Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Secretaria de Educação dá início à campanha do Setembro Amarelo nas escolas estaduais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Secretaria de Educação dá início à campanha do Setembro Amarelo nas escolas estaduais
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à campanha do Setembro Amarelo nas escolas estaduais

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A atividade de abertura reuniu mais de 150 educadores. Outras ações acontecerão nas unidades da REDE durante este mês

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Em solenidade no Centro de formação profissional Padre José Anchieta (Cepan), a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar iniciou, nesta segunda-feira (09/09), as atividades em alusão às ações da campanha “Setembro Amarelo” na educação. Com a reunião das equipes de psicossocial de todas as Coordenadorias Distritais de educação (CDEs) e diretores escolares, a iniciativa teve como tema central discussões sobre a valorização da vida e a abordagem do assunto dentro de sala de aula.

Na sede da Secretaria de educação, no Japiim, zona sul de Manaus, a campanha “Mãos que Acolhem” foi promovida e iniciada pela Coordenação de Atenção à saúde Psicossocial do estudante (Casp), da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC). Mais de 150 profissionais da educação estiveram presentes no momento que marca mais um diálogo sobre saúde mental na REDE estadual de ensino, reforçou a coordenadora do Casp, Luciana Macellaro.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“No dia 10 de setembro, temos o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, e por isso realizamos a campanha do Setembro Amarelo. Porém, nossas atividades se desenvolvem durante o ano inteiro. A partir desse pontapé de hoje (em alusão em Setembro Amarelo), muitas outras atividades serão organizadas pelas próprias unidades de ensino”, enfatizou a coordenadora.

Entre as atividades na abertura da campanha, as reflexões foram regidas pela palestra “saúde Mental e Prevenção ao Suicídio na escola”, ministrada pela psicóloga Walessa Bentes, da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), além dos próprios relatos de experiências, trazidos pelos profissionais da educação presentes.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Reflexão em foco

Com o tópico da saúde mental em evidência, lidar com seres humanos ainda em construção e em fase escolar é um desafio a mais, ressaltou a diretora escolar Lana Albuquerque. Na escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Altair Severiano Nunes, na zona centro-sul, a próxima semana será marcada por painéis de prevenção e valorização da vida, produzidos pelos próprios estudantes, contou a gestora.

“Nos deparamos com alunos ansiosos, depressivos, inseguros das suas habilidades, das suas aparências. Por isso, fazemos questão de conscientizar sobre o tema. Teremos também, no final do mês, um evento de culminância sobre as atividades desenvolvidas durante as próximas semanas. O debate será presente”, destacou a gestora, que também é psicóloga. Mais de 260 alunos estudam na unidade de ensino.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Além dos trabalhos destinados aos estudantes da REDE, a Secretaria de educação também desenvolve atividades específicas para os servidores. A iniciativa é por entender que os profissionais da educação também passam por demandas emocionais e psicológicas importantes, ressaltou a coordenadora da CDE 2, Sílvia Porfírio.

“Realizamos, na última semana, um encontro com servidores. Um café da manhã, com a presença de psicólogos e uma roda de conversa foi aberta. Também proporcionamos um momento de bem-estar, com massoterapia e outros serviços. O autocuidado e o acolhimento são aliados importantes na luta pela valorização da vida”, finalizou a coordenadora.

O post Secretaria de Educação dá início à campanha do Setembro Amarelo nas escolas estaduais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas reforça policiamento ostensivo com nova etapa do curso de formação de alunos soldados da Polícia Militar
Próximo artigo Brigadistas contratados pelo estado iniciam reforço no combate às queimadas em cinco municípios

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima abre 2ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam com expectativa de movimentar R$ 10 milhões

3 horas atrás

Governador Wilson Lima reafirma pagamento do Passe Livre de alunos da rede estadual e reforça que responsabilidade pelo transporte coletivo é da Prefeitura de Manaus

3 horas atrás

Seas leva atendimento do Crédito Rosa durante 2ª Feira de Inovação e Negócios da Afeam

3 horas atrás

Seas leva atendimento do Crédito Rosa durante 2ª Feira de Inovação e Negócios da Afeam

3 horas atrás

Governo do Amazonas realiza 1º Ciclo de Formação para os mobilizadores do Selo Unicef nos municípios

3 horas atrás

Hospital Delphina Aziz entra na reta final de preparação para iniciar transplantes de fígado no Amazonas

3 horas atrás

Amazonas define prioridades em saúde, educação e segurança no plano de desenvolvimento da faixa de fronteira

4 horas atrás

Procon-AM lança cartilha de combate ao superendividamento em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

10 horas atrás

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas analisa diversidade de moscas amazônicas

11 horas atrás

RespirAR amplia atuação e leva campanha de orientação postural para escolas estaduais

11 horas atrás

Forças de Segurança atingem 80% de eficácia no cumprimento das metas dos indicadores Plano Estadual de Segurança Pública

11 horas atrás

PC-AM divulga imagem de homem procurado por sequestro, cárcere privado, lesão corporal e outros crimes

11 horas atrás
Sine Amazonas divulga 396 vagas de emprego para esta sexta-feira
Sema fortalece monitoramento de quelônios na RDS do Uatumã com encontro e apoio a comunitários
Idam promove a cultura do abacaxi em Humaitá com curso de boas práticas e projetos de capacitação
Histórico: Servidores das Forças de Segurança iniciam Doutorado Interinstitucional em Administração
Seinfra disponibiliza mapas multimodais para auxiliar planejamento urbano e regional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?