Visita faz parte de um esforço conjunto para aprimorar o conhecimento sobre a atuação das polícias do país. Foto: Erlon Rodrigues/PC-AMO secretário nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Tadeu Alencar, esteve, nesta sexta-feira (10/10), na sede da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), onde conheceu a atuação da instituição no combate à criminalidade. O delegado-geral da Polícia Civil de Roraima, Eduardo Wayner, também participou do encontro.
Na ocasião, ambos foram recebidos pelos delegados-geral e adjunto da PC-AM, Bruno Fraga e Guilherme Torres; delegado Juan Valério, coordenador da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM); delegado Denis Pinho, diretor do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ) e demais policiais civis.
Foto: Erlon Rodrigues/PC-AMDurante a visita, foi apresentada ao secretário a atuação da Polícia Civil em todo o estado do Amazonas, com destaque para as operações que apreenderam grande quantidade de substâncias entorpecentes e causaram prejuízo significativo aos narcotraficantes.
Também foi ressaltada as principais rotas fluviais do tráfico de drogas, entre elas a Tríplice Fronteira (Brasil, Peru e Colômbia), onde a Polícia Civil atua fortemente em conjunto com as demais Forças de Segurança do Amazonas no combate às organizações criminosas.
O secretário relatou que essa visita faz parte de um esforço conjunto para aprimorar o conhecimento sobre a atuação das polícias do país.
“Temos tido diálogos muito bons com os secretários de segurança e com os chefes de polícia dos estados. Gostaria de cumprimentar os policiais civis do Amazonas que tem um enfrentamento muito difícil, tendo em vista a realidade distinta, mas que conseguem enfrentar com afinco o crime organizado”, pontuou Tadeu Alencar.
O delegado-geral Bruno Fraga, agradeceu a visita do secretário nacional e aproveitou a oportunidade para mostrar a estrutura dos principais departamentos da instituição.
“Nossos policiais trabalham empenhados, na linha de frente contra a criminalidade, mesmo com todos os desafios territoriais, seja nos rios ou nas matas, todos estão de prontidão sempre prontos para o combate”, salientou Fraga.
Foto: Erlon Rodrigues/PC-AMAinda durante a visita, Alencar e Eduardo Wayner foram até a sede da Core-AM, conhecer as instalações.
O delegado Juan Valério, coordenador do grupo tático, comentou que a equipe é altamente treinada e que todos são formados em cursos de operações policiais nas mais variadas unidades do país.
“Todo esse conhecimento adquirido é aplicado aqui no Estado, principalmente na região da tríplice fronteira. Fazemos papel de polícia judiciária, mas também acabamos tendo que ter treinamento específico em áreas de mata, rios e com embarcações, pois às vezes ficamos dias, semanas e até meses em missões”, disse Juan.