Encontro ‘Diretores que Inspiram’ reconheceu 68 diretores da REDE estadual do Amazonas por práticas de gestão democrática e inclusiva.
A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar promoveu, na sexta-feira (05/12), o encontro ‘Diretores que Inspiram: Práticas de Gestão Democrática e Transformadora’, em que 68 diretores da REDE estadual foram homenageados por gestões inovadoras, inclusivas e democráticas. O evento reuniu profissionais da capital e do interior do estado.
Homenagens e categorias
As homenagens foram divididas em cinco categorias: gestão democrática; fortalecimento do processo alfabetizador; mobilizações para avaliações externas; projetos de melhorias de resultados e permanência na escola; e práticas inclusivas e comunitárias. Durante o encontro, foram entregues reconhecimentos aos diretores que se destacaram ao longo do ano letivo de 2025.
A secretária de Estado de educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, afirmou: “Estamos premiando, reconhecendo os nossos diretores de escola, tanto da capital, como do interior. É um privilégio estar com esses diretores que inspiram. São educadores que, todos os dias, estão nas escolas fazendo o melhor para que os nossos estudantes possam vencer os desafios. Não poderíamos deixar passar esse ano sem agraciar nossos diretores. Só temos a agradecer”.
Atividades realizadas ao longo do ano
De acordo com a diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Aparecida Carvalho, a homenagem encerra um ciclo de atividades com diretores ao longo de 2025. “Foram muitas atividades com os diretores neste ano. Nós tivemos pré-jornada dos diretores, jornada pedagógica, painéis gerenciais, programa escola das adolescências, compromisso criança alfabetizada; fora o trabalho cotidiano desses profissionais. Por isso, não poderíamos encerrar o ano sem essa homenagem. Foram escolhidos os que mais se destacaram em 2025”, disse a diretora.
Representatividade do interior
Há 27 anos à frente da escola Estadual Capitão General Mendonça furtado, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), Lucia Pereira Macedo foi homenageada na categoria “mobilizações para avaliações externas”. Ela destacou a participação da comunidade escolar: “Minha escola fica em uma comunidade distante, mas atuante e participativa. É prazeroso trabalhar todos os dias alí, porque há retorno. Estar presente nesse momento é representar esse dia a dia, essa vivência. É uma honra muito grande, gratidão eterna aos nossos governantes. Eu que venho de lá e trabalho há muito tempo, é maravilhoso. É um prazer imenso receber essa homenagem”, declarou a diretora.
Capital e interior
Durante o encontro, foram homenageados 35 diretores da capital e 33 diretores do interior do estado. Entre os servidores da capital, Jaspe Valle Neto, diretor da EE Ana Neire Marques da Silva, localizada na zona norte de Manaus, foi premiado na categoria “Fortalecimento do processo alfabetizador”. Ele ressaltou o papel dos diretores: “Ser diretor é humanizar. Todos os dias enfrentamos inúmeros desafios, mas eles são superados, porque vivenciamos essa profissão, essa função, com paixão. E a paixão nos move para que sejamos profissionais que se doam as nossas escolas. E, com certeza, quando há esse diálogo estreito entre escola, comunidade e todos os servidores que participam do processo escolar, a escola só tem a prosperar. Estamos aqui pra garantir um futuro melhor”, finalizou o diretor.
A celebração ocorreu em atenção ao Dia do diretor escolar, comemorado no mês de novembro, e teve como objetivo reconhecer os profissionais pelo trabalho desenvolvido ao longo de 2025. Fotos do evento estão creditadas a Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar.
Assuntos nesse artigo:
#diretoresescolares, #educacao, #amazonas, #secretariaeducacao, #diretoresqueinspiram, #gestaodemocratica, #gestaoescolar, #alfabetizacao, #avaliacoesexternas, #inclusao, #comunidade, #Itacoatiara, #Manaus, #premiacao, #praticasinclusivas, #jornadapedagogica, #programaescoladasadolescencias, #compromissocriancaalfabetizada, #degesc, #arletemendonca


