Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sedecti participa do lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora, em Brasília
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Sedecti participa do lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora, em Brasília
Gestão Estadual

Sedecti participa do lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora, em Brasília

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Política tem como objetivo facilitar a inserção das empresas no mercado internacional

Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, o titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, participou, hoje (04/09) do lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), que tem como objetivo facilitar a inserção das empresas no mercado internacional, com destaque para os pequenos negócios. O evento ocorreu no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), dirigido pelo ministro Geraldo Alckmin, em Brasília.

O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, explicou que esta política vai beneficiar o Amazonas em muitas questões, com o intuito de impulsionar o comércio exterior e alavancar a participação das empresas neste mercado.

“Hoje nós temos gargalos de logística e eles só serão superados se o Amazonas estiver integrado à cultura exportadora, porque com isso você traz o apoio do governo federal para superar problemas, como, por exemplo, o alfandegamento do Porto de Tabatinga e a melhoria das condições da BR-174, que nos permite chegar à Venezuela e Guiana, que são corredores naturais de exportação”, destacou Corrêa.

Segundo Alckmin, há um grande esforço para reduzir a burocracia e facilitar também o comércio intrarregional, que é o alvo de grande parte das empresas exportadoras. “O mundo é globalizado, mas no comércio ele é intrarregional. No Canadá, nos Estados Unidos e no México, 50% do comércio é entre eles. Na UNIÃO Europeia, 60% do comércio é entre eles só, 27 países. Na América Latina, esse percentual é de 26%. Nós temos que reconquistar os vizinhos da América Latina. E é para onde a gente vende produtos de valor agregado: carro, caminhão, eletrodoméstico. Então, faremos um esforço aqui na nossa região, no sentido de conseguir fazer um comércio ainda mais forte”, declarou o ministro.

Serafim explicou que a Sedecti fará reuniões com as empresas interessadas e em seguida será feita a integração entre MDIC e as empresas que queiram exportar, inclusive aquelas que já exportam, visando aumentar a exportação do Amazonas.

“A partir desta reunião nós vamos ter um pacto entre os estados e o governo federal. Depois caberá a nós fazermos a integração das empresas com a MDIC, para poderem usufruir das vantagens de serem exportadoras”, explicou.

A Política Nacional

Instituída pelo decreto nº 11.593, de julho de 2023, a Política Nacional de Cultura Exportadora busca aprimorar as políticas públicas relacionadas ao comércio exterior, fortalecendo programas, projetos e ações inclusivas que facilitem a inserção das empresas no mercado internacional. A política também proporcionará maior coordenação entre órgãos envolvidos na promoção do comércio exterior e apoiará o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.


Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasGoverno do Estado do AmazonasSEPLANCTITabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Equipe da Corregedoria-Geral de Justiça acompanha a entrega de títulos registrados em Apuí, no interior do Amazonas
Próximo artigo Em agosto, Corpo de Bombeiros combateu mais de 200 incêndios na capital

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

2 dias atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

2 dias atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

2 dias atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

2 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

3 dias atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

3 dias atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

3 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

3 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

3 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

3 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

4 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

4 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?