendedores no Amazonas
Socioeducando do Centro Dagmar Feitoza conclui o Ensino Médio em formatura ensino medio sejusc realizada em Manaus
Polícia Militar do Amazonas lança revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma feminina da corporação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?