Há 20 minutos
Por Vinicius Paes
Durante o evento foi apresentado aos participantes o artigo “A Avaliação de Verificação da Aprendizagem no Amazonas: Desafios e Possibilidades”
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) participa, até esta sexta-feira (1º/09), da 12ª Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).
Na ocasião, durante sua apresentação realizada na quinta-feira (31/08), o diretor do Deppe, professor Eriberto Façanha, apresentou aos especialistas, gestores, professores e estudiosos presentes, o artigo “A Avaliação de Verificação da Aprendizagem no Amazonas: Desafios e Possibilidades”.
A Avaliação de Verificação da Aprendizagem (Avam) é aplicada pela Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desenvolvimento (Gaade/Deppe), com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes e produzir um painel da educação do estado, ferramenta fundamental na elaboração de políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino.
“Apresentamos a nossa Avam aos colegas aqui presentes. O projeto iniciou durante a pandemia e foi uma importante ferramenta que possibilitou desenvolver planos de intervenções que a secretaria vem realizando em relação a recomposição de aprendizagem mostrando as ações positivas em função da recuperação e da recuperação da aprendizagem dos alunos”, explicou Eriberto.
Dentre os principais objetivos do artigo estão a apresentação do que é a Avam, inserindo-a numa discussão nacional sobre a temática da avaliação, além de demonstrar a importância dos resultados dessa avaliação para a elaboração de políticas educacionais e planos de intervenção.
Sobre a reunião
O encontro, que também comemora os 20 anos de trajetória da Abave, conta com especialistas, gestores, professores e estudiosos da avaliação. Durante o evento, os participantes integram a programação que inclui minicursos e mesas de debate sobre os temas centrais da agenda educacional brasileira.
A Reunião é realizada em parceria com a Associação Parceiros da Educação, CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF), Cesgranrio, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Vunesp, Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura, Instituto Península, Instituto Unibanco, Itaú Educação e Trabalho, Itaú Social e Movimento Profissão Docente.