Foto: Ramon Arcanjo/SedectiO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), participou da reinauguração do Balcão do Agronegócio, ocorrida na segunda-feira (13/06). O projeto é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) e visa apoiar produtores rurais.
Há 1 hora
Por Agência Amazonas
Espaço do Sebrae Amazonas presta serviços de apoio a produtores rurais e está localizado no Centro, zona sul
“O foco do Balcão é atender, principalmente, ao pequeno produtor. A ideia é facilitar a eles o acesso ao crédito, projetos e financiamento. Muitos produtores não têm condições de criar projetos. Por meio do espaço, eles vão ter suporte. A Sedecti apoia a iniciativa e os empreendedores rurais”, disse Ribeiro.
O chefe do Departamento de Diversificação Econômica (DDE), José Sandro Ribeiro, participou da cerimônia representando o titular da Sedecti, Angelus Figueira. Segundo ele, o Governo do Amazonas está empenhado em prestar, cada vez mais, suporte aos trabalhadores rurais.
Foto: Ramon Arcanjo/SedectiInteriorização
“Apoiar as diversas demandas do produtor rural e ter um olhar mais sensível para a cadeia produtiva e a comercialização da safra. É como buscamos trabalhar. Não teria lugar melhor para nos instalarmos do que na Manaus Moderna. É onde a comunidade da produção rural desembarca de todo interior do Amazonas”, comentou Muni.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Muni Lourenço, o projeto foi criado há 27 anos. Desde então, age como um meio de orientação técnica para produtores rurais, sejam pessoas físicas, micro ou macro empresas.
“O Balcão se propõe a atuar como ponte entre o produtor e o comércio local. A interiorização é uma de nossas prioridades no Sebrae. Também inauguramos outras instalações em municípios como Itacoatiara e Manacapuru, e planejamos oferecer unidades Santa Isabel do Rio Negro, Presidente Figueiredo e Coari”, finalizou Muni.
Lourenço explicou que, além de orientações técnicas importantes para projetos e financiamento, o espaço proporciona aos produtores acesso a documentos como Cartão do Produtor Primário e Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR).
A superintendente do Sebrae/AM, Lamisse Cavalcanti, justificou a comenda e falou sobre a importância dos pequenos agricultores para a instituição.
Homenagem
Durante a cerimônia, foram homenageados dois produtores rurais cujas atuações na área rural ganharam destaque no estado. Agora aposentados, cada um dos trabalhadores ganhou uma placa de honra, como forma simbólica de reverenciar a dedicação que tiveram ao longo dos anos.
O Analista de Negócios do Sebrae/AM, Ramir Zurra, é um dos integrantes do ambiente, e comenta que, com a reforma, a qualidade no atendimento ao público vai melhorar.
“Ao homenagear os produtores, também condecoramos o setor primário. Este que é prioritário em âmbito regional e nacional, uma vez que, há anos, sustenta a economia do país. Aqui, o agronegócio conecta, inova, expande e gera valor. Quanto mais autônomo for o cliente, mais valioso ele é para o Sebrae, por que é quem mais precisa de apoio para crescer e se desenvolver”, garantiu a superintendente.
A unidade do Balcão do Agronegócio está localizada próximo à Feira Manaus Moderna, na Rua Barão de São Domingos, 125, bairro Centro, zona sul.
“Temos a certeza de que todos serão bem atendidos. Dessa forma, poderão transferir o conhecimento adquirido para a sua atividade agrícola e torná-la constante, evitando que pratiquem o êxodo rural, que é deixar suas terras em busca de outra instalação”.