Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Saúde Amazonas: Governo amplia atendimentos eletivos no Hospital Delphina Aziz
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Saúde Amazonas: Governo amplia atendimentos eletivos no Hospital Delphina Aziz
Gestão Estadual

Saúde Amazonas: Governo amplia atendimentos eletivos no Hospital Delphina Aziz

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Governador Wilson Lima e o secretário de Saúde, Marcellus Campelo – FOTO: Arthur Castro/Secom

Como parte das ações do programa “Saúde Amazonas”, lançado pelo governador Wilson Lima no dia 31 de agosto, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz inicia, neste mês de setembro, a retomada de atendimentos gerais com uma nova carta de serviços à população. 

Após ser referência para pacientes com novo coronavírus (Covid-19), o hospital se tornará unidade de retaguarda e referência cirúrgica para a rede estadual de saúde, com o aumento na oferta gradual de consultas, exames e cirurgias.

“Com o ‘Saúde Amazonas’, estamos reorganizando toda a rede de assistência, e o Hospital Delphina Aziz é essencial nesse processo, essencial para que a gente possa diminuir as filas, que é a nossa prioridade maior, e melhorar o atendimento da população”, destacou o governador Wilson Lima.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) elaborou um plano de trabalho para a unidade, que deixará de ser porta aberta, a fim de reforçar o sistema de saúde e promover a redução das filas de espera. A abertura nos próximos dias do Hospital Delphina Aziz vai possibilitar a oferta de mais 12,5 mil consultas e 88,2 mil exames, já a partir de outubro.

O secretário titular da SES-AM, Marcellus Campêlo, destacou a importância que o hospital, que continuará atendendo pacientes com Covid-19,  terá nesse novo momento.

“Nós estamos em um período em que os números da pandemia já mostram que nós podemos dividir o Delphina Aziz, mantendo uma ala específica de referência para o Covid. Porém, nós temos um potencial instalado muito grande no Delphina que vai servir de grande retaguarda para a rede de saúde da capital e do interior do estado”.

Durante o mês de setembro, o hospital vai funcionar com parte da capacidade para que, no mês seguinte, esteja com 100% dos serviços disponíveis. “Vamos utilizar o Delphina, a partir do mês de outubro, já na sua capacidade full (completa). Em setembro iniciamos um processo, porque vamos fazer uma transição, que hoje está exclusivo para Covid, para a divisão entre Covid e as cirurgias eletivas e o atendimento de retaguarda na rede”, disse.

Novas especialidades – O secretário executivo de Assistência da Capital, Thales Schincariol, destaca que o hospital será voltado para cirurgias como vascular (fístula), geral e urológica, além de outras especialidades. A unidade de saúde vai contar com 342 leitos, sendo 20 UTI adulto, 50 UTI adulto para pacientes com Covid-19 e 84 clínicos.

“A reabertura do Delphina está obedecendo às regras de necessidades de assistências especializadas. Até porque a gente tem que deixar uma reserva funcional para pacientes de Covid-19. Por mais que (os casos) tenham diminuído, manteremos alguns leitos de reserva para o caso de uma necessidade de subida no aumento da incidência da doença”, ressaltou Thales. 

Consultas e exames – Em relação ao atendimento ambulatorial, serão atendidos pacientes regulados pela Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura) para especialidades como cardiologia geral e pediátrica, nefrologia geral, pneumologia geral e pediátrica, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia. Já no ambulatório cirúrgico, serão realizadas consultas para avaliação nas especialidades de cirurgia geral, urologia e vascular.

O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Delphina Aziz irá contemplar cerca de 40 procedimentos, entre os quais estão exames radiológicos, diagnóstico por ultrassonografia, diagnóstico em cardiologia, terapias especializadas, eletrocardiograma, colonoscopia, esofagogastroduodenoscopia (EDA), ressonância magnética e tomografia.

Pediatria – Apesar de se tornar unidade de retaguarda hospitalar para adulto, o Hospital Delphina Aziz vai ofertar apoio diagnóstico de imagem e ambulatorial na área pediátrica.

A unidade será referência para os três Hospitais e Pronto-Socorros da Criança e para atendimento da fila de espera do sistema de regulação. Exames como ressonância por sedação, tomografia e consultas em especialidades como cardiologia, endocrinologia e neurologia serão realizados no Delphina Aziz, ampliando a rede de assistência infantojuvenil.

“Nós vamos ampliar essa carta de serviços para pediatria, oferecer mais serviços agora do que antes da pandemia para a pediatria”, detalhou Marcellus Campêlo.

Tags:Governo do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Serviço de city tour por ponto turístico de Manaus retorna neste mês
Próximo artigo Evento clandestino com mais de 4 mil pessoas é interditado, em Manaus

Mais notícias desta categoria

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

8 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Propositura de Isaac Tayah concede Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao Delegado Cícero Túlio

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?