saúde AM Digital inaugura três telessalas no Médio Solimões para ampliar acesso a consultas e exames remotos.
O governador Wilson Lima inaugurou neste sábado (17/01), na região do Médio Solimões, três novas salas do programa saúde AM Digital: duas de teleconsulta e uma de telediagnóstico, nos municípios de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus) e Uarini (a 565 quilômetros de Manaus). Com as entregas, o Amazonas passa a contar com 113 telessalas em funcionamento, distribuídas em 46 municípios.
Instalações e localização
Em Maraã, a sala de teleconsulta foi instalada na unidade básica de saúde (UBS) Nicolau Madureira, na avenida Perimetral, bairro Benedito Ramos. Em Uarini, a UBS Mário Lopes, na rua Prudente de Moraes, Centro, recebeu uma sala de teleconsulta e uma de telediagnóstico.
As telessalas estão equipadas com aparelhos de eletrocardiograma (ECG), MAPA, Holter e outros equipamentos de telediagnóstico, o que possibilita a emissão de laudos à distância e o acompanhamento de pacientes, especialmente os com doenças crônicas. A estrutura reduz deslocamentos e o tempo de espera para a população ribeirinha e de áreas isoladas.
Serviços e funcionalidades
O programa oferece atendimento em 17 especialidades médicas e multiprofissionais, entre elas dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, cardiologia, ortopedia, pediatria, ginecologia, nutrição e geriatria. O sistema permite o agendamento de consultas e o acesso remoto aos resultados de exames pelo aplicativo saúde AM Digital, disponível gratuitamente para celulares com internet. Além das telessalas, pacientes com consultas agendadas pelo Sisreg podem realizar o atendimento diretamente de casa pelo aplicativo, que reúne histórico médico, resultados e prescrições, e conta com assistente virtual integrada ao WhatsApp.
Durante a inauguração, o governador afirmou: “Nós estamos universalizando o acesso à saúde com a telemedicina. É a ferramenta mais atualizada para chegar a lugares tão distantes onde há complexidade logística, como é o caso do nosso estado. No nosso telessaúde temos 17 especialidades para pacientes que, antes, necessitariam ir até Tefé ou até a Capital para receber esse atendimento”.
Reações da população e autoridades
Participaram das agendas de inauguração os prefeitos de Maraã e Uarini, Edir Castelo Branco e Marcos Martins; o deputado estadual Carlinhos Bessa; a secretária de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud; além de vereadores e demais autoridades.
O aposentado Carlos Cirqueira Rocha, 61 anos, morador de Maraã, foi atendido por teleconsulta e disse: “Essa experiência foi muito boa, é uma tecnologia ótima. Eu gostei muito da Teleconsulta, o médico me atendeu muito bem. Eles consultam a gente como se estivesse no próprio hospital, na própria UBS. É muito bom e importante para a população, porque nós sabemos que tem muita gente que não tem condições de ir na capital em busca de saúde”.
Orismar Lopes, 63 anos, que realizou exame de eletrocardiograma e teve acesso ao serviço de telediagnóstico, ressaltou a importância de contar com atendimento especializado no próprio município diante das dificuldades de deslocamento.
Segurança e infraestrutura complementar
Além das ações em saúde, o governador entregou veículos para reforçar a segurança local: em Maraã foram entregues duas viaturas para a polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e duas para a polícia Militar do Amazonas (PMAM); em Uarini, foram entregues duas viaturas para a PMAM. As viaturas têm tecnologia embarcada e estão interligadas ao sistema Paredão, o que permite a identificação de veículos roubados ou furtados na capital e levados para o interior.
As entregas seguem o cronograma do Governo do Amazonas para reforço da Segurança Pública no estado, com atenção ao interior.
Assuntos nesse artigo:
#telessaude, #saudeamdigital, #teleconsulta, #telediagnostico, #wilsonlima, #maraa, #Uarini, #mediosolimoes, #telessalas, #ubs, #ecg, #holter, #mapa, #sisreg, #aplicativo, #telemedicina, #saude, #seguranca, #viaturas, #paredao


