Governo do Amazonas e SSP-AM apontam redução de indicadores criminais em 2025 após investimentos em tecnologia e efetivo.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apresentou nesta sexta-feira(09/01) balanço das ações de 2025 que registraram reduções nos índices de homicídios e feminicídios, queda nos crimes contra o patrimônio e aumento nas apreensões de drogas. Segundo a SSP-AM, os resultados são consequência de investimentos em tecnologia, modernização de equipamentos e ampliação do efetivo, dentro do programa Amazonas Mais Seguro.
Quedas em homicídios e feminicídios
Em 2025, todos os meses registraram redução no número de homicídios, totalizando 350 ocorrências a menos, o que representa queda de 33% no estado. Com isso, o Amazonas atingiu a menor taxa de homicídios dos últimos 19 anos, de 16,38 para cada 100 mil habitantes. Manaus registrou a menor taxa dos últimos 25 anos, de 16,10 para cada 100 mil habitantes.
Os crimes de feminicídio reduziram 31% em todo o estado e 47% em Manaus. Os casos de latrocínio caíram 23% no Amazonas. As autoridades atribuem essas quedas à atuação integrada das forças de segurança e ao uso de tecnologia, como equipamento conhecido como Paredão com leitura de placas e reconhecimento facial.
“Esses números refletem um grande investimento que foi feito pelo governo do estado, quando o governador Wilson Lima destacou o programa Amazonas Seguro, onde previu realização de concurso público. Então, nós termos profissionais capacitados gerou resultado prático para a população. Eu não tenho dúvidas que a população está sentindo tranquilidade no dia a dia, vendo viaturas, policiais nas ruas, delegacias”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida.
Apoio operacional e medidas de proteção
O delegado-geral adjunto da polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, destacou o avanço das ações da instituição, conforme resultado da atuação conjunta das forças de segurança, do investimento em tecnologia e do efetivo. “Foram mais de 12 mil medidas de proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade, tanto na capital quanto no interior. A gente tem apostado em um trabalho conjunto com a polícia Militar, fizemos recordes de cumprimentos de mandados de prisão e a gente não poderia conseguir isso sem a tecnologia e o pessoal”, disse o delegado.
Redução nos crimes contra o patrimônio
Os crimes contra o patrimônio também registraram quedas. Os roubos a coletivos caíram de 892 casos em 2024 para 353 em 2025, baixa de 60%. Os roubos às rotas tiveram queda de 98,4%. Os roubos de celulares recuaram de 22.825 aparelhos em 2024 para 15.592 em 2025, redução de 32%.
Outros indicadores contra o patrimônio apresentaram retrações: roubos a residência (-34%), a veículos (-31%), a pedestres (-31%) e ao comércio (-28%). As autoridades destacaram que o emprego de novas viaturas e tecnologia contribuiu para esses resultados.
Recorde em apreensão de drogas e armas
Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança apreenderam 46,6 toneladas de entorpecentes, superando em mais de três toneladas o total de 2024, quando foram registradas 43,2 toneladas. O comandante-geral da polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, ressaltou que os investimentos em viaturas, equipamentos, tecnologia e infraestrutura deram melhores condições de trabalho aos policiais e ampliaram a presença da PM nas ruas.
“A polícia Militar tem contribuição nesses números, principalmente ao policiamento preventivo, prisões e retiradas de infratores das ruas. Isso é fruto diretamente dos investimentos do governo do estado através de estrutura de viaturas novas, motocicletas, equipamentos, tecnologia que apoiam os policiais nas áreas de serviços”, afirmou o comandante.
Além das drogas, o estado aumentou as apreensões de armas em relação a 2024: foram apreendidas 1.606 armas de fogo e 21,5 mil munições. O cumprimento de mandados de prisão cresceu 18% em 2025 em comparação a 2024.
Investimentos e incorporação de efetivo
Desde 2019, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 1,16 bilhão na Segurança Pública. Os recursos financiaram aquisição de lanchas blindadas, bases fluviais, armamentos, novas viaturas e equipamentos tecnológicos, incluindo câmeras do Paredão com leitura de placas e reconhecimento facial. Em 2025, essas tecnologias também foram incorporadas às novas viaturas da polícia Civil e da polícia Militar.
No mesmo ano, o estado convocou 3,7 mil novos servidores aprovados em concurso público para integrar as Forças de Segurança. Os novos profissionais reforçam o policiamento na capital e em 40 municípios do interior.
Assuntos nesse artigo:
#segurança, #amazonas, #SSP-am, #amazonasmaisseguro, #homicidios, #feminicidios, #crimescontrapatrimonio, #roubos, #roubosacoletivos, #roubosrotas, #roubosdecelular, #roubosaresidencia, #rouboveiculos, #roubospedestres, #rouboscomercio, #apreensao, #drogas, #policiamilitar, #policiacivil, #concursopublico


