Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Semana Estadual do Idoso destaca rede de proteção ativa para garantir direitos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Semana Estadual do Idoso destaca rede de proteção ativa para garantir direitos
EstadosGestão Estadual

Semana Estadual do Idoso destaca rede de proteção ativa para garantir direitos

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Tópicos da matéria
REDE de ProteçãoConhecimento

Iniciativa, coordenada pela SEJUSC, teve rodada de palestras e workshops em seu encerramento

FOTO: Wesley Paiva/ SEJUSC

A Secretaria de justiça, direitos humanos e Cidadania (Sejusc) encerrou, nesta sexta-feira (07/10), a Semana Estadual do Idoso com uma rodada de palestras e workshops relacionados ao tema. A iniciativa ocorreu no auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a ação visa conscientizar a sociedade sobre os direitos dos idosos no estado e contou com lives, palestras e workshops, além de dinâmica entre os coordenadores dos grupos.

O secretário Emerson Lima, titular da SEJUSC, ressaltou a importância da semana, além de reforçar que o Estado conta com uma REDE de proteção ativa para garantir os direitos dos idosos.

“Esses dias foram muito importantes para todos que participaram da Semana Estadual do Idoso. Isso fortalece todas as ações implementadas para esse público. A REDE de proteção tem que estar constantemente integrada, unida e fortalecida. Durante a programação, capacitamos todos que fazem parte da REDE”, disse o gestor.

A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, destacou que a Semana Estadual do Idoso foi criada com o objetivo de promover palestras, encontros e debates acerca da implantação de políticas públicas em prol do público idoso.

“Este ano foi um ano atípico, em razão de estar num calendário eleitoral. Nós trabalhamos a semana dentro dos grupos de idosos abordando que ‘Cidadania não tem idade’. Esse tema foi escolhido em razão do aumento de 54% de brasileiros estarem aptos a votar, com mais de 60 anos de idade, e para demonstrar que o idoso tem vez e voz na sociedade. Hoje nós falamos sobre temas relacionados ao Setembro Amarelo, bem como o Outubro Rosa, e durante toda a semana, abordamos vários temas de conscientização dos direitos dos idosos no estado”, disse Luciana.

REDE de Proteção

O vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Jorge Wagner Lopes, ressaltou que a programação da semana foi essencial para o fortalecimento da REDE de proteção.

“Para mim, isso é um ganho muito significativo. Nós temos uma política que trabalhamos dentro do Estado do Amazonas desde 2006, que é criando a REDE de proteção da pessoa idosa. Apesar de a semana não ter sido realizada como de costume, por conta do período eleitoral, mesmo assim fizemos encontros técnicos na defensoria pública onde toda REDE participou, para falarmos sobre a violência que é visível contra os idosos aqui no estado. Hoje, estamos finalizando na Assembleia Legislativa, que é a casa do povo, com todos que trabalham em prol dos idosos”, declarou Wagner.

Conhecimento

A coordenadora do grupo Jovens Idosos Ativos e Saudáveis da zona norte, Vanessa Fernandes, destacou os conhecimentos adquiridos durante a semana.

“Para mim é de extrema relevância todo esse movimento em prol das ações ofertadas à pessoa idosa, do conhecimento adquirido no decorrer desses dias, onde nós que trabalhos nos grupos, na maioria envelhecentes, pudemos compreender melhor esse processo de envelhecimento para poder ajudar melhor nossos idosos e, assim, contribuir para melhoria da qualidade de vida deles”, enfatizou Vanessa.

Estiveram presentes representantes da Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI), Conselho Estadual do Idoso (CEI), defensoria pública do Amazonas (DPE-AM), Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), além dos coordenadores e profissionais do projeto Vida e saúde do Idoso Ativo.

O post Semana Estadual do Idoso destaca rede de proteção ativa para garantir direitos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Estado do AmazonasManausmancheteViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Corregedoria Regional do TRT 11 realiza correição ordinária na 8ª Vara do Trabalho de Manaus
Próximo artigo Corregedoria Regional do TRT 11 realiza correição ordinária na Vara do Trabalho de Coari.

Mais notícias desta categoria

Cetam abre inscrições para novos cursos gratuitos

6 horas atrás

Visa Manaus apreende alimentos irregulares no centro

3 dias atrás

Prefeitura capacita vendedores informais em Manaus

3 dias atrás

Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo

3 dias atrás

Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos

3 dias atrás

FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade

4 dias atrás

Mutirão da Cidadania: Emissão da Carteira de Identidade

4 dias atrás

Telessaúde: Inovações do Amazonas no Conass

4 dias atrás

Desnutrição infantil: SES-AM impulsiona NutriSUS

5 dias atrás

Ambulatório do Egresso – Melhorando o Atendimento

5 dias atrás

Dengue no Amazonas: redução de 43,2% nos casos

5 dias atrás

Balizadores garantem segurança no Passeio do Mindu

6 dias atrás
Patrimônio histórico: Manaus e sua beleza arquitetônica
SEPcD leva crianças com deficiência para manhã lúdica
SouManaus: Ação inovadora transforma turismo em Manaus
Cosama entrega copos envasados no Festival de Manacapuru
Mês do Patrimônio Histórico: Celebrações em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?