Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Saúde Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Saúde Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado
Governo do Amazonas

Saúde Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado

2 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Foram notificados 708 casos em 2025 e 1.085 em 2024, em igual período, conforme documento detalhado no https://www.fvs.am.gov.br

FOTO: Arquivo/SES-AM

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), atualiza, nesta segunda-feira (30/06), o Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas destacando a redução nos casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados a vírus respiratórios. O documento está disponível em https://www.fvs.am.gov.br.

No Amazonas, de 1º de janeiro a 28 de junho de 2025, foram registrados 2.429 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 708 por vírus respiratórios, o que representa uma redução de 34,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 1.085 casos.

De 1º de janeiro a 28 de junho de 2025, foram registrados 42 óbitos por vírus respiratórios. A queda foi de 16%, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 50 óbitos por SRAG devido a vírus respiratórios. Dos 42 óbitos em 2025, 20 foram por covid-19, 16 por influenza A, 3 por rinovírus, 2 por influenza B e 1 por parainfluenza.

Nas últimas três semanas (15/06 a 28/06), a faixa etária mais atingida é de menores de 1 ano (63%), 1 a 4 anos (29%), 5 a 9 anos (4%) e 60 anos ou mais (4%).

Ainda nas últimas três semanas, os vírus respiratórios mais identificados em amostras laboratoriais encaminhadas ao Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da FVS-RCP, foram: rinovírus (58,2%), Vírus Sincicial Respiratório (30,9%), influenza A (13,8%), adenovírus (7,8%), metapneumovírus (3,5%) e influenza B (1,8%).

REDE de Assistência Estadual

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, a ação integrada entre vigilância e assistência vem contribuindo para o maior controle de SRAG no Estado. A REDE estadual conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.

São estratégias essenciais no controle de SRAG nas unidades de saúde a triagem de sintomáticos respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de Covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento, conforme o quadro clínico do paciente.

Estratégias como o programa Alta Oportuna, implantado nos prontos-socorros infantis, são exemplos de ações que vêm contribuindo com o maior controle. A medida, que consiste em entregar aos pais o kit de medicamento e orientações para o tratamento em casa, após a alta hospitalar, não só vem ajudando a evitar que a criança retorne ao hospital, como também ajuda a desafogar a REDE de urgência e emergência.

De acordo com a SES-AM, o atendimento inicial às síndromes gripais deve ser buscado nas Unidades Básicas de saúde. Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar.

Medidas de prevenção

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim orienta que, para prevenir as síndromes respiratórias, é fundamental adotar medidas simples, como a higienização frequente das mãos, a prática da etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar) e evitar aglomerações.

É imprescindível que pessoas com sintomas respiratórios, profissionais de saúde, os que precisam entrar em contato com indivíduos sintomáticos e quem faz parte de grupo de risco, como idosos, quem tem comorbidades e indivíduos com doenças de imunossupressão usem máscara de proteção respiratória para evitar transmissão de vírus respiratórios.

É ainda essencial proteger crianças menores de seis meses de idade, evitando a exposição a ambientes de risco. A vacina contra Covid-19 e Influenza é distribuída para todo o Amazonas e é recomendada para o público elegível, sendo uma medida importante para a redução da transmissão e a prevenção de complicações graves das doenças.

Para mais informações, clique e confira

O post Saúde Amazonas registra redução de casos e óbitos no informe de Vírus Respiratórios no estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Próximo artigo Comissão do Esporte debate regras para uso de pistas de atletismo no Brasil

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega 150 novos títulos definitivos de propriedade em Novo Airão

4 horas atrás

Governo do Amazonas fortalece políticas de acessibilidade em Novo Airão

4 horas atrás

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Novo Airão e amplia ações de saúde e inclusão

4 horas atrás

Teatro Amazonas celebra protagonismo lírico com estreia inédita da “Trilogia Tudor”

6 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas desativa artefato explosivo na zona oeste de Manaus

6 horas atrás

Governo Presente: Suhab oferece serviços habitacionais aos moradores do bairro Novo Aleixo

6 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa investiga perdas na produção de frutas e propõe soluções para reduzir desperdícios

6 horas atrás

Setemp disponibiliza serviços de crédito e apoio ao empreendedorismo durante a 2ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam

6 horas atrás

Mais de 50 mil itens irregulares são destruídos pelo Ipem-AM, em Manaus

7 horas atrás

Prevenção em saúde é destaque da FVS-RCP na 2ª Feira de Negócios da Afeam

7 horas atrás

Atividades físicas realizadas nos Centros de Convivência contribuem para saúde mental

8 horas atrás

Amazonas conquista primeiras medalhas nos Jogos da Juventude 2025

8 horas atrás
Em Novo Airão, governador Wilson Lima vistoria obras da AM-352 e destaca investimentos de R$ 257 milhões para infraestrutura do município
Cosama faz diagnóstico técnico para projetar melhorias no sistema de abastecimento de água de Autazes
Último dia da 2ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam reúne palestras, crédito e renegociação
De graffiti a fotografia: Casa das Artes reabre com novas mostras e mural em homenagem a compositor amazonense
Projeto social ‘Seap Mais Família’ visa fortalecer vínculos familiares dos internos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?