São 6,5 mil vagas para a realização das provas entre os dias 10 de fevereiro e 30 de maio

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, por meio da Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (SEAP), abre, a partir da segunda-feira (03/01), as inscrições para o Provão Eletrônico da educação de jovens e adultos (EJA) – ensino fundamental e Médio. Esta é a 1ª mobilização realizada pela Secretaria de educação em 2025, em Manaus. Ao todo, estarão disponíveis 6,5 mil vagas. As inscrições se encerram no dia 7 de fevereiro.
O exame supletivo Eletrônico é voltado para aqueles que buscam a regularização dos estudos ou a certificação de conclusão da educação básica. Para se inscrever, o candidato PODE acessar o site examesupletivo.seduc.am.gov.br, conforme a disponibilidade de vagas. A aplicação acontece entre os dias 10 de fevereiro e 30 de maio, na unidade estadual de ensino escolhida pelo candidato no momento da inscrição.
A gerente da Gerência do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Mendes, enfatiza a importância do provão eletrônico para todos aqueles que desejam concluir seus estudos. A gerente afirma que a certificação permite ao candidato dar continuidade a qualquer atividade que ele deseja, seja trabalho ou estudo.
“A importância é que hoje o mercado de trabalho cobra essa escolarização e essa certificação para que ele possa dar continuidade nos estudos, concluir uma faculdade, entrar em uma universidade ou até a melhoria de sua Qualificação Profissional”, destacou Kátia Mendes.
Para realizar o provão, o candidato deve ter idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e idade mínima de 18 anos para o ensino médio. Em 2024, mais de 2 mil alunos receberam certificados de conclusão de etapas educacionais por meio do Provão Eletrônico.


Provão Eletrônico
No momento da inscrição o candidato PODE agendar até quatro componentes curriculares por turno, sendo eles matutino, vespertino e noturno, de acordo com o número de vagas. Para o ensino fundamental são oito componentes e para o ensino médio são 12 componentes.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de 30 minutos do horário fixado para seu início e deverá apresentar um documento oficial com foto para realização da prova.
O candidato aprovado em todos os componentes curriculares deve solicitar o certificado por meio do e-mail [email protected] (enviando cópia da identidade, CPF e comprovante de residência) ou presencialmente na Gaeed, na sede da Secretaria de educação, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus.
Locais de aplicação de provas
Zona centro-sul
Instituto de educação do Amazonas (IEA) – Centro – Manhã | Tarde
escola Estadual Sólon de Lucena – São Geraldo – Manhã | Tarde | Noite
Zona leste
escola Estadual Pe. Luís Ruas – Zumbi – Manhã | Tarde | Noite
Zona norte
escola Estadual Eliana Pacheco Braga – Santa Etelvina – Manhã | Tarde
O post Secretaria de Educação dá início a 1ª mobilização para o Provão Eletrônico em 2025 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.