Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sedecti estimula o crescimento econômico da pitaya no Brasil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Sedecti estimula o crescimento econômico da pitaya no Brasil
Gestão Estadual

Sedecti estimula o crescimento econômico da pitaya no Brasil

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Em reunião foram discutidas soluções para o crescimento econômico da fruta exótica em todo Amazonas, como agregar mais produtores e trabalhar com o congelamento

Em reunião realizada nesta terça-feira (06/02), entre o titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, e o maior produtor de pitaya do Brasil, o proprietário do Toca da Pitaya, Cleber Medeiros, foram discutidas as soluções para o crescimento econômico da fruta exótica em todo Amazonas, como agregar mais produtores e trabalhar com o congelamento da fruta.

“A determinação do governador Wilson Lima é diversificarmos as nossas matrizes econômicas e aqui estamos diante do maior produtor de pitaya do Brasil, isso coloca o Amazonas também como maior produtor. Vamos continuar apoiando e incentivando a produção da fruta em todo o estado ao longo de 2024”, destaca Serafim Corrêa.

De acordo com o proprietário do Toca da Pitaya, Cleber Medeiros, a ideia é agregar mais produtores e congelar a pitaya para que, em 2025, o estado tenha pitaya congelada para ser distribuída tanto na capital quanto em outros estados do Brasil.

“A Sedecti sempre esteve presente no fomento do plantio de pitaya em Manaus. Acredito que o secretário Serafim Corrêa, com o grande conhecimento que possui sobre as necessidades do povo amazonense, vai abraçar essa ideia junto com o governador Wilson Lima. Precisamos começar a produzir mais, pois Manaus tem bastante potencial”, afirma Medeiros.

Mercado

O produtor do Amazonas, Cléber Medeiros, é consolidado como maior produtor do Brasil, conforme estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele contabiliza mais de 120 mil árvores de pitaya. Em média 15 toneladas semanais da fruta são produzidas no Toca de Pitaya

“Hoje nós angariamos a produção de todos os produtores rurais, no âmbito da agricultura familiar, que estão inseridos nos projetos, por exemplo, de Rio Preto da Eva, Manacapuru e outros municípios. Nós captamos a pitaya, vendemos para o uso na merenda escolar e para os supermercados”, explica.

Sustentabilidade

Segundo Cleber, a pitaya é reaproveitada desde a polpa aos galhos. Dos galhos, por exemplo, PODE gerar alimento para animais, e dos seus talos mais tenros, PODE-se cozinhar como um legume com alto valor proteico. “Sua flor, com muitas vitaminas, PODE ser consumida como salada. Também da flor, as abelhas extraem o néctar e o pólen para produzir o mel.”

Fotos: Bruno Leão/ Sedecti e arquivo SECOM

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): Rebeca Mota (92 98433-6251)


Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasGoverno do Estado do AmazonasManacapuruManausRio Preto da EvaSEPLANCTI
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Portal TRT11 – Confira como ficam as audiências e o expediente nas unidades do TRT-11 em Manaus de 7 a 9 de fevereiro
Próximo artigo Sedecti estreita relações com o Comando Militar da Amazônia

Mais notícias desta categoria

JEBs 2025: Resultados do Amazonas Impressionam

14 horas atrás

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

17 horas atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

20 horas atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

1 dia atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

2 dias atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

2 dias atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

2 dias atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

2 dias atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

2 dias atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

3 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

3 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

3 dias atrás
Natal 2025 em Manaus: Novidades Imperdíveis
Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais
Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30
Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?