Há 14 horas
Por Agência Amazonas
Iniciativa integra o programa Papo Cidadão, que está na quarta edição, e abordou o projeto “Juntos pela vida”
Representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e das secretarias de educação do Estado e município, participaram, nesta terça-feira (28/02), da quarta edição do programa Papo Cidadão. O encontro ocorreu no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e abordou o projeto “Juntos pela Vida: Experiências exitosas em prol da saúde nas escolas”.
O vídeo do encontro, na íntegra, está disponível na página oficial da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, no Youtube, e pode ser acessado pelo link https://bit.ly/papocidadao.
Idealizado em 2021, o programa Papo Cidadão surgiu com a premissa de promover o diálogo sobre temas importantes para a sociedade amazonense. A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), a Dra. Romina Carmem, destacou a relevância do diálogo sobre saúde nas escolas do estado.
“Após a pandemia, nos deparamos com a diminuição da cobertura vacinal das nossas crianças e adolescentes. Estamos cientes desse cenário e decidimos nos reunir para debater alternativas. A vacinação é um tema da comunidade. Quando nos protegemos, fazemos isso pela gente e pelos outros”.
Com o objetivo de impulsionar a vacinação das crianças e adolescentes no Amazonas, o projeto “Juntos pela Vida”, iniciativa do MPAM, premia escolas que alcançam o índice de 80% ou mais de alunos vacinados contra a Covid-19 e outras vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI). Em 2022, duas escolas públicas receberam o selo do MPAM.
Rede estadual
A rede pública estadual foi representada por Bárbara Caroline, assessora de Programas e Projetos da Coordenadoria Distrital de Educação 02 (CDE 2), que apresentou as estratégias adotadas para o aumento do índice de vacinação nas escolas da coordenadoria.
“Queremos trazer a sensibilização para esse tema levando às salas de aula os agentes que proporcionam mudança de pensamento. Temos parceria com conselheiros tutelares, profissionais de saúde e buscamos sempre integrar o corpo docente e discente com esses representantes.”
Com todas as edições gravadas no Cemeam, a expectativa é que o programa Papo Cidadão se torne mensal a partir das próximas edições. A parceria entre Secretaria de Educação e Ministério Público foi parabenizada pela assessora do Centro de Mídias, Adriana Antony.
“Iniciativas como esta representam canais estreitos com a sociedade. Abordamos saúde, educação e cidadania; e, com colaboração conjunta, chegamos mais longe”.