Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Saúde é tema de Projetos de Lei apresentados pelos parlamentares estaduais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Saúde é tema de Projetos de Lei apresentados pelos parlamentares estaduais
ALEAMGestão Estadual

Saúde é tema de Projetos de Lei apresentados pelos parlamentares estaduais

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rephrase my Entraram na pauta de tramitação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), dois Projetos de Lei relacionados à saúde, sendo que um deles altera a legislação da pessoa com deficiência, incluindo um plano de capacitação de profissionais que lida com crianças com deficiência vítimas de violência doméstica.
Trata-se do Projeto de Lei nº 664/2024, de autoria da deputada Débora Menezes (PL), que altera a legislação relativa à pessoa com deficiência no Amazonas, incluindo o Plano Estadual “Além dos Olhos”.
Pelo projeto ficam instituídas as diretrizes para criação do Plano Estadual “Além dos Olhos”, destinado à capacitação e sensibilização de profissionais que atuam direta ou indiretamente com o público infantil, visando à identificação precoce e à prevenção de abusos, maus-tratos e violência contra crianças com deficiência.
Os conteúdos abordados nas ações do Plano Estadual “Além dos Olhos”, preferencialmente, incluirão orientações sobre sinais de abuso e violência contra crianças com deficiências, considerando as particularidades de cada tipo de deficiência; técnicas de abordagem adequada para crianças com deficiências que sejam vítimas de violência ou abuso; e canais de denúncia e formas de proteção às vítimas entre outras.
“Esta é uma iniciativa com foco na capacitação de profissionais que estão na linha de frente, aqueles que interagem diariamente com o público infantil, e que têm o poder de transformar vidas com o simples ato de perceber uma mudança de comportamento, uma expressão diferente ou um olhar de angústia. Estes profissionais serão habilitados com as ferramentas necessárias para identificar precocemente os abusos e, com isso, salvar vidas”, explicou a deputada Débora.
Já o Projeto de Lei nº 665/2024, da deputada Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), pretende instituir a Política Pública de Orientação, Predição e Prevenção à Pré-Eclâmpsia.
A pré-eclâmpsia é uma condição complexa e potencialmente grave que afeta gestantes, caracterizada pelo aumento da pressão arterial e presença de proteínas na urina após a 20ª semana de gestação.
Segundo dados da Organização Mundial da saúde (OMS), a pré-eclâmpsia e suas complicações são responsáveis por uma significativa parcela das mortes maternas em todo o mundo, além de aumentar o risco de complicações para o recém-nascido, como baixo peso ao nascer e prematuridade.
O objetivo é reduzir a incidência e os impactos da pré-eclâmpsia entre gestantes com a promoção da educação e conscientização sobre a pré-eclâmpsia entre gestantes, familiares e profissionais de saúde, ofertando informações sobre os sinais de alerta para complicações na gravidez; a identificação precoce de gestantes em risco de desenvolver pré-eclâmpsia, por meio de triagem e acompanhamento contínuo, para que possam receber as medidas preventivas e maior vigilância materno-fetal já no prim  

Tags:ALEAMDenúnciasViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Abertas as inscrições para o Webinário “Diálogos Contemporâneos sobre o Direito Animal e Criação dos cães: Aspectos Jurídicos e sua face com o Poder Judiciário”  
Próximo artigo Decisão do STF e eleições em Manaus marcam Sessão Plenária na Assembleia Legislativa

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

2 dias atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

2 dias atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

2 dias atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

2 dias atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

3 dias atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

3 dias atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

3 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

3 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

3 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

3 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

4 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

4 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?