Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Sassá apresenta balanço do ano
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Câmara de Vereadores > Sassá apresenta balanço do ano
Câmara de VereadoresPolítica

Sassá apresenta balanço do ano

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

O fim de ano é sempre hora de reflexão e de lembrar aquilo que fizemos durante os últimos doze meses e o vereador Sassá da construção civil tem muito a recordar. Pois o ano foi cheio de lutas em prol do povo.

Em sua retrospectiva o parlamentar destaca a aprovação e sanção de Leis importantes, como a Lei 2.857, sancionada pelo prefeito David Almeida no dia 08 de março de 2022 que proíbe a inauguração e entrega de obras públicas inacabadas ou que não estejam em condições de atender à população.

“Essa é uma Lei muito importante para a sociedade, a exemplo do viaduto do Manoa, que foi inaugurado numa noite e interditado no outro porque não estava no padrão e precisou de reparos para poder ser utilizado. Penso que a sociedade não PODE ficar à mercê da irresponsabilidade de um agente público. Uma obra leva meses ou anos para ficar pronta e quando entregue ainda vem com defeitos, não PODE. Os responsáveis precisam ser punidos como prevê a lei”, explicou o vereador.

LUTA PARA CRIAR CPI CONTRA ÁGUAS DE Manaus

Outra questão que o parlamentar trabalhou muito em plenário e nos bastidores da Câmara Municipal de Manaus, mas infelizmente, não conseguiu tirar do papel, foi a CPI da Águas de Manaus. Sassá é um dos autores da proposta que quer investigar a concessionária por causa do mau serviço, alvo de várias denúncias da população, e das cobranças indevidas como a revoltante TAXA DE ESGOTO de 100%.

“Essa empresa rouba o povo. E tem vereador sendo conivente com esses abusos. Eu fico revoltado que vamos virar o ano sem conseguir a última assinatura para instalar a CPI.” Eu tinha fé que depois que passasse o período eleitoral, os colegas assinariam o documento, mas dos 41, apenas 13 assinaram. Precisamos que um terço assine. Não vamos desistir. Uma hora, a Águas de Manaus vai ter que se explicar, e não é pra mim não, quem quer isso é o povo.”

LUTA CONTRA A AMAZONAS ENERGIA

Sassá também relembra os momentos que enfrentou a Amazonas Energia na tribuna, em uma das vezes, ele desafiou a concessionária a instalar os polêmicos medidores aéreos de energia, primeiro nos condomínios, depois nas áreas periféricas. Na ocasião o parlamentar também convocou o povo a não deixar a concessionária instalar os medidores.

“Eu disse isso porque é muito fácil começar pelos pobres, cobrar mais dos pobres. Porque lá na periferia não mora advogados, juízes, desembargadores… Então é mais fácil começar a testar um sistema cobrando mais de quem acham que não podem se defender”.

E por falar nisso, por conta de um problema semelhante, o parlamentar foi para rua junto com moradores do Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na zona Norte, protestar quando a Amazonas Energia deixou a comunidade inteira sem energia. O parlamentar conta que ficou revoltado com a situação e foi pra frente da concessionária pedir o religamento. Não demorou muito até que representantes da empresa recebessem Sassá e uma comissão de moradores e tudo foi resolvido no mesmo dia.

“O povo tem seus direitos. A gente não PODE ficar calado diante das arbitrariedades. Ninguém PODE desligar a energia de uma comunidade inteira sem avisar, sem pensar que ali tem pessoas idosas doentes, crianças e comerciantes que podem perder tudo.” Então, se é pra defender o direito do povo eu sempre vou estar junto”.

DEFESA DO trabalhador

Sassá, como sempre, também foi um aliado importante dos trabalhadores: Foi uma peça importante para zerar o cadastro reserva dos concursados da Semed, votou a favor do aumento salarial de servidores municipais e virou uma fera, quando, por um erro, foi aprovado um texto que poderia extinguir a função dos cobradores de ônibus de Manaus.

“Eu era da base aliada do prefeito, mas percebi que o texto colocaria em risco o emprego de milhares de cobradores de ônibus. Lembro que os trabalhadores vieram protestar aqui na Câmara e nós descemos para conversar e os trouxemos para a Galeria. Então, eu e uma comissão de vereadores organizamos uma conversa com o prefeito e tudo foi esclarecido e mudado”.

EM DEFESA DO POVO DAS COMUNIDADES

O parlamentar também trabalhou em centenas de ofícios, indicações e requerimentos para trabalhos de melhorias em comunidades como limpeza e capinação de ruas, construção de pontes de madeira e asfaltamento. Mas a Comunidade Fé em Deus foi o trabalho que mais marcou essa atuação durante o ano.

“A comunidade aguardava há anos por serviços de infraestrutura, os moradores não tinham acesso a serviços essenciais como ambulâncias, viaturas da polícia e carros de aplicativo não entravam lá. Então conversamos com o secretário da Seminf e com o prefeito e conseguimos levar a tão sonhada rua asfaltada aos moradores. Lembro que uma das moradoras mais antigas da comunidade me abraçou e chorou porque agora ia conseguir chamar Uber. Eu não fiz mais que minha obrigação, mas perceber o quanto a gente PODE melhorar a vida das pessoas não tem preço.”

PROJETOS SOCIAIS

Paralelo a tudo isso, Sassá também desenvolveu diversos trabalhos sociais. No combate à fome, distribuiu durante o ano, cerca de 600 cestas básicas a pessoas em situação de pobreza e concretizou um projeto importante na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Zona Norte de Manaus, a Escolinha de futebol Meninos do Sassá. Um projeto que prioriza meninos e meninas de 6 a 12 anos de idade e só exige bom aproveitamento escolar.

“É um projeto importante porque a gente tira esses meninos e meninas da ociosidade, dando oportunidade com a prática esportiva. Lá eles aprendem a ter disciplina, trabalho em equipe, e sobre a importância da educação porque só fica lá quem tem um bom aproveitamento escolar. Eu sou muito realizado com esse projeto e prendendo continuar investindo nesse tipo de ação”, finalizou o vereador.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador

Tags:David AlmeidaDenúnciasManausmanchetePolíciaProjetos sociais
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior RedeTrilhas tem a adesão da primeira trilha de longo curso aquática
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem na comunidade Riacho Doce

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

8 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

8 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

8 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

8 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

8 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

8 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

8 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

8 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

8 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

8 meses atrás

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

11 meses atrás

Projeto cria política de incentivo ao uso de etanol nos carros

11 meses atrás
Projeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência
Projeto garante à gestante vítima de violência sexual agendamento prioritário em exames relacionados à gestação
Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Nacional do Cerrado
Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulga nota sobre denúncias contra ministro Sílvio Almeida
Câmara pode retormar análise da reforma tributária e discutir transição sobre desoneração da folha
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?