Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Segundo mutirão de inserção de DIU da maternidade Moura Tapajóz atendeu a mais de 70 mulheres neste sábado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Segundo mutirão de inserção de DIU da maternidade Moura Tapajóz atendeu a mais de 70 mulheres neste sábado
Prefeitura de Manaus

Segundo mutirão de inserção de DIU da maternidade Moura Tapajóz atendeu a mais de 70 mulheres neste sábado

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 19 de março de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

 

A maternidade Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, realizou neste sábado, 19/3, mais de 70 procedimentos no segundo mutirão para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). Considerado um dos mais seguros métodos contraceptivos, tem 99,3% de eficácia comprovada. A colocação do dispositivo faz parte do programa de planejamento familiar oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


 

 

Na rede municipal de saúde, além da Moura Tapajóz, outras oito unidades da Semsa, distribuídas em todas as zonas da cidade, fazem a inserção do DIU. Os outros, que são métodos cirúrgicos para evitar a gravidez, são a laqueadura tubária, popularmente conhecida como ligação das trompas, e a vasectomia, procedimentos para o público masculino, são realizados apenas na maternidade municipal.

 

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou o mutirão na manhã deste sábado, na Moura Tapajóz. “No primeiro mutirão, há 15 dias, foram atendidas 50 mulheres. Hoje, com ajustes no planejamento, conseguimos atender a mais de 70 pacientes que optaram por este método de contracepção. É com muita satisfação que a gente recebe essas pacientes aqui, para mais um serviço ofertado pela Prefeitura de Manaus”, disse.

 

A diretora da maternidade Moura Tapajóz, enfermeira Núbia Cruz, explicou que o acesso ao programa é fácil. “Nosso programa de planejamento reprodutivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e é de livre demanda, não sendo necessário agendamento. Basta vir à maternidade e pedir para ser atendida pela equipe do programa”, orientou.

 

A industriária Cleisiane Martins passou pelo procedimento no mutirão deste sábado. Ela contou que esta foi a segunda vez que optou pelo dispositivo. “Coloquei o DIU e só tirei três anos depois porque queria engravidar. Tive a minha filha, que está com três meses. Fiz o procedimento e aqui na Moura te dão toda assistência, fiz os exames, tudo certinho, foi super tranquilo. Com certeza, é o melhor método”, afirmou.

 

DIU

 

O ginecologista Pablo Túlio, da equipe do programa de Planejamento Familiar da maternidade Moura Tapajóz, participou do mutirão, destacando que o DIU pode ser considerado o melhor método, porque após a inserção, a preocupação é fazer o controle semestral. Mas lembrou que os cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) devem ser mantidos. “O DIU não vai impedir que a mulher contraia essas doenças. É preciso não deixar de usar os preservativos, seja masculino ou feminino”, alertou.

 

O médico assegurou que o programa de planejamento familiar da prefeitura é o melhor programa do Estado. Segundo ele, na Moura Tapajóz são realizadas em torno de 30 inserções de DIU por semana, além de seis laqueaduras no mesmo período, o que representa cerca de 120 por mês. Além disso, em média 30 laqueaduras e 16 vasectomias por mês. “Eu sempre digo, o programa de planejamento familiar da Moura é o melhor e mais completo do Amazonas, isso eu posso afirmar”, finalizou Pablo Túlio.

 

— — —

 

Fotos – Camila Batista / Semsa

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzGnaT

The post Segundo mutirão de inserção de DIU da maternidade Moura Tapajóz atendeu a mais de 70 mulheres neste sábado appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Último dia das Municipíadas é marcado por emoção e superação dos estudantes da Prefeitura de Manaus

Por Redação Informe Digital
18 de junho de 2025
Manaus

PMM realiza manutenção em rede de drenagem profunda na avenida Solimões

Por Redação Informe Digital
18 de junho de 2025

Obra emergencial para recuperar drenagem no bairro São Jorge

Por Redação Informe Digital
18 de junho de 2025
Manaus

David destaca liberação de alças do Complexo viário Rei Pelé

Por Redação Informe Digital
18 de junho de 2025

Tancredo Neves ganha cara nova com mutirão da prefeitura

Por Redação Informe Digital
18 de junho de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida lidera lançamento histórico do Plano de Integridade e 1º Código de Ética da Prefeitura de Manaus

Por Redação Informe Digital
18 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?