Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Sejusc e Conselho de Igualdade Racial promovem conferência para discutir ‘Reparação e Justiça Racial’ para o Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sejusc e Conselho de Igualdade Racial promovem conferência para discutir ‘Reparação e Justiça Racial’ para o Amazonas
Governo do Amazonas

Sejusc e Conselho de Igualdade Racial promovem conferência para discutir ‘Reparação e Justiça Racial’ para o Amazonas

5 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

O evento reúne sociedade civil e representantes do poder público

Fotos: Ygson França/SEJUSC

A Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e o Conselho Estadual de Políticas de promoção da igualdade Racial no Amazonas (CEPPIR) realizou, nesta segunda (11/08) a abertura da 4ª Conferência Estadual de promoção da igualdade Racial (Coepir). O objetivo é levantar propostas para políticas públicas e eleger 63 delegados que representarão o estado na 5ª Conferência Nacional de promoção da igualdade Racial, em Brasília. O evento segue até terça-feira (12/08)

Durante a abertura do evento, a secretária executiva de direitos humanos, Débora Érica, falou da importância da conferência como um local de escuta ativa. “Na conferência, nós vamos articular as diretrizes sobre as leis vigentes que estão sendo estabelecidas nesse momento. Haverá discussões, haverá escuta ativa e toda essa programação maravilhosa em parceria com o Estado do Amazonas, com a sociedade civil e com outras organizações”, ressalta.

Foto: Ygson França/SEJUSC

Ainda na mesa de abertura esteve presente o secretário nacional de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos, que ressalta a importância da conferência para reunir assuntos a serem debatidos na conferência Nacional, que vai acontecer em Brasília após um hiato de sete anos. “É fundamental no sentido de mobilizar a sociedade civil, as comunidades, as organizações sociais em torno desse debate, que é um debate da agenda nacional, que é uma agenda de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial”, pontuou.

Foto: Ygson França/SEJUSC

O evento reúne sociedade civil e representantes do poder público no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), das 8h às 17h. Ele é aberto para a população negra, comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana, povos de terreiro, povos ciganos, povos indígenas e demais organizações e participantes comprometidos com a equidade racial.

De acordo com o presidente do CEPPIR, Glaucio da Gama, a conferência parte de um lugar para debater políticas públicas que promovam a igualdade entre a sociedade brasileira.

Foto: Ygson França/SEJUSC

“Esse momento da conferência é um momento de participação popular onde os delegados do município do interior e da capital vem levantar propostas. Essa conferência vai fazer com que todos os segmentos da população negra tenham vez, voz e participem e apresente na conferência nacional as demandas do estado do Amazonas. Com as políticas nós conseguimos amenizar e enfrentar o racismo que existe na nossa sociedade”, pontua.

Antes da etapa estadual, o processo foi enriquecido por pré-conferências realizadas em municípios como Presidente Figueiredo, Parintins e São Paulo de Olivença, além da capital, Manaus. Também foram promovidas conferências livres e plenárias temáticas com a participação de diversos segmentos sociais, o que garantiu a diversidade e profundidade das propostas.

Organização

A conferência estadual está dividida em três grandes eixos temáticos: Democracia, justiça Racial e Reparação. Esses eixos nortearão a formulação de diretrizes para políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e à valorização da diversidade étnico-racial no território amazonense.

Durante a Conferência os grupos de trabalho vão elaborar e apresentar até cinco propostas de políticas públicas debatidas para a etapa nacional. Também será formada a delegação para etapa nacional, composta por 63 delegados eleitos dentre a sociedade civil e poder público, e que há pelo menos dois anos residem no Amazonas e atuam na pauta racial.

Além da SEJUSC e do CEPPIR, também colaboraram para a 4ª Coepir, a Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a ALEAM.

CEPPIR

O CEPPIR Amazonas, atualmente, é composto por 14 representantes. Ele reúne forças do poder público e da sociedade civil em um esforço conjunto para enfrentar o racismo estrutural, promover políticas de equidade e valorizar a diversidade étnico-racial presente na sociedade amazonense.

Do lado do poder público, o Conselho conta com representantes da SEJUSC, Cultura, controladoria geral do Estado (CGE-AM), defensoria pública do Estado (DPE-AM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e das secretarias de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti), assistência social (SEAS) e saúde (SES).

A sociedade civil está representada por organizações com forte atuação nos territórios e comunidades, entre elas: Associação de Matriz Africana Navezuarina do Amazonas, Instituto Cultural Afro da Amazônia, Comunidade Bet Shalom de Visão Judaico Messiânico, UNIÃO dos Povos Indígenas do Livramento do Rio Tarumã Mirim e Tarumã-açu (UPILTTA), Associação de capoeira Terreiro da Amazônia de educação, Cultura e Afro-Indígena, Associação Crioulas do Quilombo do Barranco de São Benedito e Instituto Nossa Senhora da Conceição.

O post Sejusc e Conselho de Igualdade Racial promovem conferência para discutir ‘Reparação e Justiça Racial’ para o Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Reforço na sinalização em três bairros durante fim de semana
Próximo artigo UEA apresenta 4º Congresso Internacional de Segurança

Mais notícias desta categoria

Central integrada de fiscalização inicia calendário de vistorias em bares da zona sul e centro-sul de Manaus

2 horas atrás

Sejusc disponibiliza microcrédito no Amazonas em 2025 para 589 beneficiados com mais de R$ 4,7 milhões

2 horas atrás

Iniciada construção do Habitacional Ipiranga com 96 apartamentos para famílias reassentadas no Betânia

20 horas atrás

Site de matrículas do Amazonas registra 41.743 reservas até 16/01 e segue aberto até 20/01

20 horas atrás

Governo do Amazonas reabre linhas de crédito da Afeam para apoiar pequenos negócios e produtores

20 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

23 horas atrás

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

23 horas atrás

Governo do Amazonas vistoria obras da estrada do Membeca e inaugura iluminação de LED em Caapiranga

23 horas atrás

Processo seletivo Pecit da Polícia Militar do Amazonas abre 44 vagas para creches em Manaus até 21 de janeiro

24 horas atrás

Ganhador do sorteio da Nota Fiscal Amazonense recebe R$ 50 mil e anuncia doação ao Gacc para apoiar crianças

24 horas atrás

Campeonato Amazonense terá jogos no Ismael Benigno e Carlos Zamith e Vila Olímpica oferece atividades comunitárias no fim de semana

24 horas atrás

Capacitação apresenta protocolo Não é Não para eventos de Carnaval no Amazonas

24 horas atrás
Doação de órgãos no Amazonas gera três transplantes e captação de córneas em 14/01/2026
Processo seletivo Ensino Médio Técnico 2026 amplia oferta com 322 vagas na Fundação Matias Machline em Manaus
Sema realiza 19ª reuniões dos conselhos na Resex Canutama para fortalecer gestão participativa e aprovar projetos para 2026
Programa Bombeiro Mirim abre 900 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos no Amazonas
Hospital Dr. João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de Fábio Pinheiro, 75 anos, internado após queda
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?