Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Seap realiza cerimônia de formatura do primeiro reeducando graduado no ensino superior dentro do sistema prisional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Seap realiza cerimônia de formatura do primeiro reeducando graduado no ensino superior dentro do sistema prisional
Governo do Estado

Seap realiza cerimônia de formatura do primeiro reeducando graduado no ensino superior dentro do sistema prisional

4 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Divulgacao Seap 300x225 1


Há 17 minutos
Por Agência Amazonas

Luciano (nome fictício) conquistou um feito histórico ao conseguir um diploma cumprindo pena em uma unidade prisional do Amazonas

FOTO: Divulgação/SeapO programa de ressocialização Conhecimento que Liberta segue avançando e transformando vidas dentro do sistema prisional do Amazonas. Foi por intermédio dele que, nesta sexta-feira (17/12), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) pôde comemorar um momento histórico: a formatura do primeiro reeducando amazonense graduado no ensino superior dentro das unidades prisionais do Estado.

Trata-se do interno Luciano (nome fictício) que concluiu neste ano o curso superior de Tecnologia em Logística. A graduação teve a duração de dois anos e foi ministrada ao reeducando via Ensino a Distância (EaD) pela Universidade Estácio de Sá, da qual ele foi bolsista parcial após ser aprovado no vestibular realizado pela instituição.

A qualificação ocorreu na sala de educação a distância, localizada no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), unidade prisional situada no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

Na cerimônia desta manhã estiveram presentes o secretário titular da Seap, tenente-coronel Paulo Cesar Gomes; e o secretário executivo adjunto da pasta, coronel André Luiz Barros Gioia. Eles acompanharam a cerimônia ao lado dos familiares do reeducando recém-graduado– sua esposa, filha e mãe, que puderam assistir de perto a emoção do seu ente e lhe entregar o canudo de formatura –; o diretor do Compaj, Felipe Abreu; e demais diretores de unidades prisionais da capital.

Em seu discurso de formatura, o reeducando exaltou os programas de ressocialização da Seap e a oportunidade de poder concluir o ensino superior, dentro do sistema prisional.

“A palavra que resume esse momento é gratidão, pois sou grato por terem acreditado em mim, na minha mudança. Pude ter oportunidades aqui dentro que transformaram a minha vida e que pavimentaram o meu caminho até essa graduação. Estou muito feliz por esse momento e espero poder levar esse conhecimento para além dos muros, onde já tenho diversos planos profissionais”, disse ele.

Emocionado com o momento, o secretário titular da Seap, Paulo Cesar Gomes, parabenizou o reeducando pela graduação.

“Estamos celebrando aqui uma data importantíssima para a história do sistema prisional amazonense. Hoje tivemos o primeiro reeducando que finalizou um curso superior dentro de uma unidade prisional do Estado. E esse é um grande avanço para a nossa secretaria e para os nossos programas de ressocialização, que estão cada dia mais dando bons frutos para a nossa sociedade. Quero parabenizar o reeducando pela graduação, e dizer que seguiremos trabalhando arduamente para pavimentar o caminho dos demais alunos e internos rumo a ressocialização”, declarou o secretário.

Oportunidades – Atualmente, a parceria entre a Seap, a empresa terceirizada Reviver e a Universidade Estácio de Sá viabiliza a oferta do ensino superior para cerca de 189 reeducandos, distribuídos pelas cinco unidades prisionais de Manaus. No Compaj, mais de 30 internos inseridos no programa de ressocialização Conhecimento que Liberta estão cursando a graduação em cursos de média e longa duração.

Remição pelo estudo – Ao participar de cursos de graduação, os reeducandos têm o direito previsto na Lei de Execução Penal (LEP), Lei nº 7.210/1984, de remir um dia de sua pena a cada 12 horas de estudo.

Tags:Ensino SuperiorGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus entrega luvas, termômetros e testes de Covid-19 para fortalecer o Programa Saúde na Escola
Próximo artigo SSP AM CORONEL CLEDEMIR SILVA 300x225 1 Cidade Mais Segura: homem é preso com armas e drogas no bairro Zumbi dos Palmares

Mais notícias desta categoria

AMTUR FITUR FOTO ANAYRA BENEVIDES 3

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

2 anos atrás
FURTO 14a E 30a CICOM 768x1024 6

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás
6a CICOM SIMULACRO E DROGAS 1024x768 6

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás
FORCA TATICA ARMA 5

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?