Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Secretaria de Educação apresenta diretrizes do ICMS Educação para agentes municipais e órgãos parceiros
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Secretaria de Educação apresenta diretrizes do ICMS Educação para agentes municipais e órgãos parceiros
Gestão EstadualPolítica

Secretaria de Educação apresenta diretrizes do ICMS Educação para agentes municipais e órgãos parceiros

Por
Última atualização: 16 de abril de 2024
7 Min Lidos
Compartilhar

Foram disponibilizadas parcerias para adequamento dos municípios às condicionalidades do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR)

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Exigida nacionalmente por meio da Emenda Constitucional (EC) nº 108, de 2020, a nova política do ICMS Educação, no Amazonas, está em tratativas finais para já começar a ser aplicada em 2025. A operacionalização da política foi discutida, nesta terça-feira (16/04), entre integrantes das redes estadual e municipais de educação do Amazonas, além de órgãos reguladores e associações.

A agenda faz parte das atividades da Comissão Interinstitucional, que conta com dez agentes públicos e atua em conjunto na elaboração e aplicação da iniciativa.

O ICMS Educação é uma política de incentivo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem nos municípios brasileiros, a ser mensurado por indicador educacional, o qual está entre os critérios para distribuição da cota-parte municipal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Anteriormente, o ICMS tinha 75% do seu valor distribuído para o estado e 25% eram partilhados de maneira igualitária, entre todos os 62 municípios do Amazonas, para a área educacional. Contudo, após a EC e a exigência de uma legislação estadual, embasada na Lei Estadual Nº 6.035/2022, os 25%, que antes eram fixos, agora possuem variação. A principal é que 10% da cota-parte dos municípios é baseada em indicadores de resultados de aprendizagem.

“Todas as ações que subsidiam esse processo (ICMS Educação) têm uma junção de questões financeiras e pedagógicas, e nosso objetivo é ter o melhor resultado possível para os nossos estudantes, por meio de um trabalho em conjunto com todas as instituições”, destacou a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça.

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Fórmula de rateio

Responsável por organizar os indicadores, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Comissão Intersetorial, propôs, na reunião desta terça-feira, a nova forma de rateio dos 10% referentes aos índices educacionais. Intitulada de Índice de Participação do Município (IPM), a fórmula considera aspectos como atendimento escolar, nível socioeconômico do alunado, qualidade de educação e evolução no ensino e aprendizagem.

“A fórmula desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria de Educação segue uma orientação, uma norma metodológica do Banco Mundial, que hoje também é sugerida pelo Ministério da Educação. Essa é a concretização de uma política que começou no estado do Ceará e que, hoje, está em todo o país”, ressaltou a coordenadora da Comissão Intersetorial do ICMS Educação, Martha Benfica.

Entre os definidores da porcentagem de rateio presentes na fórmula, estão taxas de abandono escolar, aprovação, distorção idade-ano, média padronizada do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), matrícula em zonas urbanas, rurais e indicadores de nível socioeconômico.

Comissão Interinstitucional

Entre os membros que avaliam a nova fórmula de rateio proposta pela Secretaria de Educação, em consonância à Lei Estadual Nº 6.035/2022, estão representantes da própria Secretaria de Educação, da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), Casa Civil, Secretaria de Governo do Estado do Amazonas (Segov-AM), Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM).

Entre os representantes municipais, a Comissão Interinstitucional também conta com a presença da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AM).

VAAR

Outro tópico importante na discussão sobre repasses financeiros voltados para a educação é o Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR). Este, diferente do ICMS Educação, é uma bonificação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que foi instituído permanentemente pela Emenda Constitucional nº 108, de 2020, a mesma que versa sobre as novas porcentagens do ICMS Educação.

Entretanto, o recebimento do VAAR compete à inscrição própria de cada município ao Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A inscrição deve cumprir os índices exigidos pelo órgão federal. Diferente do ICMS Educação, em que o repasse é garantido, as condicionalidades do VAAR são excludentes. O município que não cumprir as metas do Governo Federal não receberá a complementação da União.

O Governo do Amazonas trabalha em iniciativas para que todos os municípios do Amazonas estejam aptos a receber as bonificações do VAAR. No último ano, em articulação com todas as prefeituras do estado, as secretarias municipais de Educação também aceitaram participar do Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas (Sadeam) de 2023, que antes era aplicado somente na rede estadual. A prova atua no diagnóstico dos níveis de aprendizagem, medindo a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas da rede pública, uma das condicionalidades do VAAR.

Entre outras atividades, está o assessoramento técnico por meio de processos já desenvolvidos na Secretaria, como a disponibilização de editais e métodos assertivos estabelecidos em larga escala. Os novos valores do ICMS Educação e do VAAR já serão repassados a partir do próximo ano, enquanto política nacional concretizada e de longo prazo.

O post Secretaria de Educação apresenta diretrizes do ICMS Educação para agentes municipais e órgãos parceiros apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Educação BásicaEstado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?