Por Agência Amazonas
Visando a ressocialização por meio da educação, os reeducandos enxergam a possibilidade de novas oportunidades
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa terceirizada Reviver e integrada com a Faculdade Estácio do Amazonas, realizou na manhã desta terça-feira (17/01), no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), a cerimônia de formatura de dois internos no Ensino Superior.
Matriculados em curso de Ensino a Distância (EAD), os detentos começaram a reescrever uma nova história, buscando não somente o diploma universitário, mas, principalmente, um recomeço de vida. Com duração de dois anos (de fevereiro de 2021 a dezembro de 2022), o curso superior em Logística foi composto por quatro períodos, com duas aulas na semana.
Os reeducandos frequentavam regularmente o polo EAD dentro do Compaj, com apoio de apostilas, material didático e supervisão do pedagogo da unidade. As Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), tiveram um bom índice de aproveitamento no curso e irão colar grau com a presença de seus familiares.
“Nós temos sob os nossos cuidados mais de 12 mil custodiados, mas basta um se formar que, para mim, já vai ser uma grande vitória. Nós iremos comemorar com o maior fervor do mundo. E saibam que todos que estão aqui têm o mesmo orgulho de estar presenciando a formatura de mais dois reeducandos no nível superior”, relata o secretário da Seap, Coronel Paulo Cesar.
“A gente acompanha o crescimento e diariamente vemos o progresso deles. É gratificante vermos que a oportunidade através da educação foi dada, e eles alcançaram este êxito que é a graduação, através desta força de vontade”, pontua Rafaela Soares, gerente de ressocialização.