Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Selo Unicef: Lábrea e Humaitá recebem projeto-piloto do Programa Dignidade Menstrual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Selo Unicef: Lábrea e Humaitá recebem projeto-piloto do Programa Dignidade Menstrual
Governo do Amazonas

Selo Unicef: Lábrea e Humaitá recebem projeto-piloto do Programa Dignidade Menstrual

8 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Com apoio do Governo do Amazonas, iniciativa vai levar kits de higiene pessoal às comunidades indígenas e ribeirinhas do sul do estado

FOTOS: Tiago Corrêa e Paula Pessoa/UGPE

Comunidades indígenas e ribeirinhas dos municípios de Lábrea e Humaitá (a 702 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente), no sul do Amazonas, vão receber o projeto-piloto do Programa Dignidade Menstrual, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa, que tem o apoio do Governo do Amazonas, tem como objetivo promover a saúde e a higiene menstrual, por meio da distribuição de kits básicos de uso pessoal.

A ação, que integra a agenda do Selo Unicef, edição 2025-2028, é coordenada e monitorada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). A expectativa é que o modelo possa ser replicado nos demais municípios do Amazonas, em áreas mais vulneráveis.

Os dois municípios foram selecionados de acordo com fatores geográficos, étnicos e sociais, priorizando áreas de difícil acesso e maior vulnerabilidade, conforme dados do diagnóstico participativo realizado entre abril e maio de 2025. Os dados foram apresentados em reunião técnica realizada na quarta-feira (06/08), na sede da Sedurb e UGPE, no Centro de Manaus.

Participaram da reunião a coordenadora de projetos do Unicef na Sedurb e UGPE, Reny Moita, e o chefe nacional de saneamento e Clima do Fundo, Gregory Bulit. Além disso, representantes de órgãos municipais e das Secretarias de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), de assistência social (SEAS), de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e de educação e Desporto Escolar.

FOTOS: Tiago Corrêa e Paula Pessoa/UGPE

Participaram, ainda, o Instituto Amazônia Açu (Iaçu), Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Conselho de Secretários Municipais de saúde do Amazonas (Cosems) e a Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da educação do Amazonas (UG-Padeam).

Reny Moita, que representou o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que a iniciativa vai além de uma questão de saúde. “Trata-se de Cidadania”, reforçou. Ela ressaltou o compromisso do Governo do Amazonas em fortalecer políticas públicas que gerem impacto na vida de crianças, adolescentes e de toda a comunidade que vive no interior do estado.

“O NOVO ciclo do Selo Unicef, que vai de 2025 a 2028, já começou, e todas as secretarias e órgãos parceiros estão mobilizados para alcançar os indicadores propostos. Um dos destaques é o Programa de Dignidade Menstrual, que está começando como projeto-piloto nos municípios de Humaitá e Lábrea. A nossa meta é expandi-lo para todo o estado”, afirmou.

De acordo com Gregory Bulit, os dados mostram desafios sérios enfrentados por essas populações, especialmente no contexto da seca e do isolamento geográfico. “Uma a cada quatro meninas no Brasil já perdeu aulas por causa da menstruação. Nosso foco é garantir que meninas e mulheres em regiões remotas tenham acesso a itens básicos de higiene”, disse ele.

FOTO: Tiago Corrêa e Paula Pessoa/UGPE

O representante da Prefeitura de Lábrea, Hendrick Campos, informou que a ação de distribuição dos kits de higiene pessoal no município terá início nas próximas semanas. “Será uma entrega feita em parceria, entre o Selo Unicef e a Igreja Católica, por meio da ONG Serviço Pastoral dos Migrantes, que vai alcançar as comunidades ribeirinhas”, afirmou.

Diagnóstico

Para a elaboração do diagnóstico participativo, foram ouvidas 245 mulheres e meninas maiores de 18 anos, em 11 comunidades dos municípios de Lábrea e Humaitá e de Guajará-Mirim (RO). Os resultados mostraram que 99,6% das entrevistadas enfrentaram dificuldades no acesso a produtos menstruais durante a estiagem de 2024-2025. As barreiras vão desde falta de insumos e infraestrutura até estigmas culturais.

Com base nesses dados, o Unicef desenvolveu kits de dignidade menstrual adaptados à realidade local. A distribuição começa este mês, nas comunidades rurais de Lábrea e Humaitá. Os kits incluem sete pacotes de absorventes, cada um com oito unidades, dez unidades de sabonete, três pacotes de papel higiênico e uma toalha de banho.

Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa do Unicef, agência da Organização das Nações Unidas (ONU). A certificação reconhece e incentiva os municípios a aprimorarem as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes nas áreas de educação, saúde, participação social e proteção contra a violência.

Na edição atual, o Amazonas participa com todos os 61 municípios do interior, índice de inscrição histórico na região. Os municípios inscritos precisarão cumprir os critérios necessários para obter o credenciamento.

O Governo do Amazonas desempenha o papel de facilitador, apoiando os municípios na implementação de ações que os ajudem nesse sentido. Dentre eles, o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o alcance de pelo menos 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O post Selo Unicef: Lábrea e Humaitá recebem projeto-piloto do Programa Dignidade Menstrual apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Bolsistas apresentam resultados de pesquisa na 14ª Jornada Científica do Paic/FCecon
Próximo artigo Comissão aprova possibilidade de proibir agressor de mulher de entrar em estádio

Mais notícias desta categoria

Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações

8 horas atrás

Operação Tamoiotatá 6: Segunda etapa é concluída com mais de R$ 32 milhões em multas por infrações ambientais

8 horas atrás

Saúde do Amazonas inova no cuidado com a implantação de centros especializados para crianças e adolescentes com TEA

8 horas atrás

Ipaam promove educação ambiental para mais de 1.500 alunos em cinco escolas de Ipixuna

9 horas atrás

Peixe no Prato Solidário: Programa movimenta a economia local com a compra de 470 toneladas de pescado para a população

9 horas atrás

Abril Azul: Governo do Amazonas fortalece inclusão de jovens com TEA por meio do esporte no Pelci

9 horas atrás

FVS-RCP orienta sobre cuidados com alimentos mais consumidos na Semana Santa

9 horas atrás

No 50º aniversário da Abraciclo, vice-governador Tadeu de Souza reforça protagonismo do Amazonas na indústria brasileira

9 horas atrás

Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Turismo com diretrizes para o setor pelos próximos 10 anos

1 dia atrás

HPS João Lúcio solicita apoio para identificar familiares de paciente internado

1 dia atrás

Abril Verde: UGPE realiza atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

1 dia atrás

Governo do Amazonas nomeia nova direção da Sedurb e da UGPE

1 dia atrás
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027
Após denúncia via 197, PC-AM apreende 328 quilos de maconha tipo skunk avaliados em R$ 6,5 milhões em Manaus
Governo do Amazonas intensifica ações sociais no mês de conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista
Cultura ribeirinha: Beiradão avança em processo de reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan
Governador Wilson Lima vistoria obras do Centro de Atenção Integral Juventude TEA, em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?