SEAS orientou gestores e técnicos do Suas sobre uso de recursos federais, planejamento, monitoramento e normas em visitas presenciais e atendimentos remotos.
A Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS) realizou, em 2025, apoio técnico presencial em 35 municípios do Amazonas, com o último acompanhamento do ano no final de novembro nos municípios de Parintins e Tabatinga. A ação teve como objetivo orientar a gestão municipal sobre o uso de recursos federais, o planejamento e o monitoramento das ações do Sistema Único de assistência social (Suas) e esclarecer normas e procedimentos.
Objetivo e alcance do apoio técnico
O apoio técnico é um instrumento da gestão da SEAS destinado a orientar e acompanhar os municípios na execução dos serviços do Suas. Conforme a secretaria, a iniciativa busca aprimorar a REDE socioassistencial e o atendimento à população, além de garantir apoio qualificado à gestão municipal.
A atividade incluiu monitoramento e avaliação das metas de pactuação nacional e dos indicadores de gestão, ações para aprimoramento da gestão e medidas para assegurar a continuidade de programas, projetos, benefícios e serviços socioassistenciais. Também houve orientações sobre a organização dos serviços como CRAS e CREAS, uso correto dos recursos federais, planejamento e capacitação de equipes municipais.
Equipe e procedimentos
A equipe que executou o trabalho é multidisciplinar e composta por técnicos do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS), Departamento de proteção social especial (DPSE), Departamento de proteção social básica (DPSB), Secretaria Executiva Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan), Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e cadastro único (CPBF), além do Programa Primeira Infância no Suas – Criança Feliz (PCF).
Segundo a chefe do DGSUAS, Karla Marques, “É um trabalho em conjunto com os departamentos da SEAS, onde além de acompanharmos a gestão do Suas no estado, promovemos capacitações para os trabalhadores que atuam nessa REDE. É tudo pensado para tornar a assistência social cada vez mais forte no Amazonas, garantindo a eficiência do Suas e o melhor atendimento às pessoas”.
Relatos dos municípios
A assistente social do centro de referência de assistência social (CRAS) de Tabatinga, Mônica Letícia, destacou a utilidade do acompanhamento e das orientações para os trabalhadores locais: “Agradeço a SEAS por ter enviado a equipe maravilhosa. Nós estávamos precisando muito pois começamos uma nova gestão, com profissionais contratados recentemente. Então, o apoio técnico deste ano foi de plena importância pois tiramos muitas dúvidas sobre vários serviços”.
Karla Marques ressaltou que a meta estabelecida para 2025 foi cumprida: “O apoio técnico presencial é estabelecido a partir da necessidade e periodicidade de cada local. A meta de visitas estabelecida foi cumprida, garantindo que a SEAS estivesse presente nos municípios e fortalecesse o atendimento às famílias em todo o Amazonas”.
Atendimento remoto e continuidade
Além das visitas presenciais, o apoio técnico também foi realizado de forma não presencial com os 62 municípios do estado por meio de reuniões on-line, videoconferência, ligações telefônicas e contato via WhatsApp, e com a recepção de equipes municipais na sede da SEAS, em Manaus.
Assuntos nesse artigo:
#SEAS, #suas, #apoiotecnico, #amazonas, #Parintins, #Tabatinga, #CRAS, #CREAS, #dgsuas, #dpse, #dpsb, #seasan, #bolsafamilia, #cadastrounico, #primeirainfancia, #criancafeliz, #monitoramento, #capacitação, #gestao, #servicossocioassistenciais


