Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Semana do Controle Social reúne gestores, trabalhadores e usuários do SUS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Semana do Controle Social reúne gestores, trabalhadores e usuários do SUS
Manaus

Semana do Controle Social reúne gestores, trabalhadores e usuários do SUS

8 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
WhatsApp Image 2024 11 25 at 14.23.17

Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na zona rural de Manaus, participaram, nesta segunda-feira, 25/11, da penúltima etapa da programação da 18ª Semana do Controle Social de Saúde, iniciada no dia 18 de novembro.

A programação foi realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, zona Oeste, sob a coordenação do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

De acordo com o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, a Semana do Controle Social é organizada, anualmente, para marcar o aniversário de criação do CMS/Manaus, que foi instituído por lei em 11 de julho de 1991, como um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS, além de reforçar a importância da participação popular na qualificação dos serviços oferecidos à população.

“Este momento também é uma oportunidade para qualificar a atuação dos conselheiros de saúde, elevando o nível de conhecimento e de consciência de cada em diferentes temas. Durante a programação, um dos objetivos é promover a troca de experiências entre os quase mil conselheiros de saúde que atuam em Manaus”, destacou Elson Melo.

Atualmente, Manaus conta com 79 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), vinculados a 79 unidades de saúde na rede municipal, que são compostos por representantes de gestores, trabalhadores e usuários do SUS que exercem o controle social nos serviços de saúde.

Programação

A programação da 18ª Semana do Controle Social de Saúde, iniciada no dia 18 de novembro, foi dividida em cinco etapas para atender os representantes do controle social em cada um dos cinco Distritos de Saúde (Disas) de Manaus.

As atividades iniciaram no Disa Oeste, no dia 18/11, seguindo nos Disas Norte e Sul, 21/11), e Disa rural, nesta segunda-feira, 25/11, com o encerramento programado no Disa Leste, marcado para a quarta-feira, 27/11, no auditório da Escola de Educação Profissional e Tecnológica Aníbal Beça, rua Autaz Mirim, bairro Novo Aleixo.

A cada etapa da Semana de Controle Social, são abordados os seguintes temas: Vigilância, Saúde do trabalhador e Controle Social, Educação Popular em Saúde e Novembro Azul.

Para o diretor do Disa Rural, Rubens dos Santos, um dos destaques da programação é a oportunidade de apresentar as experiências exitosas do Controle Social, com a gestão das unidades de saúde, tendo o apoio de trabalhadores e usuários na organização e oferta dos serviços para a população.

“Em comparação com a zona urbana, a zona rural tem características bem específicas, na área fluvial e na área terrestre, com as cheias do rio, o trabalho nos ramais e vicinais. Nesse contexto, o controle social também tem suas características específicas na parceria com a gestão, para que seja possível oferecer o melhor serviço e unindo forças para construir um SUS melhor”, apontou Rubens.

O diretor da Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) São Pedro, enfermeiro Higor Marques de Queiroz, apresentou durante a programação a Experiência Exitosa que a gestão tem com o Conselho Local de Saúde (CLS).

“A parceria é um contato direto com os conselheiros locais de saúde da UBSR, mas também com outros líderes comunitários. É uma colaboração, com os conselheiros, ajudando na organização das ações de saúde e na divulgação dos eventos e campanhas de saúde, o que impacta positivamente no atendimento à população”, afirmou Higor Queiroz.

— — —  

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior WhatsApp Image 2024 11 25 at 11.26.53 Ageman notifica Águas de Manaus e acompanha retomada do abastecimento de água nas áreas atendidas pela ETA Mauazinho
Próximo artigo 54163208862 cb302d9dfd k Prefeitura de Manaus reforma campo do Vicentão no bairro Aleixo

Mais notícias desta categoria

54517256895 7f6650daa5 c

Prefeitura de Manaus e Tribunal de Justiça do Amazonas efetuam parceria que extingue 200 mil ações de dívidas pequenas da justiça

2 horas atrás

Obras de drenagem profunda no bairro Compensa

2 horas atrás

Ordem de atuação dos leiloeiros credenciados pela prefeitura

2 horas atrás
SEMSA MANAUS Acao Julho Laranja 3

Equipes da prefeitura sensibilizam crianças e pais para atenção à saúde bucal em ação na zona Leste

2 horas atrás

Prefeitura celebra 20 anos da Manaus Previdência

3 horas atrás
736A4136 1024x683 1

Prefeitura de Manaus realiza recuperação de rede de drenagem no bairro Coroado

3 horas atrás

Prefeitura realiza obra de drenagem no bairro Alvorada

4 horas atrás

Obra de drenagem em área próxima à lagoa da Compensa

4 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza manutencao em caixa coletora e reforca infraestrutura no Centro Historico 2

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em caixa coletora e reforça infraestrutura no centro histórico

4 horas atrás

Curso de Cenografia abre inscrições gratuitas em Manaus

4 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 135431

Prefeitura intensifica ações de fiscalização e ordenamento do trânsito em todas as zonas de Manaus nesta segunda-feira

5 horas atrás
Parque Encontro das Aguas 5

Prefeito David Almeida vistoria avanço das obras do Parque Encontro das Águas

5 horas atrás

PMM realiza prova de residência jurídica da PGM

Sine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta segunda–feira

PMM retira até 400 toneladas de lixo do rio Negro

Renato Junior passa o bastão após período como prefeito

Unidade de Saúde da Mulher atenderá em novo endereço

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?