A rede de proteção da pessoa idosa do Governo do Estado encerrou, nesta sexta-feira (02/10), as ações da Semana Estadual do Idoso. Foram três dias de programação conscientizando sobre os direitos desta parcela da população nas área de saúde, transporte e em espaços públicos.
As atividades terminaram com blitze informativa na Rodoviária de Manaus e em uma agência bancária. No primeiro ponto, os servidores orientaram a respeito da gratuidade ou desconto no transporte intermunicipal, previsto na Lei 4.463, de 2017. Em seguida, o grupo seguiu para uma agência localizada na avenida Álvaro Maia, bairro Presidente Vargas, zona sul, em uma ação com foco na Lei Federal nº 10.741, de 2003, a qual trata sobre a prioridade no atendimento da pessoa idosa.
Nos três dias, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) atuou em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Fundação Doutor Thomas.
O secretário William Abreu, titular da Sejusc, explicou que a Sejusc é a atual gestora da política da pessoa idosa. Ele relembra que a programação iniciou na última quarta-feira (30/09), com uma visita técnica aos hospitais João Lúcio e Platão Araújo. Na noite do mesmo dia, houve uma fixação de informativos em 95% da frota da empresa Eucatur, e dia 1º, Dia do Idoso, as equipes estiveram nos terminais 4 e 5, localizados nos bairros Jorge Teixeira e São José, distribuindo folders e colando cartazes.
De acordo com a secretária executiva adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc, Franciane Alves, o balanço das ações é positivo e garantirá a legislação prevista no Estatuto do Idoso. “Vale ressaltar que toda essa ação para o público idoso é necessária. Sabemos que o processo de envelhecimento, envelhece o físico e o psicológico. Então, precisamos ter todo um cuidado com a pessoa idosa”.
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressaltou a parceria entre os órgãos. “As ações integradas fortalecem e efetivam a finalidade dos nossos serviços, fomos em terminais, bancos, na rodoviária. Nossa fiscalização desempenhou um trabalho de orientação e cuidado com o idoso, sempre mostrando a eles os seus direitos e às empresas a necessidade da atenção especial que eles merecem. Ações como essas são verdadeiras injeções de ânimo na equipe. O nosso trabalho é atender e proteger a população vulnerável, encontrando nos idosos e idosas um sorriso de quem precisava só respeito”.