Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Secretaria de Educação e Sesc iniciam Pré-Gincana Literária em escolas da rede estadual de ensino
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Secretaria de Educação e Sesc iniciam Pré-Gincana Literária em escolas da rede estadual de ensino
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação e Sesc iniciam Pré-Gincana Literária em escolas da rede estadual de ensino

1 mês atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Abrangendo estudantes do ensino médio de quatro escolas da REDE pública de ensino, a atividade vai até o dia 27 de agosto

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), em parceria com o serviço social do Comércio do Amazonas (Sesc), deu início à Pré-Gincana Literária. A iniciativa, realizada com estudantes da 2ª série do ensino médio, estende-se até o dia 27 de agosto.

Contemplando quatro escolas da REDE estadual, a abertura da gincana foi realizada, na tarde da quarta-feira (20/08), na escola Estadual (EE) Senador Petrônio Portella, localizada no bairro Dom Pedro II, zona centro-oeste de Manaus, e contou com provas dinâmicas de quiz literário, enigmas dramatizados e caça ao tesouro literário, além de apresentação artística com a presença da Cia de Teatro Metamorfose.

A assessora do Deppe, Bruna Araújo, ressaltou que o momento, além de proporcionar um aprendizado dinâmico para os estudantes, também funciona como uma seletiva para a Gincana Literária da Feira do Livro do Sesc.

“Cada escola terá um representante que vai sair dessas eliminatórias. E a equipe responsável que sair vencedora vai representar não somente sua escola, mas também a Secretaria de educação, no dia 31 de outubro”, completou a assessora.

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Diversão e Leitura

No auditório da escola, os estudantes estiveram em contato, de maneira dinâmica e divertida, com a obra “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Antônio Manuel de Almeida. Por meio da gincana, os alunos uniram o espírito esportivo ao aprendizado literário.

Uma das estudantes que participou da atividade foi Maria Eduarda Cavalcante, 16. Com hábito de leitura, a aluna explicou que, mesmo com o hobby, a leitura de livros clássicos não era algo comum para ela. Contudo, graças à atividade, foi um pensamento que mudou.

“Eu sempre gostei de ler, mas o clássico, o realismo e o romantismo, não é algo que eu gosto muito. Prefiro livros de terror. Então, fui de mente aberta para participar e acabei gostando muito. Eu consegui ler o livro em dois dias e aprendi toda a história, já que também estudo para o vestibular”, contou a aluna.

educação, Arte e Cultura

Segundo a bibliotecária do Sesc, Kelly Santana, uma das organizadoras da atividade, a ideia da gincana surgiu de uma parceria entre o Sesc e a Secretaria de educação, visando estimular o interesse dos alunos pela literatura e pela história, trabalhando, ainda, a criatividade e a expressão artística.

“É muito importante essa participação dos alunos na literatura, na cultura, então nós queríamos trazer algo para dentro das escolas e também levar esses alunos para a Feira”, explicou a bibliotecária.

A atividade também acontecerá nas escolas Estaduais Antônio Bittencourt, Castelo Branco e Terezinha Almeida da Silva até a próxima quarta-feira (27/08).

O post Secretaria de Educação e Sesc iniciam Pré-Gincana Literária em escolas da rede estadual de ensino apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas fortalece inclusão social pelo esporte com apoio do Pelci
Próximo artigo Projeto Mais Vida recebe mais de 600 materiais para fortalecimento das atividades

Mais notícias desta categoria

Expoagro 2025: Governo do Amazonas profissionaliza mais de 600 pessoas com 55 cursos gratuitos

7 horas atrás

Expoagro 2025: Governo do Amazonas inicia concursos leiteiros de bovinos e caprinos

2 dias atrás

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

2 dias atrás

Governador Wilson Lima aponta valorização de mototaxistas e motofretistas com liberação de crédito

2 dias atrás

Secretaria de Educação lança Plano de Integridade e Código de Ética, Conduta e Integridade

2 dias atrás

Ipaam registra 36 chamados da população e resgata 39 animais silvestres em setembro

2 dias atrás

Seas inicia ciclo de palestra nos restaurantes Prato Cheio sobre Outubro Rosa e alimentação saudável

2 dias atrás

Trabalho eficiente do IML possibilita identificação de 332 de corpos e permite alívio aos familiares

2 dias atrás

Governo do Amazonas recebe reconhecimento pela promoção de políticas habitacionais no estado

2 dias atrás

Procon-AM, MPAM, e órgão da saúde do Estado reúnem-se para discutir protocolo para prevenção de casos de intoxicação por metanol no Amazonas

2 dias atrás

“Vai ajudar bastante para fazermos nossas entregas”, declara motofretista beneficiado com kit de segurança entregue pelo Governo do Amazonas

2 dias atrás

Exposição Pluralidade celebra inclusão e diversidade no Centro Cultural Palácio da Justiça

2 dias atrás
Ipaam aplica mais de R$ 5 milhões em multas na 5ª etapa da Operação Tamoiotatá 5
Ipaam leva serviços ambientais itinerantes a Manacapuru de 8 a 10 de outubro
Sarau no Hall: Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas homenageia raízes musicais da região
Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama
Saúde informa que não há registro de casos ou óbitos por intoxicação por metanol no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?