Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

11 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Programação inclui palestras, rodas de conversa e dinâmicas para conscientização sobre o tema

Foto: Vitória Melissa / SEAS

A Secretaria de Estado da assistência social (SEAS) iniciou, na manhã desta segunda-feira (18/11), uma série de programações especiais, nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), voltadas para o Dia da Consciência Negra, fixado no dia 20 de novembro em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, morto nesse dia, em 1695, que se tornou um símbolo de resistência e um marco para a luta contra o racismo.

Na programação sobre o tema, constam discussões sobre racismo e desigualdade social; integração da população negra na sociedade e valorização da cultura afrodescendente, nos vários Grupos de Convivência dos CECFs, como forma de fazer um resgate histórico dos africanos no Brasil e ao mesmo tempo combater o preconceito racial, que ainda é evidente no país, nas várias camadas sociais.

O Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março, situado no bairro Japiim, zona sul de Manaus, abriu as atividades sobre o tema, nesta segunda-feira, com uma palestra para os integrantes do Grupo de Convivência “Vida e saúde”, destacando a importância da data, que além de reconhecer a luta de Zumbi e seus companheiros no Quilombo, traz à tona as desigualdades e violência contra a população negra.

Foto: Vitória Melissa / SEAS

Na palestra, a supervisora técnica do 31 de Março, Vivian Danielle Silva, destacou que o racismo estrutural precisa ser combatido nas escolas, nos lares, nas ruas, sobretudo o preconceito, para obtenção de uma sociedade mais justa e solidária. “O Brasil tem uma diversidade cultural formada por indígenas, europeus, negros e asiáticos, uma mistura de povos, resultando nessa miscigenação, da qual fazemos parte”, frisa.

Uma das participantes da palestra, Jeorgete Cintra, 60, disse que a ação lhe fez lembrar sua ancestralidade: mistura de brancos com indígenas e de negros com indígenas. “Nós amazonenses, somos um pouco dessa mistura de raças, sendo assim, não deveria haver preconceitos e muito menos racismo”, disse a idosa, que há mais de ano faz atividades de pilates, funcional e cursos no CECF 31 de Março.

Para a amazonense de Canutama, Maria Zelia Carvalho, 62, a palestra é de suma importância para trazer à memória o que somos. “Faço parte dessa mistura de raças, da etnia indígena, o que é um privilégio”, admite, ressaltando que há um ano e seis meses faz pilates no centro.

Foto: Vitória Melissa / SEAS

Também de origem indígena, Irene Amorin, 77, há dois anos faz atividades de dança e ginástica no 31 de Março, gostou da palestra sobre Consciência Negra, por entender que “todos somos irmãos e devemos nos respeitar. Chega de preconceito !”, assinala,

O CECF Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antonio, na zona oeste, também realizou nesta segunda, uma dinâmica, tratando o tema com o Grupo de Convivência “Estrelas Acolhidas”.

E o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, realizou várias programações voltadas para o Dia da Consciência Negra. Palestra Multidisciplinar com o Grupo de Convivência “Estimuloteca”. Palestra Sensibilização no Grupo de Convivência “Nova Conquista. Na parte da tarde, aulão de Rítmos de Origem Afro em comemoração ao tema, além de Academia da Memória.

Programação

Na terça-feira (19/11), o tema vai ser tratado em vários Centros de Convivência, todos eles mantidos pelo Governo do Estado, sob o comando da SEAS.

O 31 de Março vai dar continuidade à programação da palestra com o Grupo de Convivência “Medalhas de Ouro”. Na quinta-feira (21/11), vai realizar uma oficina sobre a construção de Painel Integrado em Valorização a Cultura Afrodescendente com o Grupo de Convivência “Juventude Mais Ativa”.

O CECF Magdalena Arce Daou fará, nesta terça, uma apresentação do Grupo Quilombo São Benedito e Grupo de Teatro Café Preto, no hall, às 9h. O CECF André Araújo, situado no bairro da Raiz, zona sul, nesta terça, realiza atividade sobre o Dia da Consciência Negra, com palestra sobre a reflexão da inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência do povo africano na formação cultural do nosso país. Além disso, terá apresentação de uma dança afro; apresentação de capoeira, na quadra poliesportiva, às 9h.

O CECF Maria de Miranda Leão, situado no bairro Alvorada, zona centro-oeste, realiza nesta terça, Roda de Conversa para tratar sobre o Dia da Consciência Negra, às 9h. Na quinta-feira (21/11), haverá uma oficina para confeccionar joias Afro, às 9h. Na parte da tarde, haverá outra oficina de confecções de adereços.

O CECF Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona norte, nesta terça, realiza palestra com o tema: “Chega de discriminação”, visando sensibilizar sobre as distinções de raças, às 9h. O centro também está fazendo apresentação cultural pela valorização da cultura afrodescendente, no salão central, o dia todo. Paralelamente, haverá com uma exposição de painel informativo e abordagem, além da distribuição de informativos de sensibilização, na área externa.

O CECF Teonízia Lobo de Carvalho, situado no Mutirão, entre as zonas norte e leste de Manaus, nesta terça, realiza palestra sobre a temática e apresentação de uma roda de capoeira aos usuários do centro, às 9h. Na sexta-feira (22/11), o tema vai ser tratado com brincadeiras africanas, exposições sobre a história dos negros, além de Roda de Conversa abordando a temática, na quadra poliesportiva, das 8h às 9h.

Na terça, o Ceci Aparecida realiza palestra de sensibilização com o tema “Valorização da Cultura Afrodescendente”, na sala multiuso, às 10h. Na parte da tarde o tema vai ser tratado numa Roda de Conversa com o Grupo “Vivendo e Cantarolando”, na sala multiuso. Na sexta, será realizada uma Roda de Conversa sobre o tema com o Grupo de Convivência. “Futuro Melhor”, na área central.

O post Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasCanutamaManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024
Próximo artigo Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima destaca avanços das políticas para pessoa idosa em baile ‘Bolero Noite Dançante’

4 horas atrás

SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas

7 horas atrás

Saúde alinha rede pública e privada da capital e do interior sobre fluxo de atendimento a casos suspeitos de intoxicação por metanol

8 horas atrás

SSP-AM mantém policiamento fortalecido nas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável no rio Negro

8 horas atrás

Atendimento especializado no Caic TEA transforma a rotina de mães atípicas na zona leste de Manaus

9 horas atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas segue com atendimentos clínicos e emergenciais

11 horas atrás

Expoagro 2025: Órgãos do Governo do Amazonas garantem bom funcionamento de todas as estruturas junto à população e produtores

11 horas atrás

FVS-RCP incentiva uso responsável de medicamentos e alerta para riscos da automedicação

11 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa na zona sul de Manaus

11 horas atrás

Outubro Rosa: Centros de Convivência se destacam como espaço de acolhimento para mulheres em tratamento de câncer

11 horas atrás

Grêmios estudantis das escolas estaduais da capital se mobilizam para participar do Saeb 2025

11 horas atrás

Estudantes da Escola Estadual Francisco Albuquerque protagonizam a 1ª Mostra da Feira Científica

11 horas atrás
Festival de Teatro da Amazônia 2025 apresenta ‘Viper Paradise’ e ‘Sebastião’ nas sessões das 22h
Prazo para se inscrever no programa inédito da Fapeam, ‘Aqua CT&I’, encerra dia 13 de outubro
SSP-AM realiza mutirão de entregas da Carteira de Identidade em área rural de Manaus
Governo do Amazonas realiza Aulão Solidário de Defesa Pessoal Feminina em alusão ao Outubro Rosa
Seap-AM reforça papel do sistema prisional nas políticas de segurança pública em reunião de comissão da Aleam
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?