Ação marcou o encerramento da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da violência contra a mulher


Em homenagem ao Dia da Declaração Universal dos direitos humanos, a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) realizou, na quarta-feira (10/12), uma caminhada no Centro de Manaus, com objetivo orientar a população sobre os serviços e atuação do órgão na proteção e garantia de direitos humanos. A ação na avenida Eduardo Ribeiro teve início a partir da esquina com a avenida Sete de Setembro, e seguiu até a Praça do Congresso/Antônio Bittencourt.
Coordenada pela Secretaria Executiva de direitos humanos (SEDH), da SEJUSC, o evento contou com a participação de servidores e de membros da sociedade civil. Segundo a secretária da SEDH, Débora Érica, o Centro foi escolhido pelo grande fluxo de pessoas, possibilitando maior abordagem. “Comemoramos os 77 anos da Declaração Universal dos direitos humanos. A SEJUSC e todas as secretarias envolvidas realizam esse ato simbólico para reforçar que a essência dos direitos humanos é o direito de ter direitos”, pontua.

Foto: Divulgação/SEJUSC
O o representante da defensoria pública do Estado (DPE-AM), defensor público Roger Moreira, destaca que a data é um momento de reflexão e mobilização da sociedade para avançar na garantia dos direitos. “Questões como mobilidade, proteção às mulheres, inclusão da pessoa com deficiência, atenção à população em situação de rua, migrantes, povos tradicionais e comunidades quilombolas mostram o quanto ainda precisamos avançar”, afirma.

Foto: Divulgação/SEJUSC
Equipes da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca) estiveram presentes para orientar a população sobre direitos de crianças e adolescentes. Ao longo do percurso, foram feitas abordagens informativas, distribuição de materiais educativos e conversas com trabalhadores e moradores da região.
A caminhada contou com a participação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM).


Encerramento dos 21 Dias de Ativismo
A caminhada também marcou o encerramento da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da violência contra a mulher, conduzida pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM/SEJUSC). As equipes reforçaram informações sobre violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, além de divulgar os canais de denúncia.


