Grupo de 280 gestores passa a atuar imediatamente na capital e no interior do Amazonas


A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar deu posse, nesta quinta-feira (18/09), aos novos diretores escolares aprovados no processo seletivo Simplificado (PSS/2025), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O evento marca a consolidação do segundo processo seletivo da pasta para escolha de diretores, que adota critérios técnicos e meritocráticos na escolha de diretores e administradores escolares.
Ao todo, o segundo PSS registrou 760 inscritos para a função de diretor escolar. No total, foram aprovados 182 candidatos na capital e 236 no interior, sendo que, nesta primeira convocação, tomaram posse simbolicamente 120 novos diretores em Manaus e 166 nos interiores do Amazonas. Já para o cargo de administrador escolar, 55 candidatos foram aprovados.
De acordo com a legislação vigente, o certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, e segue os critérios estabelecidos pelas Portarias GS n°578 e GS n°579. Assim como no primeiro PSS, realizado em 2024, o processo foi dividido em duas etapas: análise de experiência profissional e entrevista individual.
A seleção atende também à condicionalidade prevista pela Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da educação básica e de Valorização dos Profissionais da educação (Fundeb), e garante ao Amazonas o recebimento do Valor aluno Ano por Resultados (VAAR), repasse adicional condicionado ao cumprimento de metas e boas práticas de gestão educacional.
Para a secretária de educação, Arlete Mendonça, a iniciativa representa um avanço na gestão da REDE estadual. “Esse processo tem uma importância que vai além da exigência legal. Ele garante ao Amazonas o recebimento do VAAR, fortalece a profissionalização da gestão e estimula uma escolha meritocrática. Com isso, asseguramos que cada unidade de ensino seja conduzida por profissionais preparados, escolhidos de forma transparente e justa”, destacou a secretária.


Demanda crescente
A diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Aparecida Carvalho, explicou que a abertura do NOVO PSS foi necessária diante da grande demanda da REDE.
“Em nosso primeiro processo seletivo, que começou a convocar em julho do ano passado, tivemos 189 diretores aprovados, enquanto a REDE estadual conta com mais de 600 escolas. O número de aprovados não foi suficiente para atender às necessidades da REDE estadual, o que nos levou a realizar um segundo certame, ampliando o quadro de gestores à disposição da Secretaria”, ressaltou.
Novos ares
Entre os novos gestores empossados, está a professora de Língua Portuguesa Greicy Coelho, que há 20 anos atua no magistério e agora assume a direção da escola Estadual Profª Haydée Cabral Lyra, na zona norte de Manaus. A profissional, que antes lecionava a disciplina de Língua Portuguesa no Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça II, conta sobre os primeiros passos já adotados no NOVO cargo.
“Estou há um mês na função e já percebo a importância desse papel. Decidi me candidatar porque gostaria de colocar em prática algumas visões educacionais que trago comigo. O PSS foi conduzido com muita lisura e já estamos trabalhando para implementar mudanças na escola, com foco no desenvolvimento dos nossos alunos”, afirmou a gestora.
Durante a cerimônia, os novos diretores acompanharam ainda a palestra “A importância do diretor escolar para o desenvolvimento de uma escola democrático-participativa”, ministrada pela professora doutora Maria Francisca Moraes de Lima, titular do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e presidente da Câmara de ensino Superior do Conselho Estadual de educação (CEE-AM).
O post Secretaria de Educação empossa novos diretores escolares aprovados em Processo Seletivo Simplificado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.