Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Semana do Meio Ambiente: Mesa redonda promove debate e reflexão sobre práticas ambientais em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > CMM - Câmara Municipal de Manaus > Semana do Meio Ambiente: Mesa redonda promove debate e reflexão sobre práticas ambientais em Manaus
CMM - Câmara Municipal de ManausGestão Estadual

Semana do Meio Ambiente: Mesa redonda promove debate e reflexão sobre práticas ambientais em Manaus

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 7 de junho de 2024
3 Min Lidos
Compartilhar

No encerramento da 5ª Semana do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma mesa redonda nesta sexta-feira (07/06), reunindo professores e especialistas na área ambiental. O evento ocorreu na sala de cinema Silvino Santos e contou com a presença de servidores da Casa Legislativa. Com o tema “A perda ou fragmentação do habitat e a biodiversidade em Manaus”, a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Suzy Pedroza, ministrou uma palestra sobre os perigos do avanço desenfreado da urbanização na capital. A especialista destacou a importância de debater essa problemática pouco discutida na cidade, que é a fragmentação do habitat natural devido ao crescimento acelerado da urbanização. Ela ressaltou que, ao longo das últimas décadas, tem sido observada uma agressão ao bioma natural da cidade, o que impacta diretamente na vida dos animais. Outro tema abordado na mesa redonda foi a seca, que atingiu o estado do Amazonas em 2023, sendo considerada a pior da história. A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Flávia Costa, apresentou medidas e alternativas para enfrentar as próximas estiagens, alertando para os riscos e consequências desse fenômeno. Ela explicou que diversos cientistas do mundo inteiro estão de olho na seca deste ano e apresentou um relatório com as possíveis causas. A pesquisadora ressaltou a importância de o poder público olhar com atenção para essa problemática e destacou a relevância de ter um espaço no parlamento municipal para discutir o assunto. Para finalizar a mesa redonda, o professor Jurandir Dutra questionou os servidores sobre a prática da sustentabilidade nos tempos atuais. Com mestrado em Clima e Ambiente, ele explicou o impacto da falta de ações no presente para as gerações futuras. Jurandir destacou que a utopia é enxergar que a nossa sociedade é uma sociedade insustentável e que, se não mudarmos esse comportamento, as próximas gerações não terão chances de sobreviver. Ele ressaltou que a Amazônia é aqui e que o mundo inteiro olha com interesses para a região, por isso a reflexão e a ação são urgentes. A 5ª Semana do Meio Ambiente teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de atitudes voltadas para um ambiente sustentável e uma gestão inteligente dos resíduos produzidos no ambiente de trabalho e em casa. Com o tema “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, a programação contou com palestras, distribuição de mudas e sementes, exibição de filmes educativos, coleta de resíduos eletrônicos e apresentações artísticas do grupo “Garis da Alegria”, entre outras ações. 

​ 

Tags:capaEstado do AmazonasManausmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Sejusc lança projeto ‘Cuide-se’ de bem-estar da pessoa idosa

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Viatura Auto Bomba Florestal com capacidade para 10 mil litros de água é enviada para Novo Aripuanã

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Projeto ‘Tô na Obra’ leva estudantes para conhecer canteiro de obras do Prosamin+ na comunidade da Sharp, zona leste de Manaus

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Estudo, apoiado pelo Governo do Amazonas, analisa desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sefaz lança funcionalidade que permite pagamento de débitos de ICMS em uma única guia

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil ao município de Tapauá

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?