Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sema promove Jornada de Capacitação em Recursos Hídricos, em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sema promove Jornada de Capacitação em Recursos Hídricos, em Manaus
Governo do Amazonas

Sema promove Jornada de Capacitação em Recursos Hídricos, em Manaus

11 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Evento acontecerá em outubro, visando aprimorar os conhecimentos de profissionais e estudantes da área na gestão de recursos Hídricos

FOTO: Noir Miranda e Divulgação/SEMA

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (SEMA) promoverá, de 1º a 23 de outubro, uma série de cursos gratuitos, durante a “Jornada de capacitação em Recursos Hídricos”. As capacitações serão voltadas para os integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segreh/AM) e, também, para a sociedade civil. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pela internet.

O trabalho visa fortalecer o conhecimento e aprimorar as práticas de gestão integrada dos recursos hídricos. A jornada de 15 dias acontecerá na sede da SEMA, localizada na avenida Mário Ypiranga, nº 3.280, Parque 10 de Novembro, zona centro-oeste de Manaus, com o objetivo de tratar de assuntos essenciais para a manutenção e preservação dos recursos hídricos no estado.

“Estas atividades fazem parte do compromisso com o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão da Água (Progestão) em seu 3º Ciclo, visando atender a meta de capacitação em Recursos Hídricos. Os ministrantes dessas capacitações são especialistas, mestres e doutores que já têm uma grande vivência na pauta, e total propriedade no assunto”, explicou o assessor técnico e ponto focal do programa, Eugênio Batista.

FOTO: Noir Miranda e Divulgação/SEMA

As capacitações serão realizadas em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Serão ministrados quatro cursos: “Lei das Águas”, “Instrumentos para gestão de recursos Hídricos no Estado do Amazonas”, “Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, Perfuração de Poços e Licenciamento” e “Alternativas Organizacionais para a Gestão dos Recursos Hídricos”.

Sobre os cursos e inscrições

A Jornada de capacitação será aberta com o curso “Lei das Águas”, de 1º e 4 de outubro. Os participantes vão entender como aplicar a legislação relacionada à gestão e proteção dos Recursos Hídricos, oferecendo uma compreensão detalhada das normas e políticas que regulam o uso, a conservação e a qualidade da água.

O objetivo é capacitar os profissionais a assegurar o cumprimento da lei e promover práticas sustentáveis na gestão hídrica e áreas afins. Para participar, é preciso realizar a inscrição gratuita pelo formulário: https://forms.gle/yKNX5gKrvNsH8LXx9.

E o curso “Instrumentos para gestão de recursos Hídricos no Estado do Amazonas”, a ser ministrado entre os dias 8 e 10 de outubro, tem abordagem focada na região Amazônica, desde a análise de bacias hidrográficas até a aplicação de políticas públicas.

As aulas fornecerão ferramentas práticas para melhorar a qualidade da água, por meio do conhecimento, prevenção de conflitos e promoção do desenvolvimento sustentável. As inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/CjVk6Ls3khKDLYGSA.

O terceiro curso será sobre “Outorga de Direito de Uso dos Recursos Hídricos, Perfuração de Poços e Licenciamento”, ministrado entre 14 e 18 de outubro. A proposta é uma compreensão aprofundada dos processos legais e técnicos necessários para a obtenção de outorgas para perfuração de poços e licenciamentos ambientais.

Os participantes, após a capacitação, poderão garantir que projetos estejam em conformidade com a legislação vigente, prevenindo problemas ambientais e legais. Interessados devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/DHHR6fUmYvCXG2418.

FOTO: Noir Miranda e Divulgação/SEMA

O último curso, “Alternativas Organizacionais para a Gestão dos Recursos Hídricos”, será oferecido entre 21 e 23 de outubro. Seu cronograma visa explorar diferentes modelos e estratégias organizacionais que podem ser aplicados para otimizar a gestão da água, adaptando-se às necessidades e contextos específicos.

Os participantes aprenderão a implementar soluções inovadoras e eficazes, promovendo a sustentabilidade e a gestão integrada dos recursos hídricos. A inscrição para esta capacitação deve ser feita pelo formulário: https://forms.gle/U5gFV42ckem3fGZi6. Para inscrever-se neste curso, é necessário ter completado o curso “Lei das Águas”.

O post Sema promove Jornada de Capacitação em Recursos Hídricos, em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasManausmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior MP Eleitoral orienta prefeito e autoridades de Parintins sobre distribuição de bens e serviços em período de calamidade
Próximo artigo Hemoam alerta para estoque de sangue crítico no pós-feriado

Mais notícias desta categoria

Moradores de 14 municípios concorrem ao Sorteio Regional da Nota Fiscal Amazonense

6 minutos atrás

Gêmeas siamesas que nasceram no Amazonas e passaram por cirurgia de separação em Goiás retornam ao estado

1 hora atrás

Sine Amazonas divulga 261 vagas de emprego para esta segunda-feira

17 horas atrás

Serviço aéreo resgata policial militar na BR-319

22 horas atrás

Largo de São Sebastião vira palco do lançamento inédito do Festival de Barreirinha, em Manaus 

23 horas atrás

“Vai ser o maior de todos os tempos”, artistas destacam fortalecimento do Festival de Cirandas de Manacapuru com investimento recorde do Governo do Amazonas

23 horas atrás

População de Manacapuru destaca impacto da Carreta da Saúde no diagnóstico precoce

1 dia atrás

Dia do Pais: Transplante de rim realizado no Delphina Aziz fortalece laços entre pai e filho no Amazonas

1 dia atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (09/08)

2 dias atrás

Dia dos Pais: O legado que inspira e atravessa gerações por meio da farda

2 dias atrás

Governador Wilson Lima vistoria estrutura que vai realizar mais de 500 exames na Carreta da Saúde da Mulher em Manacapuru

2 dias atrás

Governador Wilson Lima acompanha trabalhos das cirandas em Manacapuru e entrega EPIs e copos de água para o festival

2 dias atrás
SPA Joventina Dias pede ajuda para localizar familiares de paciente internado na unidade
‘EnvelheSer na Roça’: arraial reúne mais de 4 mil idosos assistidos por projeto do Governo do Amazonas
Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins
Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas
Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?