Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Seas encerra 15ª Conferência Estadual de Assistência Social com eleição de delegados para a etapa nacional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Seas encerra 15ª Conferência Estadual de Assistência Social com eleição de delegados para a etapa nacional
Governo do Amazonas

Seas encerra 15ª Conferência Estadual de Assistência Social com eleição de delegados para a etapa nacional

4 semanas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Participantes também definiram propostas a serem apresentadas no encontro em Brasília

Fotos: Jimmy Christian/SEAS

A 15ª Conferência Estadual de assistência social chegou ao fim nesta quinta-feira (16/10), após dois dias de intensos debates e deliberações sobre os rumos da política do setor Amazonas. Realizado no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, o evento foi promovido pela Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS) em parceria com o Conselho Estadual de assistência social (Ceas), reunindo profissionais de diversos municípios.

O segundo dia foi marcado pela apresentação das propostas elaboradas nos Grupos de trabalho dos cinco eixos temáticos, além da plenária final e da eleição dos 48 delegados que representarão o Amazonas na 14ª Conferência Nacional de assistência social.

A secretária de estado de assistência social e presidente do Ceas, Kely Patrícia, destacou em sua fala a importância do encontro para o fortalecimento do Serviço Único de assistência social (Suas ) e para a construção de novas políticas públicas, ressaltando que as propostas discutidas na Conferência Estadual serão levadas à Conferência Nacional, sempre considerando a realidade e a experiência regional do Amazonas.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

“Aqui discutimos propostas, ideias e planos que serão levados à conferência nacional, sempre com uma visão regionalizada, buscando evoluções e melhorias para a assistência social no Amazonas e em todo o Brasil”, destacou Kely Patrícia.

Com cerca de 300 participantes, entre delegados da representação governamental e da sociedade civil, incluindo usuários, entidades e trabalhadores do Suas, a conferência teve como tema central os 20 anos do Suas.

Segundo a secretária Executiva do Conselho Estadual de assistência social, Luana Tavares, para a região Norte e Nordeste, houve o aumento na distribuição de delegados eleitos para participarem da Conferência Nacional de assistência social, que acontecerá em Brasília/DF.

“O reconhecimento do fator amazônico e o aumento de vagas para delegados em conferências nacionais são, portanto, uma resposta à necessidade de garantir uma representação mais justa e equitativa para uma região de grande importância estratégica para o Brasil”, destacou.

O conselheiro nacional de assistência social e integrante da Gestão do trabalho do Suas, Marcílio Maquezine Ferrari, que acompanhou os dois dias de evento, também destacou a importância dos debates e da eleição dos delegados. Além dele, participaram Clara de Sá, técnica Ministério do Desenvolvimento e assistência social, Família e Combate à fome (MDS), e Pablo Wanzeller, do Fundo Nacional de assistência social (FNAS).

Foto: Jimmy Christian/SEAS

“A eleição dos delegados é fundamental, pois esses representantes vão à Conferência Nacional de assistência social, em Brasília, para definir as prioridades da assistência social em todo o país. Além disso, terão a missão de defender as propostas da Região Norte, especialmente do estado do Amazonas”, ressaltou.

Representatividade

A conferência também contou com a participação de representantes indígenas, como Apolinário Xamatawteri Yanomami, que destacou a importância de representar seu povo e levar informações para as comunidades Yanomami do município de Santa Isabel do Rio Negro, no estado do Amazonas.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

“Represento 24 comunidades Yanomami do município de Santa Isabel e vim participar dessa conferência estadual para debater com vocês e com meus parentes que estão aqui. É importante chegar até este espaço e levar as informações para o meu povo”, destacou Apolinário.

Lourdes Ferreira, assistente social de Parintins e eleita delegada para a Conferência Nacional, destacou a importância da representação do Amazonas no evento nacional.“Nós, delegados eleitos para a conferência nacional, temos o dever de levar propostas, lutar pelos direitos dos usuários e construir um Suas amazônico que reflita a realidade da nossa região”, afirmou.

O debate promoveu reflexões sobre os avanços, retrocessos e desafios enfrentados ao longo desse período, reforçando a importância de uma responsabilidade compartilhada entre as esferas de governo para assegurar um sistema justo, igualitário e adaptado às especificidades do território amazônico.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão debate construção de túnel entre Santos e Guarujá
Próximo artigo Grupo de trabalho da Câmara analisa leis de combate a crimes virtuais contra menores

Mais notícias desta categoria

Em Brasília, SES-AM apresenta experiências inovadoras em gestão de pessoas, na Mostra Nacional do Ministério da Saúde

10 horas atrás

Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

10 horas atrás

Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara

10 horas atrás

Corpo de Bombeiros desobstrui avenida Ferreira Pena, no Centro, interditada após tronco cair em cima de veículo

10 horas atrás

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição aos donos de 586 celulares resgatados

11 horas atrás

Profissionais de Enfermagem Oncológica debatem o uso de novas tecnologias na assistência ao paciente

11 horas atrás

Sejusc realiza ação itinerante como preparação para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

11 horas atrás

Amazonas Filarmônica promove ensaio sensorial com alunos surdos no Teatro Amazonas

11 horas atrás

Governo do Amazonas apoia evento científico sobre Neurodidática em Presidente Figueiredo

11 horas atrás

Agilidade no diagnóstico: HPS Platão Araújo efetuou mais de 192 mil exames nos últimos quatro meses

11 horas atrás

Em Itacoatiara, governador Wilson Lima fortalece os setores primário e social com investimentos de mais de R$ 2 milhões

12 horas atrás

Em menos de 15 dias, paciente do primeiro transplante de fígado do Delphina Aziz recebe alta

12 horas atrás
Em Iranduba, Polícia Militar do Amazonas apreende 112 tabletes de maconha em embarcação
Monitoramento contínuo: FVS-RCP atualiza situação das arboviroses no estado
Detran-AM alerta para novo golpe via WhatsApp
COP30: Sect lança Cartilha de Regularização Fundiária e participa de Reunião sobre a Associação dos Órgãos de Terra
Programas de infraestrutura urbana do Governo do Amazonas são destaque na Construnorte 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?