FOTO: Divulgação/SedectiA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) está compondo, a convite, ao longo de toda esta semana, a comitiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que realiza uma série de visitas técnicas a entidades empresariais e hubs de inovação, em diversas áreas de atuação, com propósito de conhecer de perto o ecossistema de inovação de Florianópolis (SC), Joinville (SC) e Curitiba (PR).
Há 16 minutos
Por Agência Amazonas
Iniciativa visa conhecer de perto como cidades desenvolveram sua economia, contando com uma forte base em inovação e tecnologia
Toda a programação é coordenada pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, que também é acompanhado de uma equipe técnica da autarquia.
O titular da Sedecti, Jório Veiga, e o chefe do Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação (DTI) da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti, Leonardo Silva, fazem parte da comitiva.
Jório Veiga assinala que a experiência com a missão pode contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico envolvendo uma gama de setores.
As visitas tiveram início na segunda (21/03) e seguem até sexta-feira (25/03). A iniciativa tem como objetivo conhecer de perto como essas cidades desenvolveram sua economia, contando com uma forte base em inovação. A experiência deve ajudar o Amazonas, por meio dos conhecimentos adquiridos na viagem, no sentido de poder fortalecer seu próprio ecossistema de inovação.
Visitas
Na trilha das instituições visitadas em Florianópolis esteve a Sapiens Park, ambiente que abriga empresas de tecnologia e inovação. Lá foram visitados o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, referência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na criação de soluções para processos e produtos industriais inteligentes e eficientes. A Fundação Certi, instituição de base tecnológica pioneira na promoção do ecossistema e ambientes de inovação no Brasil, também foi uma das visitadas.
“Esse tipo de experiência com essas visitas vem nos proporcionar aprendizados que poderemos levar para o Amazonas. A ideia é entender as soluções adotadas aqui e, a partir daí, tentar construir um ambiente forte de tecnologia e inovação para o Amazonas, aliando iniciativas que envolvam os setores da indústria, startups, da bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), entre outros setores que venham a impulsionar a economia do estado”, avalia o titular da Sedecti.
A empresa Intelbras, que também possui unidade em Manaus, fez parte da programação de visitas da comitiva, assim como também da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
No roteiro também foi visitada a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) que é a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina, com mais de 1.200 associados nos 13 polos de inovação e tecnologia naquele estado.
“A visita técnica para conhecer o ecossistema de inovação do Sul do País, em especial os de Florianópolis, Joinville e Curitiba, que são reconhecidos pelo seu nível de maturidade tecnológica e sua contribuição para a economia local e nacional, serve para analisar as diversas formas de se criar e fortalecer o ecossistema do Amazonas”, aponta Silva.
Para o chefe do DTI da Sedecti, Leonardo Silva, as visitas técnicas ao polo de inovação e tecnologia do Sul do país são importantes porque a região é reconhecida pelo seu nível de maturidade tecnológica.
FOTOS: Divulgação/SedectiAs visitas da comitiva continuam com a programação até sexta-feira (25/03).
Na avaliação de Leonardo, “o ecossistema deve levar em consideração as vocações locais como vetor de desenvolvimento econômico e social, tendo como base, a ciência, a tecnologia e a inovação como mecanismos de agregação de valor para transformar pesquisa em nota fiscal e impacto social”.