Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Secretaria de Educação e UEA abrem inscrições para Mestrado Acadêmico em Geografia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Secretaria de Educação e UEA abrem inscrições para Mestrado Acadêmico em Geografia
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação e UEA abrem inscrições para Mestrado Acadêmico em Geografia

8 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Oferecido por meio de convênio entre a secretaria e a universidade, curso tem como público-alvo professores e pedagogos da REDE estadual

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abre as inscrições de seleção para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em geografia, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em geografia (PPGeo) da UEA. Interessados devem se inscrever até às 23h59 (horário local) do dia 13 de julho.

Por meio do convênio para oferta de vagas UEA/SEDUC nº 22/2022, professores e/ou pedagogos da REDE pública estadual poderão concorrer a vagas para tornarem-se pesquisadores e, posteriormente, Mestres em geografia – Espaço, Natureza e ensino na geografia.

As informações sobre o processo podem ser encontradas na página da UEA, por meio do link: https://shre.ink/xiBj. A oferta da graduação dá continuidade ao Projeto Prioritário Mestre Qualificado, do programa “Educa+Amazonas”, do Governo do Amazonas.

Na primeira etapa do projeto, foram disponibilizadas 50 vagas para cursos de Mestrado Interdisciplinar em ciências Humanas e Mestrado em educação voltado a educadores de Manaus e Tefé (distante 523 quilômetros da capital).

“São programas que trabalham as áreas do conhecimento nas áreas de linguagem, nas áreas de ciências e na área da educação que é o nosso guarda-chuva da REDE”, afirmou a gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional, da Secretaria de educação, Darle Teixeira.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Cronograma

Estão sendo oferecidas 10 vagas, considerando 4 vagas para a linha de pesquisa Dinâmicas Espaciais e Regionais, 3 vagas para a linha Sistemas da Natureza na Amazônia e 3 vagas para a linha ensino e Formação de Professores de geografia.

O processo de seleção será realizado em quatro etapas: prova escrita de conhecimento específico, análise do pré-projeto de pesquisa, entrevista e análise curricular. As etapas de seleção serão realizadas em Manaus. O resultado final será publicado no dia 29 de agosto, como período de matrículas entre 1 a 4 de setembro.

A expectativa para 2025 é que 65 educadores ingressem em novas turmas de Mestrado por meio do projeto Mestre Qualificado, com previsão de conclusão em 2027. A Secretaria de educação garante o afastamento dos servidores do Quadro do Magistério Público da Secretaria, com direito à percepção do vencimento e demais vantagens inerentes ao cargo. O objetivo é que os profissionais retornem à sala de aula com o olhar, também, de pesquisador, transformando a educação por meio da pesquisa.

O reitor da UEA, André Zogahib, reforça que a parceria traz o compromisso com a formação continuada dos profissionais e com o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da valorização da ciência em nosso estado. “Investir na qualificação dos nossos professores e pedagogos é investir diretamente na melhoria da qualidade do ensino e no desenvolvimento das nossas regiões”, finalizou.

O post Secretaria de Educação e UEA abrem inscrições para Mestrado Acadêmico em Geografia apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto permite que vítimas de violência doméstica acessem histórico criminal de agressores
Próximo artigo Em Manacapuru, Corpo de Bombeiros resgata cachorro preso em grade após se assustar com fogos de artifício

Mais notícias desta categoria

UnLoc Idam/Itamarati e produtores discutem expansão da cultura do coco do murumuru no alto Rio Juruá

2 horas atrás

Residência médica no Amazonas lança quatro novos programas para formação de especialistas e amplia serviços

2 horas atrás

Sedecti apresenta proposta para ampliar e modernizar a aviação regional no Amazonas com base institucional e legal

3 horas atrás

Sedecti recebe Siam e empresários para apresentar projetos de bioeconomia e valorizar insumos do Amazonas

3 horas atrás

Governo do Amazonas institui comitê da bacia hidrográfica do igarapé do quarenta para ampliar governança hídrica no estado

3 horas atrás

Vacina contra a influenza passa a ser oferecida a toda população não vacinada no Amazonas até 31 de maio de 2026

3 horas atrás

Deepfakes de consumo com inteligência artificial aumentam golpes durante o Mês do Consumidor no Amazonas

4 horas atrás

Ipaam aplica R$ 465 mil em multas e embarga 48,81 hectares por desmatamento no sul do estado durante Operação Tamoiotatá 6

4 horas atrás

Secretaria de Educação convoca 234 aprovados do PSS 2023/2024 para contratação temporária na rede estadual

6 horas atrás

Defesa Civil do Amazonas promove capacitação de agentes de defesa civil municipais para 62 municípios até 06/03

6 horas atrás

Prato Cheio lança programação de bem-estar, qualificação e inclusão social em março em Manaus e interior

6 horas atrás

ITB Berlin reúne profissionais de 190 países e amplia presença internacional do Amazonas na feira de turismo

8 horas atrás
Governo do Amazonas divulga 249 vagas de emprego pelo Sine Amazonas em Manaus nesta terça
Noite Bloom celebra cinco anos de estúdio de pole dance com mais de 20 apresentações no Teatro Amazonas
Cigás participa do Amazonas Óleo, Gás e Energia 2026 para atrair investidores ao gás natural
Ação integrada fortalece vacinação contra sarampo e rubéola e amplia busca ativa a partir de 5 de março
Detran-AM apreende simulacro e recupera celular roubado durante operação na zona norte de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?