Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

estudantes medalhistas na Olimpíada Internacional de matemática na Tailândia competirão em agosto na Asia International Mathematical Olympiad, no Japão

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

estudantes e professores do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, foram recebidos em uma visita à secretária de educação do Amazonas, Arlete Mendonça, nesta quinta-feira (08/05). Os estudantes foram medalhistas na Olimpíada Internacional de matemática, que aconteceu em fevereiro deste ano em Bangkok, na Tailândia, e agora irão compor a delegação brasileira que irá competir em agosto na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), que irá acontecer em Tóquio, no Japão.

Para competir na Tailândia, o grupo recebeu apoio para a compra das passagens aéreas, por meio da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), e retornaram para o Amazonas com sete medalhas de prata e bronze. Em gratidão, os alunos presentearam a secretária Arlete Mendonça com a “Medalha do Mérito Escolar” do CMPM II.

“Quando nós vemos um adolescente dando certo, é sinal de que o nosso projeto deu certo, e a educação é a única forma de transformar nossas vidas, a educação nos dá oportunidades e são essas oportunidades que nós queremos continuar dando a vocês”, afirmou a secretária.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Os alunos receberam a notícia de que haviam sido selecionados para competir em Tóquio quando ainda estavam na Tailândia, e enxergam nessa oportunidade a chance de continuarem mostrando para o mundo o potencial da educação pública do Amazonas. Para o Coronel Henriques, diretor do CMPM II, o convite em si já representa um prêmio.

“Nós tivemos um apoio maravilhoso do Governo do Estado, da Secretaria de educação, do comandante-geral, juntos somamos esforços, trabalhamos na capacitação e treinamento dos nossos alunos, e ter o governador nos desejando sucesso, nos encheu ainda mais de garra”, declarou.

Construindo um futuro promissor

Durante a visita, o aluno Matheus Henrique, 14, do 9º ano do ensino fundamental, carregava com orgulho o seu certificado de Menção Honrosa pela participação na Olimpíada Internacional de matemática, na Tailândia. Para Matheus, a viagem foi cansativa, mas tudo o que viveu no país foi incrível e lhe deu ainda mais bagagem intelectual para as próximas competições.

“A minha expectativa para Tóquio é que nós possamos tirar o maior número de medalhas possível, que todos iremos bem na prova, acredito que nós temos capacidade para isso. Com o estudo, a preparação para a prova, com todos os professores que vão nos auxiliar, eu acredito que nós temos capacidade de conseguir medalhas”, disse.

Enquanto os filhos ganham o mundo, os pais e as mães ficam na torcida para que tudo saia como o planejado. São meses de acompanhamento diário da rotina de estudos dos filhos, fortalecendo o vínculo entre família e escola. Para a mãe de Matheus, Wanda Nogueira, toda essa vivência terá impacto positivo no futuro do filho.

“Eu sou muito grata ao Governo do Estado, sou muito grata à secretária de educação, sou muito grata aos professores e à coordenação da escola, porque essa experiência foi uma experiência ímpar. Fez e vai continuar fazendo a diferença”, celebrou.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Olimpíada Internacional

A Asia International Mathematical Olympiad é uma iniciativa conjunta das três melhores instituições internacionais dedicadas ao estímulo do ensino da matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A missão da AIMO é estimular o interesse pela matemática e promover a melhoria do seu aprendizado, aumentando a amizade e a cooperação de adolescentes de diferentes países/regiões.

A competição é realizada anualmente desde 2012 e conta com a participação de mais de 2 mil estudantes de 20 países, convidados pelas secretarias regionais da AIMO. Participam das edições estudantes desde o 2ª ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas.

O post Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prato Cheio promove palestras sobre saúde e combate à violência infantil
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta sexta-feira

Mais notícias desta categoria

ConCidades-AM retoma atividades após 12 anos e define planejamento e cronograma para políticas urbanas no Amazonas

8 horas atrás

RNDS credencia SES-AM e permite acesso em tempo real a dados do SUS no Amazonas

11 horas atrás

Governo do Amazonas abre processo seletivo para 36 fisioterapeutas no Hospital do Sangue em Manaus

11 horas atrás

Cepcolu completa um ano e registra mais de 6,5 mil atendimentos no Amazonas

11 horas atrás

Cepcolu reduz tempo de espera para conização e completa um ano de funcionamento no Amazonas

11 horas atrás

Sine Amazonas divulga 204 vagas de emprego para 11/03 com atendimento na sede da Galeria+ e documentos exigidos

13 horas atrás

Governo do Amazonas abre edital Deep Tech Fapeam com R$ 1 milhão para apoiar até oito startups inovadoras

13 horas atrás

Projeto Floresta+ Amazônia entrega Cheque Verde a 252 indígenas em São Gabriel da Cachoeira

13 horas atrás

Concerto “Tradição em Movimento” encerra Curso Livre de Regência e reúne Orquestra no Teatro da Instalação

13 horas atrás

Idam recebe Selo Diamante e confirma gestão fiscal e cumprimento de precatórios pelo tribunal

13 horas atrás

Escola de Saúde Pública do Amazonas vai qualificar servidores do SUS e ampliar programas de residência

14 horas atrás

Secretaria divulga resultado final do Bolsa Mais Professores com 229 vagas e bolsa de R$ 2.100 por 24 meses

14 horas atrás
FVS-RCP divulga resultado final da seleção para o Programa EpiSUS Fundamental
FVS-RCP divulga resultado final da seleção para o Programa EpiSUS Fundamental
Sepet completa um ano com mais de 56 mil animais beneficiados e avanço das políticas de proteção animal no Amazonas
Sepet completa um ano com mais de 56 mil animais beneficiados e avanço das políticas de proteção animal no Amazonas
Jogos da 3ª fase da Copa do Brasil movimentam capital amazonense com três partidas em dois estádios
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?