Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Seas reforça ações de combate ao trabalho infantil no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Seas reforça ações de combate ao trabalho infantil no Amazonas
Governo do Amazonas

Seas reforça ações de combate ao trabalho infantil no Amazonas

1 mês atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Seas reforca acoes de combate ao trabalho infantil no Amazonas 1

Ações são realidades como parte da campanha do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Seas reforca acoes de combate ao trabalho infantil no Amazonas 1
Seas reforça ações de combate ao trabalho infantil no Amazonas

Foto: Divulgação/Seas  

Como parte das ações voltadas para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, fixado nesta quinta-feira (12/06), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) está promovendo ações de sensibilização estratégicas. Instituída pela Lei nº 11.542/2007, a data reforça a necessidade de ações efetivas que garantam às crianças e adolescentes o direito de viver plenamente a infância, com acesso à educação, lazer e proteção.

Em parceria com instituições estaduais e municipais, a Seas atua de forma contínua e articulada no enfrentamento ao trabalho infantil, participando e apoiando campanhas de sensibilização, orientação social e distribuição de material educativo em diversos territórios do estado, com destaque para eventos de grande circulação, como o Festival Folclórico de Parintins, festividades juninas, festas e shows.

Seas reforca acoes de combate ao trabalho infantil no Amazonas 2 1024x768 1
Seas reforça ações de combate ao trabalho infantil no Amazonas

Foto: Divulgação/Seas  

A secretária titular da Seas, Kely Patrícia, destaca que garantir a proteção de crianças e adolescentes é uma das prioridades do Governo do Amazonas. “Nossas ações têm como objetivo garantir a proteção de crianças e adolescentes em todo o estado. Por isso, nos esforçamos para alcançar e conscientizar o máximo de pessoas, porque é uma das prioridades do Governo do Estado”, destacou.

A assistente social Adriana Pellin, do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), enfatiza que o papel da Seas é sensibilizar e educar a comunidade sobre os impactos do trabalho infantil. “É preciso construir uma cultura de proteção à infância, onde todos compreendam que esse tipo de violação compromete o desenvolvimento físico, emocional e educacional de crianças e adolescentes”, destaca.

Seas reforca acoes de combate ao trabalho infantil no Amazonas 3 1024x1024 1
Seas reforça ações de combate ao trabalho infantil no Amazonas

Foto: Divulgação/Seas  

A Seas participa do Grupo Gestor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que reúne órgãos das áreas da assistência social, saúde, educação, conselhos tutelares e o sistema de garantia de direitos. O programa atua de forma interdisciplinar, com foco em: planejamento e execução de ações preventivas e corretivas, busca ativa nos territórios identificados com maior incidência, elaboração de diagnósticos e notificações, e monitoramento e acompanhamento dos casos identificados.

Sobre a legislação

Segundo a legislação brasileira, é proibido qualquer tipo de trabalho para crianças com menos de 14 anos. A partir dessa idade, o adolescente pode atuar apenas na condição de jovem aprendiz, sob regras que priorizem a formação educacional e profissional. O trabalho formal, com carteira assinada, só é permitido a partir dos 16 anos.

Seas reforca acoes de combate ao trabalho infantil no Amazonas 4
Seas reforça ações de combate ao trabalho infantil no Amazonas
Pellin 1024x682 1
Seas reforça ações de combate ao trabalho infantil no Amazonas

Foto: Divulgação/Seas  

Além disso, nenhum jovem com menos de 18 anos pode exercer atividades consideradas perigosas, insalubres noturnas ou que prejudiquem seu desenvolvimento físico, moral, psíquico e social. Também são vetadas ocupações que comprometam a frequência escolar ou se realizem em locais inadequados para sua idade.

Saiba como denunciar

Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, você pode fazer a denúncia pelo Disque 100 oferecido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Mas ele não é o único, também é possível registrar a denúncia no Conselho Tutelar da sua cidade, na Delegacia Regional do Trabalho mais próxima ou nas Secretarias de Assistência Social.

O post Seas reforça ações de combate ao trabalho infantil no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20250612094132427 768x473 1 Comissão aprova homenagem a personalidades femininas e negras em novas emissões de cédulas e moedas
Próximo artigo UGPE CAPACITACAO SELO UNICEF FOTO DIVULGACAO02 1024x576 1 Municípios do Amazonas participam da primeira capacitação para a nova edição do Selo Unicef

Mais notícias desta categoria

fepiam alerta golpes 1024x768 1

Fepiam alerta sobre golpes envolvendo o programa +Crédito Indígena

54 minutos atrás
Producao de plasma Hemoam 1024x682 1

Hemoam conquista credenciamento internacional para fornecer plasma à Hemobrás

54 minutos atrás
ADS Subvencao da Juta e Malva Foto Jhonny Marques 1024x768 1

ADS prorroga prazo para envio de documentos para credenciamento na Subvenção Econômica da Juta e Malva

54 minutos atrás
WhatsApp Image 2025 07 22 at 105338

Festival Folclórico do Amazonas celebra identidade, resistência e orgulho cultural

54 minutos atrás
WhatsApp Image 2025 07 22 at 103438 1

Governo do Amazonas garante assistência em saúde em grandes eventos, em Manaus

55 minutos atrás
FVS RCP Oficina gestao agil FOTO Leticia Araujo FVS RCP 1 1024x749 1

FVS-RCP adota modelo de gestão ágil para aprimorar ações de saúde no Amazonas

2 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 22 at 092947 1 1024x682 1

Cidadania: PACs já emitiram mais de 10 mil declarações para segunda via gratuita de certidões em 2025

3 horas atrás
SECT ECONOMIA INVESTIMENTO DIVULGACAO 1024x576 1

Regularização fundiária – Valorização de imóveis em até 70%

18 horas atrás
AMAZONASTURSao Sebastiao do Uatuma recebe Workshop de Turismo Foto Valeria Santurnino Amazonastur 2 1024x576 1

São Sebastião do Uatumã: Grupo de 90 prestadores de serviços passa por qualificação em serviços turísticos

20 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 162030 1 1024x1024 1

‘Arte Inclusiva’: Evento cultural promove oficinas e lazer para crianças e PCDs em Manaus

20 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 21 at 161422 768x1024 1

‘Entre Mitos, Encantados e Visagentos’: Obra reúne histórias e reflexões sobre produção literária indígena no Amazonas

20 horas atrás
FVS RCP Oficina Hepatites Virais FOTO Leticia Araujo FVS RCP 4 1024x768 1

Julho Amarelo: Amazonas prepara municípios para atendimento mais rápido a pessoas com hepatites virais

20 horas atrás

Corpo de Bombeiros do AM controla princípio de incêndio causado por ventilador superaquecido

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta segunda-feira (21/07)

UEA inicia inscrições para o Vestibular 2025, acesso 2026, e SIS

Idam inicia mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural em Rio Preto da Eva

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre matrículas para cursos gratuitos de artes, em Parintins

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?