Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Sedecti promove Café Científico da SNCT para debater Planeta Água e desafios na Amazônia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Sedecti promove Café Científico da SNCT para debater Planeta Água e desafios na Amazônia
Governo do Amazonas

Sedecti promove Café Científico da SNCT para debater Planeta Água e desafios na Amazônia

20 minutos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento reúne instituições científicas, acadêmicas e governamentais para discutir água e políticas públicas.

A Secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta terça-feira (25/11), o Café Científico integrado à 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema Planeta Água – Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território. O encontro ocorreu no auditório da escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) e reuniu representantes de instituições científicas, acadêmicas e governamentais.

Condução e objetivo do encontro

Representando o secretário Serafim Corrêa, o secretário-executivo da Sedecti, Jeibi Medeiros, conduziu a programação, dando continuidade às ações institucionais preparadas para a SNCT. Segundo Jeibi Medeiros, “No Café Científico, debatemos ações que possam nos auxiliar nesse grande tema que é a água. Ouvimos instituições, seus trabalhos, desafios e possíveis soluções. Ficamos muito felizes com essa construção coletiva, sempre articulando e trazendo inovações para o Amazonas”.

A programação foi organizada para estimular reflexões e propostas diante dos desafios climáticos e ambientais que afetam diretamente as populações amazônicas. Entre as atividades, destacaram-se: Rodada de Conversa; Projeções para 2026; construção colaborativa de caminhos para enfrentar demandas das regiões mais afastadas; Apresentação de Ações e Políticas Públicas.

Posições de instituições e pesquisadores

O Coordenador-Geral de Pesquisa, capacitação e Extensão (CGPE) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Jorge Porto, destacou a relevância do tema para a humanidade e para a Amazônia. Segundo Jorge Porto, “A discussão sobre a água é essencial porque ela está no centro dos desafios que impactam a humanidade. Temos uma responsabilidade enorme, considerando o papel que a Amazônia exerce no equilíbrio climático global”.

A chefe do departamento de Acompanhamento e Avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Ana Cláudia Maquiné, afirmou que o tema integra prioridades estratégicas do governo estadual e que ações de ciência e tecnologia promovem integração entre instituições: “O tema da água é prioritário dentro do Plano Plurianual do Estado e orienta nossas ações de fomento. Trabalhamos esse e outros temas em parceria com diversas instituições, sempre buscando fortalecer a pesquisa no Amazonas”.

O diretor-presidente da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), Nilton Makaxi, ressaltou a importância da participação indígena: “É fundamental incluir os povos indígenas nesses debates, garantindo que a governança seja construída junto, com representatividade. Temos dialogado com a Sedecti para ampliar essa participação”.

Participantes e articulações

Estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), do Instituto Witoto e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), evidenciando a diversidade de olhares e áreas envolvidas no debate.

O encontro integrou apresentações institucionais, troca de experiências e discussões voltadas a propostas práticas para políticas públicas e ações de pesquisa, fomento e governança sobre a água na região amazônica.

Assuntos nesse artigo:

#sedecti, #cafecientifico, #planetaagua, #snct, #semananacionaldecienciaetecnologia, #estuea, #universidadedoestadedoamazonas, #INPA, #jorgeporto, #fapeam, #anaclaudiamaquine, #fepiam, #niltonmakaxi, #UFAM, #cetam, #sbpc, #afeam, #institutowitoto, #sebrae, #amazonia

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Mostra Cinema e Direitos Humanos leva programação sobre emergência climática a Manaus entre 26 e 29 de novembro
Próximo artigo Prefeitura de Manaus entrega 400 registros e avança na regularização fundiária no Santa Luzia

Mais notícias desta categoria

Delegação amazonense conquista 35 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2025 e registra oito recordes escolares

15 minutos atrás

Mostra Cinema e Direitos Humanos leva programação sobre emergência climática a Manaus entre 26 e 29 de novembro

1 hora atrás

FVS-RCP lança episódio do Podcrest sobre saúde do trabalhador e participação popular na vigilância

2 horas atrás

Feira técnico-científica reúne 51 projetos do Programa Ciência na Escola em Parintins nesta sexta-feira 28/11

2 horas atrás

Governo do Amazonas inaugura Espaço Aurora na DECCM Centro-Sul e lança guia de segurança para mulheres

3 horas atrás

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes registra 2,35 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025 e supera pico de 2019

3 horas atrás

Detran-AM abre inscrições para 460 vagas em cursos detran-am gratuitos de trânsito e formação em dezembro

4 horas atrás

Beneficiária do Nota Fiscal Amazonense ganha prêmio no 100º sorteio e dará entrada na casa própria

5 horas atrás

Secretário do Amazonas participa de reunião no Planalto para ampliar exportações do Amazonas e atrair investimentos

6 horas atrás

SSP-AM e UEA promovem 1º Fórum Amazonense de Prova Pericial em Manaus nos dias 27 e 28 de novembro

19 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de Rita Mylena de Araújo Bezerra e pede informações sobre desaparecimento em Manaus

22 horas atrás

Mutirão oftalmológico no Amazonas começa em 24/11 no Centro de Convenções com meta de 12.563 atendimentos até dezembro

23 horas atrás
Operação Natal Mais Seguro intensifica blitzes em Manaus e rodovias da região metropolitana para reduzir acidentes
Amazonas realiza etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho
Manaus recebe etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho para discutir trabalho decente e propostas
Apoiado pelo Governo do Amazonas, Manaus recebe pela primeira vez o Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira
Manaus recebe 13º Congresso Hegel sobre natureza e cultura na era do antropoceno com apoio da Fapeam
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?