Ação busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata entre os usuários dos restaurantes populares

Foto: Jimmy Christian/SEAS
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS), iniciou, nesta semana, a programação da campanha Novembro Azul. Nesta quinta-feira (06/11), a ação foi realizada no restaurante popular Prato Cheio, localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, com palestras voltadas ao autocuidado da população masculina, reforçando a importância de cuidar da saúde física e mental.
A secretária executiva adjunta da Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan), Lane Edwards, destacou que o Prato Cheio é um programa que vai além de oferecer refeições, sendo também um espaço de Cidadania e cuidado.
“Além de oferecer alimentação de qualidade, o Prato Cheio também é um espaço de acolhimento e informação. Ações como o Novembro Azul reforçam nosso compromisso com o cuidado integral das pessoas, unindo segurança alimentar e promoção da saúde”, afirmou Lane Edwards.

Foto: Jimmy Christian/SEAS
De acordo com a assistente social, que realizou a palestra no local, Aldelita Souza, a ação é voltada ao público masculino e tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação também aborda temas como o vírus HPV, destacando a importância da prevenção e da vacinação.
“A campanha busca conscientizar os usuários sobre a necessidade de cuidar da própria saúde e de realizar os exames preventivos. Também falamos sobre o HPV, que afeta homens e mulheres, e reforçamos a importância da vacinação”, destacou Aldelita.
O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata, incentivando os homens a adotarem hábitos de cuidado e a realizarem exames regulares, medidas que podem salvar vidas.

Foto: Jimmy Christian/SEAS
Frequentador do Prato Cheio há mais de três anos, Celso Roberto Rodrigues, de 64 anos, elogiou a iniciativa e ressaltou o impacto positivo das palestras.
“Acho muito importante as palestras que dão aqui, porque nos orientam a nos prevenir e a nos cuidar cada vez mais. As informações que recebemos, passamos para nossos familiares e amigos. É gratificante e faz bem para todos nós”, afirmou.
Prato Cheio

Foto: Jimmy Christian/SEAS
O Prato Cheio foi criado pelo Governo do Amazonas e é gerido pela SEAS e pela Agência Amazonense de desenvolvimento econômico Social e Ambiental (Aadesam). Ao todo, são 18 unidades localizadas na capital e 26 no interior do estado. O cardápio é elaborado por profissionais capacitados, de forma que as refeições servidas tenham todos os nutrientes necessários para uma pessoa, com equilíbrio e qualidade, respeitando a cultura e costumes locais.
O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, com refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.


