Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa
Governo do Amazonas

Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Encontro será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, em Manaus

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

As políticas para a população idosa serão discutidas na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada nos dias 18 e 19 de agosto, em Manaus. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi), e traz o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.

A atividade visa chamar a atenção daqueles que querem discutir melhorias nas políticas voltadas para pessoas acima de 60 anos. O encontro será no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus.

O gerente da Secretaria Executiva dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da SEJUSC, Caio Taveira, explica que a pasta atua nos cuidados da pessoa idosa, evitando que eles possam sofrer algum tipo de violência ou violações de direitos. A secretaria conta com projetos que focam no combate à violência, na oferta de lazer, bem-estar, e no empreendedorismo.

“A gente sabe que, segundo os dados do IBGE de 2022, são 350 mil idosos em todo o Amazonas, então o Governo do Estado, com o olhar sensível do governador Wilson Lima, está procurando atender toda essa população que está em crescente e, por consequência disso, PODE sofrer um maior número de violações de direitos”, observa Taveira.

Caio explica, ainda, que o Cedpi é ligado administrativamente à SEJUSC, que atua diretamente como órgão do poder público junto ao Conselho. “O Conselho, por ser um órgão independente, tem a sua autonomia preservada pela lei e a SEJUSC, como parte da REDE de proteção, atua promovendo todo o arcabouço legal junto ao Conselho, na parte administrativa e, também, na garantia de direitos da pessoa idosa”, acrescenta o gerente.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Cedpi

A presidente do Cedpi, Lilia Albuquerque, pontua que o Conselho é uma organização que constrói e fortalece a REDE de proteção do direito da pessoa idosa no Amazonas e que, por meio dessa REDE, há o fomento de ações através das instituições, tanto governamentais e não governamentais para ampliar os cuidados para que esse público possa ter uma vida ativa, saudável, protegida, segura dentro da sua família e dentro da sociedade.

“O Conselho é paritário, metade governista e a outra metade da sociedade civil. E as políticas que acontecem se dão com as problemáticas das zonas onde eles se encontram e a parte governamental desenvolve as políticas públicas e fortalece esse envelhecimento ativo e saudável conforme a gente vem buscando”, explicou a presidente do Cedpi.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Conferência

A Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa contará com três pontos principais: o primeiro é promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável. O segundo foca em identificar desafios do envelhecimento plural no Amazonas, tanto nas práticas legais quanto nas práticas exercidas para promoção de direitos.

O terceiro ponto são as propostas de ações de equidade para a defesa, promoção e a proteção dos direitos e da Cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação e fortalecimento da REDE de Proteção e defesa dos direitos da Pessoa Idosa.

Estão previstas a presença de representantes do interior do estado, a fim de ouvir as demandas de quem reside longe da capital, focando em um plano robusto e que atenda às peculiaridades encontradas em todo o Amazonas.

O post Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus substitui tubulação e evita alagamentos na zona Oeste
Próximo artigo Quadrilhas de duelo e danças regionais são destaques na sexta noite de apresentações do Festival Folclórico do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Caics TEA fortalecem desenvolvimento escolar de crianças com autismo, por meio de acompanhamento integrado

16 horas atrás

Caics TEA fortalecem desenvolvimento escolar de crianças com autismo, por meio de acompanhamento integrado

16 horas atrás

Amazonas institui Banco de Créditos de Reserva Legal para ampliar compensação ambiental no estado

16 horas atrás

Amazonas institui Banco de Créditos de Reserva Legal para ampliar compensação ambiental no estado

16 horas atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para pessoas com deficiência participarem do lançamento do 59º Festival de Parintins

17 horas atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para pessoas com deficiência participarem do lançamento do 59º Festival de Parintins

17 horas atrás

Secretária Nayara Maksoud destaca protagonismo feminino na gestão do SUS no Amazonas em evento do Ministério da Saúde

17 horas atrás

Secretária Nayara Maksoud destaca protagonismo feminino na gestão do SUS no Amazonas em evento do Ministério da Saúde

17 horas atrás

Amazonas Meu Lar é destaque em evento voltado ao fortalecimento do setor imobiliário

17 horas atrás

Governo do Estado ativa atendimento 24 horas da Delegacia da Mulher da Zona Leste e entrega viaturas para o combate à violência de gênero

19 horas atrás

‘Allan Kardec e as Mesas Girantes’ chega ao Teatro Amazonas com duas sessões do Projeto Luzes do Espírito

19 horas atrás

As inscrições para o Papea CT&I da Fapeam terminam no dia 15 de março

20 horas atrás
Bolsa Mais Professores: Secretaria de Educação divulga resultado preliminar do processo de seleção suplementar
Amazonas inicia proteção contra vírus respiratório grave em bebês com novo imunobiológico
Secretaria de Educação mobiliza escolas para participarem da 5ª Feira Amazonense de Matemática
CNIC reúne comissários para análise de projetos culturais no Palácio Rio Negro
CNIC reúne comissários para análise de projetos culturais no Palácio Rio Negro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?