Há 8 minutos
A escola sustentável foi apresentada durante os três dias de evento, que une tecnologia, bioeconomia e inovação
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar encerra, nesta quinta-feira (30/11), a participação na ExpoAmazônia BIO&TIC 2023, onde apresentou o projeto “Escola da Floresta – Práticas Sustentáveis”. A programação, que teve início na terça-feira (28/11), será encerrada hoje, às 20h, no Centro de Convenções do Studio 5, zona sul de Manaus.
O projeto prioritário “Escola da Floresta” integra o programa “Educa+Amazonas”, lançado no ano de 2021, pelo governador Wilson Lima, e tem o objetivo de implementar, na rede estadual, o olhar sobre a Educação Ambiental a partir de modelos de sustentabilidade socioambiental, com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas.
A coordenadora de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Educação, Thelma Prado, reforçou a importância da participação da secretaria em um evento como a ExpoAmazônia, voltado para biotecnologia e bioeconomia, e que se encaixa com o trabalho desenvolvido pelo programa “Escola da Floresta”.
“A Secretaria de Educação tem um grande envolvimento na questão do desenvolvimento, da sustentabilidade e da educação ambiental, para que possamos fortalecer, cada vez mais, as ações dentro das nossas escolas, especificamente, nas unidades de conservação”, explicou a coordenadora.
Estande
Apresentado pelas técnicas pedagógicas da CEA, Camila Souza e Audres Gomes, o estande “Escola da Floresta – Práticas Sustentáveis” mostrou como o projeto será implantado em Unidades de Conservação (UCs), buscando preservação dos recursos ambientais e os diversos programas que serão desenvolvidos dentro das escolas, como o meliponário, coleção de colmeias de abelhas sem ferrão. Uma miniatura da futura escola foi apresentada no estande.
A primeira unidade da Escola da Floresta já está em fase de construção e será na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do município de São Sebastião do Uatumã (distante a 247 quilômetros de Manaus).
Kattiucia Fernandes, coordenadora do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec/AC), foi uma das visitantes da exposição que conheceu o projeto.
“É um projeto promissor e que eu acredito que vai dar certo, já que vai atender esse público das comunidades que não teriam condições de vir para a capital estudar e que terão essa oportunidade com essa escola que irá recebê-los na modalidade integral”, disse a coordenadora.
Ao final da apresentação ocorreu a distribuição de mudas de plantas medicinais, frutíferas e ornamentais.
ExpoAmazônia
A ExpoAmazônia tem como propósito central fomentar o diálogo e a integração dos setores de bioeconomia e tecnologia digital na região amazônica, além de estabelecer esses pilares econômicos de forma sustentável, visando à preservação da floresta Amazônica e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.
Além do estande da Secretaria de Educação, os trabalhos desenvolvidos por outras instituições do Governo do Amazonas estão abertos para visitação sendo elas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).