Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Secretário da Sepec-ME visita Ifam durante workshop promovido pela Suframa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Secretário da Sepec-ME visita Ifam durante workshop promovido pela Suframa
Amazonas

Secretário da Sepec-ME visita Ifam durante workshop promovido pela Suframa

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Suframa promoveu nesta terça-feira (6), na sala de laboratório de informática do Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), o “Workshop de Tecnologia da lnformação e Comunicação com foco em Programação”. Realizada em parceria com o Wernher Von Braun e os desenvolvedores do “Projeto Manna”, a atividade foi direcionada a aproximadamente 40 estudantes finalistas do ensino médio – selecionados por escolas públicas participantes do projeto “Suframa nas escolas” – e também fez parte da programação da última reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa, que ocorre nesta quarta-feira (7) no auditório da Autarquia.

                                                                                                                                                                      

Por isso, os estudantes receberam a visita da comitiva dos conselheiros, liderados pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin e o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da economia (Sepec-ME), Alexandre Ywata. A comitiva foi recebida pelo diretor-geral do IFAM, Nivaldo Rodrigues.

                                                       

Na primeira parte do workshop, o gerente de Inovação do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun, Rafael Vidal Aroca, ministrou uma Oficina prática Internet das Coisas, conduzida com kit didático conforme metodologia do instituto. Na primeira parte, Aroca ministrou noções de programação para controlar dispositivos pela internet. “Primeiro, vamos tentar usar um aplicativo de celular para manejar sensores de umidade e temperatura. A ideia é depois controlar artefatos como lâmpadas e ventiladores, por exemplo”, explicou.

Em seguida, representantes do Projeto Manna, Wuigor Bine Bianca Moggio, apresentaram a oficina “Academia de Internet dos Drones”. Denominado “mannaIod”, trata-se de um projeto destinado a disseminação e popularização da Internet dos Drones (IoD) em diferentes ambientes – urbanos, rurais e educacionais. Foram explicados aos estudantes mais recentes aplicações de drones, como na agricultura de precisão e delivery (entrega) de mercadorias, nos quais os drones são controlados e interligados por sistemas autônomos, incluindo dispositivos de IoT.

“Além dos conceitos de tecnologia 5G e Internet das Coisas, os estudantes também ouviram dicas sobre a atuação no mercado de trabalho tecnológico e a importância do conhecimento desses temas para estar incluso digitalmente na sociedade”, resumiu o superintendente Algacir Polsin.

‘escolas’
Além de alunos do CMDI, participaram do workshop estudantes escolhidos por escolas aderentes ao projeto “Suframa nas escolas”: Ceti Gilberto Mestrinho, escola Estadual Ruy Araújo, escola Estadual Senador Petrônio Portella, Ceti Áurea Braga, escola Estadual Dr. Isaac Sverner, escola Estadual José Lindoso, Ceti Zilda Arns, Instituto de educação do Amazonas, escola Estadual Josué Cláudio de Souza.

Pelo Suframa nas escolas, os finalistas do ensino médio recebem palestras com noções fundamentais sobre o modelo Zona Franca de Manaus e a atuação da Autarquia na Amazônia Ocidental e Amapá.

Tags:EconomiaManausPIMPólo Industrial de ManausSuframaSuperintendência da Zona Franca de ManausZFM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PGE-AM encerra terceira etapa do concurso para procurador do Estado
Próximo artigo Procon-AM intensifica fiscalização em postos de combustíveis

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás
Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência
Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM
Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?