Para ampliar a rede de diagnóstico de Infecção latente da Tuberculose (ILTB), o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) realiza a distribuição de cinco testes, com 44 amostras cada, para detecção da infecção para laboratórios de referência no Amazonas.
Há 30 minutos
Por Agência Amazonas
Testes são para ampliação de diagnóstico da ILTB
A distribuição dos testes Igra (sigla em inglês para ensaios de detecção de interferon gama em amostras de sangue) é realizada para laboratórios da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Laboratório da Fronteira de Tabatinga (Lafron), vinculado à FVS-RCP; da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) e da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
O Lacen-AM é integrante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). No Amazonas, o Lacen-AM é um dos laboratórios que processam as amostras do teste de detecção de ILTB.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a detecção da tuberculose antes de acometer o paciente com sintomas, ainda enquanto infecção, é estratégia fundamental para redução da taxa de disseminação no Amazonas.
O público para realização dos testes são crianças com idade igual ou acima de 2 anos e menor que 10 anos; pessoas que têm contato com casos de tuberculose ativa; candidatos a transplante de células-tronco; e pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), mais especificamente os que têm contagem de linfócitos T-CD4+ maior que 350 células/mm3.
Prevenção intensificada
De acordo com a farmacêutica bioquímica, Adriana Ferreira, os testes vão intensificar as ações de prevenção da tuberculose, enquanto doença, no Amazonas.
“O diagnóstico da infecção latente por tuberculose é uma estratégia para prevenir a transmissão de tuberculose e reduzir a doença no Amazonas, por meio do diagnóstico e tratamento precoces da doença. Quanto antes o tratamento for feito, menor será o sofrimento do paciente”, ressalta Tatyana.
Igra
O teste Igra (ensaio de liberação de Interferon-gama) é um dos métodos de maior precisão para identificar a tuberculose latente, analisado e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O exame é realizado com amostra de sangue e requer visita ao médico, apresentando resultado rápido e seguro.
“O teste Igra incorporado ao SUS serve para o rastreio da infecção latente da tuberculose, com o objetivo de quantificação da resposta imune celular de Linfócitos T, a partir de amostras de sangue periférico”, específica a farmacêutica.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a Vigilância Laboratorial por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).