Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sejusc reúne rede proteção para formação visando a segurança de crianças e adolescentes durante o carnaval
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sejusc reúne rede proteção para formação visando a segurança de crianças e adolescentes durante o carnaval
Governo do Amazonas

Sejusc reúne rede proteção para formação visando a segurança de crianças e adolescentes durante o carnaval

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Encontro ocorreu nesta quarta-feira (29/01), no Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas

Fotos: Gabriel Machado/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), juntamente com os demais órgãos que integram a rede de proteção, promoveram uma formação visando a segurança de crianças e adolescentes durante o carnaval de Manaus, como parte da campanha “Pule, brinque e cuide”. A atividade, voltada a associações de blocos e bandas, ocorreu, na manhã desta quarta-feira (29/01), no Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, na zona sul.

Conforme a secretária executiva de Direitos das Crianças e Adolescentes da Sejusc, Rosalina Lôbo, o encontro teve como objetivo conscientizar e sensibilizar os principais atores envolvidos no carnaval, assegurando os direitos e combatendo os crimes contra o público infantojuvenil, fortalecendo, assim, a rede de proteção do Estado do Amazonas.

“O carnaval é uma manifestação incrível de cultura popular, e é uma temporada muito intensa para o povo brasileiro, para o povo amazonense. As crianças não ficam fora disso. Existem eventos específicos que são para crianças. Então, a Sejusc busca olhar para toda a proteção de direitos humanos, para que crianças não sofram violência, não sejam exploradas sexualmente e não passem por trabalho infantil”, afirmou Lôbo.

Foto: Gabriel Machado/Sejusc

Para enfrentar esses obstáculos, a secretária reforça a importância da rede de proteção. “A rede está presente aqui, e vai trabalhar levando informação para os responsáveis de bandas, blocos e escolas de samba, de como a gente pode fazer esse trabalho juntos, de mãos dadas, sem impactar a beleza do evento, do que é o carnaval, mas também garantindo todos os direitos dessas crianças e adolescentes que querem brincar”, acrescentou.

A delegada da Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, Juliana Tuma, lembra que, durante o carnaval, é comum o aumento de crimes contra a criança e o adolescente. “Esse período de festa, que era para ser um período de alegria, às vezes, a gente vê uma certa tristeza, porque as crianças e os adolescentes ficam em maiores situações de vulnerabilidade”, frisou a delegada.

De acordo com Tuma, infrações envolvendo negligências, omissões, trabalho infantil e acesso de menores de idade a conteúdos inadequados surgem como alguns dos mais recorrentes. “Nós, juntamente com a Sejusc e os outros órgãos de proteção, trabalharemos, juntos, para minimizar essas situações que ocorrem frequentemente no carnaval. Então, o objetivo, hoje, é que a gente coloque realmente o carnaval como espaço de alegria, mas sempre observando a proteção dos vulneráveis”.

Foto: Gabriel Machado/Sejusc

Associações

A União das Bandas e Blocos (UBB) foi uma das associações presentes na formação. Forlan Miranda, responsável pela banda Amigos da Avenida Aracy, analisou de forma positiva o encontro. “Na verdade, a gente pede que isso [a formação] aconteça, porque muitos integrantes de bandas não conhecem ou têm acesso a essas informações e orientações. É muito válido termos esse tipo de formação, essa reunião, para tratarmos de todas essas questões”, concluiu.

Foto: Gabriel Machado/Sejusc

O post Sejusc reúne rede proteção para formação visando a segurança de crianças e adolescentes durante o carnaval apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura trabalha na recuperação de rede de drenagem profunda
Próximo artigo Amazonas Filarmônica e Orquestra de Câmara do Amazonas ganham destaque em publicação nacional

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas abre novas inscrições para o Conselho Participativo da Microrregião de Saneamento Básico

5 horas atrás

Secretaria de Educação convoca mais 114 candidatos do PSS para atuação no interior do Amazonas

5 horas atrás

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

9 horas atrás

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

9 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

9 horas atrás

Atualização das Indicações Geográficas do Amazonas é apresentada na 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria

9 horas atrás

Sine Amazonas divulga 140 vagas de emprego para esta sexta-feira

10 horas atrás

Em três meses, cinco novos municípios do Amazonas passaram a contar com bases fixas do Corpo de Bombeiros

10 horas atrás

Amazonas sedia Encontro Nacional da Rede Cieges que reúne os Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS no Brasil

10 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (17/07)

11 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de duas pessoas desaparecidas em Manaus

11 horas atrás

Projeto Mais Vida realiza mais de 200 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

12 horas atrás

Gestão ambiental mais ágil: Ipaam realiza capacitação sobre o uso do Sislam para servidores do Idam

Sine Amazonas divulga 158 vagas de emprego para esta quinta-feira

‘Muiraquitã Muy Latino’: Espaço Muiraquitã inicia novo ciclo com festa celebrando a cultura latina

Cosama faz diagnóstico do sistema de abastecimento de água em Caapiranga para levar mais eficiência aos serviços prestados à população

Trilhas de Filmes e Séries – Uma Experiência Musical Incrível

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?