Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Saúde registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Saúde registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no Amazonas
Governo do Amazonas

Saúde registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no Amazonas

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
FVS RCP Informe Virus Respiratorios FOTO Arquivo SES AM

Foram notificados 559 casos em 2025 e 844 em 2024, em igual período, conforme documento detalhado no https://www.fvs.am.gov.br

FVS RCP Informe Virus Respiratorios FOTO Arquivo SES AM
Saúde registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no Amazonas

FOTO: Arquivo/SES-AM

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), atualiza, nesta segunda-feira (26/05), o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas destacando a redução nos casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados a vírus respiratórios. O documento está disponível em https://www.fvs.am.gov.br.

No Amazonas, de 1º de janeiro a 24 de maio de 2025, foram registrados 1.574 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 559 por vírus respiratórios, o que representa uma redução de 33,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 844 casos.

De 1º de janeiro a 24 de maio de 2025, foram registrados 33 óbitos por vírus respiratórios. A queda foi de 19,5%, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 41 óbitos por SRAG devido a vírus respiratórios. Dos 33 óbitos em 2025, 20 foram por Covid-19, 10 por influenza A, 2 por influenza B e 1 por parainfluenza.

Nas últimas três semanas (27/04 a 24/05), a faixa etária mais atingida é de pessoas com 60 anos mais (32%); seguido da faixa etária de menores de 1 ano (27%); 40 a 59 anos (15%); 1 a 4 anos (13%); 5 a 9 anos (6%); 10 a 19 anos (4%); e 20 a 39 anos (2%).

Ainda nas últimas três semanas, os vírus respiratórios mais identificados em amostras laboratoriais encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP, foram: influenza A (47,8%), rinovírus (37%), influenza B (11,6%), adenovírus (5,5%), Vírus Sincicial Respiratório (3,5%), e bocavírus (1,1%).

Rede de Assistência Estadual

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a ação integrada entre vigilância e assistência vem contribuindo para o maior controle de SRAG no Estado. A rede estadual conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.

São estratégias essenciais no controle de SRAG nas unidades de saúde a triagem de sintomáticos respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de Covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento, conforme o quadro clínico do paciente.

Estratégias como o programa Alta Oportuna, implantado nos prontos-socorros infantis, são exemplos de ações que vêm contribuindo com o maior controle. A medida, que consiste em entregar aos pais o kit de medicamento e orientações para o tratamento em casa, após a alta hospitalar, não só vem ajudando a evitar que a criança retorne ao hospital, como também ajuda a desafogar a rede de urgência e emergência.

De acordo com a SES-AM, o atendimento inicial às síndromes gripais deve ser buscado nas Unidades Básicas de Saúde. Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar.

Medidas de Prevenção

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim orienta que, para prevenir as síndromes respiratórias, é fundamental adotar medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar) e evitar aglomerações.

É imprescindível que pessoas com sintomas respiratórios, profissionais de saúde, os que precisam entrar em contato com indivíduos sintomáticos e quem faz parte de grupo de risco, como idosos, quem tem comorbidades e indivíduos com doenças de imunossupressão usem máscara de proteção respiratória para evitar transmissão de vírus respiratórios:

É ainda essencial proteger crianças menores de seis meses de idade, evitando a exposição a ambientes de risco. A vacina contra Covid-19 e Influenza é distribuída para todo o Amazonas e é recomendada para o público elegível, sendo uma medida importante para a redução da transmissão e a prevenção de complicações graves das doenças.

Para mais informações, clique e confira

O post Saúde registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior gettyimages 1183533396 768x512 1 Comissão especial debate sustentabilidade fiscal dos municípios
Próximo artigo cultura Universo Geek Museu foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 8 1 1024x683 1 Universo Geek Museu reforça a economia criativa em Manaus e transforma cultura geek em oportunidade de renda

Mais notícias desta categoria

Educacao Jeas Aluna Geovanna Foto Euzivaldo Queiroz 1024x682 1

JEA’s: conquistas das primeiras medalhas marcam segundo dia de competições

7 horas atrás
SES Implantacao Cieges3 Fotos Evandro Seixas 1024x666 1

Governo do Amazonas implanta Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS no estado

7 horas atrás
UGPE GOVERNO AVANC807 A NA SOLUC807 A771 O DE MORADIA PARA FAMI769 LIAS DO MONTE HOREBE FOTO TIAGO CORREA UGPE 06 1024x683 1

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

1 dia atrás
UGPE RESERVATO769 RIOS PROSAI AO CENTRO SECRETARIO MARCELLUS CAMPELO E O GOVERNADOR WILSON LIMA FOTO TIAGO CORREA UGPE02 1024x682 1

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 145900 1024x682 1

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 154254 2 1024x682 1

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

1 dia atrás
PCAM GILMARA LIMA DA SILVA FOTO DIVULGACAO 1024x958 1

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 133711 1024x719 1

Ipaam sensibiliza mais de 800 estudantes sobre prevenção de queimadas e desmatamento em Silves

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 132543 1024x768 1

Subvenção Econômica: ADS realiza ação itinerante no interior para credenciamento de juticultores e malveiro

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 18 at 125601 1 1024x768 1

Em Santo Antônio do Içá, Sepror realiza cursos para agricultores familiares indígenas de Vila Betânia Macurane

1 dia atrás
SEDEL Arena da Amazonia Recebe Jogo das Estrelas FOTO Divulgacao Sedel 1024x576 1

Arena da Amazônia recebe evento com nomes históricos do futebol brasileiro

1 dia atrás
Cultura SEA Solista Dan Stumo Solista Anne Jezini Maestro Marcelo de Jesus Solista Dudu Brasil Solista Agenor Vasconcelos foto Divulgacao 2 1024x845 1

‘Amassunu’ transforma o Teatro Amazonas em rio de sons da floresta e da cultura amazônica

1 dia atrás

Concurso Miss Barbie celebra diversidade e realiza sonhos no Palacete Provincial

Em Boca do Acre, agricultores familiares e pescadores artesanais demandam R$ 552,6 mil em crédito rural

Limpa Crédito: Afeam intensifica ações de liquidação e renegociação em Itapiranga, Silves, Jutaí e Fonte Boa

Secretaria de Educação convoca mais 114 candidatos do PSS para atuação no interior do Amazonas

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?