Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Saúde Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Saúde Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado
Governo do Amazonas

Saúde Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Foram notificados 708 casos em 2025 e 1.085 em 2024, em igual período, conforme documento detalhado no https://www.fvs.am.gov.br

FOTO: Arquivo/SES-AM

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), atualiza, nesta segunda-feira (30/06), o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas destacando a redução nos casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados a vírus respiratórios. O documento está disponível em https://www.fvs.am.gov.br.

No Amazonas, de 1º de janeiro a 28 de junho de 2025, foram registrados 2.429 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 708 por vírus respiratórios, o que representa uma redução de 34,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 1.085 casos.

De 1º de janeiro a 28 de junho de 2025, foram registrados 42 óbitos por vírus respiratórios. A queda foi de 16%, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 50 óbitos por SRAG devido a vírus respiratórios. Dos 42 óbitos em 2025, 20 foram por covid-19, 16 por influenza A, 3 por rinovírus, 2 por influenza B e 1 por parainfluenza.

Nas últimas três semanas (15/06 a 28/06), a faixa etária mais atingida é de menores de 1 ano (63%), 1 a 4 anos (29%), 5 a 9 anos (4%) e 60 anos ou mais (4%).

Ainda nas últimas três semanas, os vírus respiratórios mais identificados em amostras laboratoriais encaminhadas ao Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP, foram: rinovírus (58,2%), Vírus Sincicial Respiratório (30,9%), influenza A (13,8%), adenovírus (7,8%), metapneumovírus (3,5%) e influenza B (1,8%).

REDE de Assistência Estadual

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, a ação integrada entre vigilância e assistência vem contribuindo para o maior controle de SRAG no Estado. A REDE estadual conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.

São estratégias essenciais no controle de SRAG nas unidades de saúde a triagem de sintomáticos respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de Covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento, conforme o quadro clínico do paciente.

Estratégias como o programa Alta Oportuna, implantado nos prontos-socorros infantis, são exemplos de ações que vêm contribuindo com o maior controle. A medida, que consiste em entregar aos pais o kit de medicamento e orientações para o tratamento em casa, após a alta hospitalar, não só vem ajudando a evitar que a criança retorne ao hospital, como também ajuda a desafogar a REDE de urgência e emergência.

De acordo com a SES-AM, o atendimento inicial às síndromes gripais deve ser buscado nas Unidades Básicas de saúde. Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar.

Medidas de prevenção

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim orienta que, para prevenir as síndromes respiratórias, é fundamental adotar medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar) e evitar aglomerações.

É imprescindível que pessoas com sintomas respiratórios, profissionais de saúde, os que precisam entrar em contato com indivíduos sintomáticos e quem faz parte de grupo de risco, como idosos, quem tem comorbidades e indivíduos com doenças de imunossupressão usem máscara de proteção respiratória para evitar transmissão de vírus respiratórios.

É ainda essencial proteger crianças menores de seis meses de idade, evitando a exposição a ambientes de risco. A vacina contra Covid-19 e Influenza é distribuída para todo o Amazonas e é recomendada para o público elegível, sendo uma medida importante para a redução da transmissão e a prevenção de complicações graves das doenças.

Para mais informações, clique e confira

O post Saúde Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Próximo artigo Comissão do Esporte debate regras para uso de pistas de atletismo no Brasil

Mais notícias desta categoria

Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.

3 horas atrás

Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas

3 horas atrás

Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026

5 horas atrás

Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados

5 horas atrás

Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento

5 horas atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal

5 horas atrás

Entrega de título definitivo garante segurança jurídica e novas perspectivas para famílias no Amazonas

7 horas atrás

SES-AM confirma plantao 24 horas em 25 unidades de urgencia e emergencia no Natal e Ano Novo e detalha esquema de atendimento

8 horas atrás

Programa de Aquisição de Alimentos compra 686.611 quilos e atende 47.074 famílias no Amazonas em 2025

22 horas atrás

Operação na Base Arpão 2 resulta em apreensão de 15 quilos e prisão por tráfico de drogas após abordagem a embarcação

22 horas atrás

Governo do Amazonas encerra Natal Itinerante com distribuição de 1,5 mil brinquedos em Iranduba

22 horas atrás

FVS-RCP orienta sobre alimentação equilibrada e segurança alimentar durante festas de fim de ano

1 dia atrás
Prosamin+ reassenta 1.734 famílias e entrega Parque Residencial Maués para Natal em Manaus
Governo do Amazonas entrega 500 cartões do Auxílio Estadual e anuncia R$ 1,5 milhão em Iranduba para fomento rural e ações sociais
Arena da Amazônia preparada para receber o Campeonato Amazonense de Futebol 2026 com manutenção concluída
Afeam aplica mais de R$ 127 milhões em Manaus em 2025 para fortalecer comércio e serviços
CBMAM conclui curso de mergulho com 22 especialistas e amplia quadro para 62 mergulhadores no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?