Objetivo é orientar os representantes de OSCs sobre os serviços e atendimentos do Suas
FOTOS: Juliana Siqueira/SeasA Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) iniciou, nesta quinta-feira (28/07), o 1º Workshop para o Aprimoramento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Com foco na Proteção Social Básica e Especial, o curso segue até esta sexta-feira (29/07), das 9h às 17h, na sede da Seas, localizada na avenida Darcy Vargas, Chapada, zona centro-sul de Manaus.
Organizado pela Gerência de Gestão da Informação do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (DGSUAS), em parceria com o Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) e Departamento de Proteção Social Especial (DPSE); o Workshop tem como objetivo orientar os representantes de OSCs sobre os serviços e atendimentos do SUAS.
“O principal objetivo é essa troca de informação entre os serviços que as Organizações da Sociedade Civil ofertam, com os serviços da Seas, para que eles possam aprimorar mais ainda aquele atendimento que nós fazemos com usuários, para que possam ser bem atendidos, ter os seus problemas solucionados da melhor forma possível”, afirmou a coordenadora do curso na Seas, Karla Marques.
FOTO: Juliana Siqueira/SeasNo primeiro dia, além das OSCs de Manaus, o workshop também contou com representantes de organizações dos municípios de Iranduba, Itacoatiara e Parintins.
O curso inclui palestras e dinâmicas que abordam informações técnicas do Sistema de Assistência Social, como o Cadastro Nacional de Entidade de Assistência Social (CNAE), Vigilância Socioassistencial, entre outros.
A assistente social Francilene Carneiro, que no evento representou todas as OSCs, destacou a importância deste 1º Workshop de aprimoramento do Suas.
“A importância desse Workshop é a informação mesmo, porque muitas vezes algumas OSCs ainda não sabem de que forma ser inserido no CNAE, o que é uma vigilância, o que é uma prática exitosa, e hoje nós estamos aqui para adquirir conhecimento e aprender aquilo que é necessário. Quem ganha com tudo isso é o usuário. A partir do momento em que a OSC está toda organizada, então, o usuário também será o maior ganhador do nosso conhecimento”, disse.
Presente no evento, a secretária adjunta da Seas, Laudenise Oliveira, afirmou que no encontro é realizada uma espécie de troca de informações para que o aprimoramento seja tanto para a Seas quanto para as OSCs.
“Esse Workshop vai alicerçar realmente as habilidades e atitudes desses profissionais que atuam nas OSCs para aprimoramento dos serviços. Então, a gente pode dar a eles essa contribuição para que no âmbito da assistência social, eles consigam fazer um trabalho mais qualificado para os serviços que são ofertados pela rede”, declarou Laudenise.
O post Seas realiza 1º Workshop para Aprimoramento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social