Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Sema recebe comitiva do governo britânico e do BID para implantar Projeto Rural Sustentável no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Sema recebe comitiva do governo britânico e do BID para implantar Projeto Rural Sustentável no Amazonas
BrasilMeio Ambiente

Sema recebe comitiva do governo britânico e do BID para implantar Projeto Rural Sustentável no Amazonas

Por biblia
Última atualização: 27 de novembro de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade deve apoiar atividades sustentáveis em Unidades de Conservação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) recebeu, na quinta (24/11) e sexta-feira (25/11), uma comitiva com representantes do Governo do Reino Unido e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para alinhar uma cooperação com o Governo do Amazonas. O objetivo é dar início ao Projeto Rural Sustentável no estado, iniciativa do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

O Projeto Rural Sustentável tem o propósito de melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal, utilizadas pelos pequenos e médios produtores rurais, nos biomas da Amazônia e Mata Atlântica. O objetivo geral é mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) a partir do desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.

Na quinta-feira (24/11), o grupo foi a campo para uma visita na comunidade Acajatuba, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, Unidade de Conservação (UC) sob gestão da Sema. Nesta sexta (25/11), a comitiva esteve na sede da secretaria, para uma reunião com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e equipe técnica.

“Esse é um desdobramento da COP 27, onde o projeto foi lançado para implementação aqui no Amazonas, no Pará e, também, em Rondônia. Todo apoio é muito bem-vindo, pois precisamos não só de recursos, mas de projetos bem estruturados que possam ter impacto na redução do desmatamento, na redução de GEE e na criação de um ciclo virtuoso de combate à pobreza”, disse Taveira.

A iniciativa é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo BID, com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional e o IABS como responsável pela execução e administração técnica, financeira e fiduciária do projeto.

Expectativas

Inicialmente, o escopo do projeto inclui iniciativas de incentivo ao manejo do pirarucu e ao extrativismo da castanha. A proposta discutida em reunião é que sejam beneficiadas Unidades de Conservação onde as atividades já são desenvolvidas, no intuito de potencializá-las por meio da iniciativa. É o que afirma o diretor presidente do IABS, Luís Tadeu Assad.

“A ideia é que o projeto possa complementar o que já é feito e a nossa expectativa, conhecendo a realidade, conhecendo todo o trabalho que é realizado, é que a gente possa realmente ter essa conexão, trazendo inclusive outros atores que já têm uma atuação com outros projetos e estão há mais tempo na região”, afirmou.

A chefe da Divisão de Clima e Biodiversidade, do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA) do governo britânico, Emma Donnelly, também participou do encontro. “Estamos muito ansiosos para trabalhar nesse projeto com o Amazonas. Espero voltar em breve e ver alguns dos benefícios e resultados”, pontuou. Ela afirma ainda que o apoio institucional do Governo do Amazonas será determinante para o sucesso da iniciativa.

“Trabalhamos com muitos programas de desenvolvimento em muitos países e já vi muitos programas bem-intencionados falharem, porque não estavam tão conectados ao governo, seus planejamentos e suas estratégias. Nós nos sentimentos muito confiantes, pois tivemos conversas muito estratégicas sobre como fazer o nosso financiamento atingir o maior impacto, através desse trabalho conectado ao Estado”, completou.

Agora, as instituições devem firmar um acordo de cooperação para a implementação da iniciativa, com previsão para início no primeiro semestre de 2023.

FOTOS: Divulgação/Sema

Compartilhe

Tags:capaGoverno do Amazonasmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima vistoria retomada das obras de modernização da AM-010 após período chuvoso

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Procon-AM autua supermercado por comercializar mais de 46 kg de alimentos impróprios para consumo

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Caem crimes de roubos de celular, a ônibus e pedestres no Amazonas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
12 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Celebração do Dia das Mães garante programação especial nos Centros de Convivência da Família do Governo do Estado

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Missão do BID visita os conjuntos habitacionais do Prosamin+ e destaca o avanço das obras

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros realiza simulado de salvamento veicular com múltiplas vítimas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
9 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?