Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Saúde faz testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Instituto da Mulher Dona Lindu
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Cidades > Saúde faz testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Instituto da Mulher Dona Lindu
CidadesEstadosGestão Estadual

Saúde faz testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Instituto da Mulher Dona Lindu

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A ação faz parte da programação do Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

O Programa Estadual de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) promove, nesta quarta-feira (26/10) e quinta-feira (27/10), a testagem rápida para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C no Instituto da Mulher Dona Lindu, na zona centro-sul de Manaus. As testagens são para o público interno da maternidade.

O programa integra a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM).

Os testes são ofertados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA-Itinerante), que funciona no ônibus da FVS-RCP. São testes rápidos para os profissionais de saúde e os acompanhantes das gestantes e puérperas do instituto. A ação faz parte da programação voltada para o Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

“Continuamos com as ações de testagem rápida para a identificação de casos, principalmente nos acompanhantes da unidade, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão das doenças. E, para a aplicação do tratamento adequado, o diagnóstico precoce é muito importante”, comenta a coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s na FVS-RCP, Luciana Koba.

A programação do Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita teve início no dia 14 de outubro, com o Webinar do Manejo Clínico de Sífilis. A ação de testagem rápida também foi realizada na Maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus, nos dias 18 e 19 de outubro.

Cenário

A sífilis passou a ser notificada pelos órgãos de saúde em 2010, podendo ser registrada como sífilis adquirida, sífilis em gestante ou sífilis congênita. No Amazonas, até setembro de 2022, são 2.821 casos de sífilis, 1.547 sífilis em gestante e 265 sífilis congênita.

Dia Nacional

O 3º sábado do mês de outubro, que neste ano foi dia 16 de outubro, foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da lei nº 13.430/2.017.

O objetivo com as ações é estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como IST.

A lei n° 5.851/2.022, sancionada pelo Governo do Estado, instituiu no Amazonas a Campanha Estadual de Incentivo à Investigação e Prevenção à Sífilis Congênita, com o estímulo a realização de ações preventivas durante todo o mês de outubro.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

O post Saúde faz testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C no Instituto da Mulher Dona Lindu apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Manausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PC-AM solicita apoio para localizar duas pessoas que desapareceram em Manaus
Próximo artigo Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação de via em solo natural no bairro Nova Vitória

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

2 dias atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

2 dias atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

2 dias atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

3 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

3 dias atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

3 dias atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

4 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

4 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

4 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

4 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

4 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

4 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?