Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Sejusc realiza ação de conscientização sobre o envelhecimento em escola da zona leste de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Sejusc realiza ação de conscientização sobre o envelhecimento em escola da zona leste de Manaus
Gestão EstadualPolítica

Sejusc realiza ação de conscientização sobre o envelhecimento em escola da zona leste de Manaus

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Cerca de 100 estudantes do ensino médio participaram da atividade, que integra o projeto ‘EnvelheSER 60+’

FOTOS: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Cerca de 100 estudantes da 1ª série do ensino médio, da escola Estadual GM Josué Cláudio de Souza, na zona leste de Manaus, participaram da palestra “Educar para Respeitar o Envelhecer”. A atividade integra o projeto “EnvelheSER 60+”, da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC).

O bate-papo, que contou com apresentação de vídeos e dinâmicas, busca incentivar a conscientização sobre o envelhecimento nos espaços escolar, familiar e comunitário, visando uma mudança cultural, social, vivencial e comportamental entre a sociedade amazonense.

“Esse é somente um dos eixos do projeto ‘EnvelheSER 60+’, que tem como objetivo levar ações lúdicas e educativas de prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa do Amazonas. Além disso, existem outros eixos que serão trabalhados, com outras temáticas, envolvendo a comunidade de forma geral”, disse Isana Hipólito, coordenadora do projeto.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

A escolha da escola Estadual GM Josué Cláudio de Souza se deu após levantamento feito, em 2023, pela SEJUSC. De acordo com a pesquisa, o Centro de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) registrou altos índices de violência contra o idoso nas zonas leste, norte e sul. A partir disso, a secretaria criou estratégias de enfrentamento e conscientização.

“A nossa proposta é gerar uma sementinha em cada escola que a gente for, e que as unidades de ensino deem continuidade a esse serviço que nós realizamos. É importante que as escolas tenham ações voltadas para essa temática, que o idoso esteja presente dentro da educação também. Ainda neste mês, vamos visitar outras duas unidades, uma na zona norte e outra na zona sul”, concluiu a coordeandora.

Dinâmica

Ao final da palestra, alguns estudantes participaram de uma dinâmica onde tiveram os seus sentidos limitados. O objetivo era que eles vivenciassem algumas das barreiras enfrentadas, diariamente, pela pessoa idosa, como dificuldades na locomoção e na visão, por exemplo.

“Foi muito importante essa atividade, pois nós temos que aprender a respeitar os idosos. Eu tenho 15 anos, mas sofro com sensibilidade auditiva e isso me prejudica em algumas situações, então, imagina como não é para eles?”, indagou a jovem Jéssica Palheta.

FOTO: Lincoln Ferreira/SEJUSC

A estudante Laura Borges concordou com a amiga. “Achei muito interessante tudo o que aprendemos hoje. No fim das contas, não é sobre respeitar apenas os idosos, mas respeitar a todos, dentro e fora de casa”, avaliou.

O post Sejusc realiza ação de conscientização sobre o envelhecimento em escola da zona leste de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ConCidades: Governo do Amazonas aprova Regimento Interno para a 6ª Conferência Estadual das Cidades
Próximo artigo Em Maraã, PC-AM prende homem com maconha e cocaína transportadas de Japurá para Maraã

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 semanas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

2 semanas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

3 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

3 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

3 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

3 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

3 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

3 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

3 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?