Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Saneamento básico: Governo do Amazonas destaca programas e ações durante audiência pública na Aleam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Saneamento básico: Governo do Amazonas destaca programas e ações durante audiência pública na Aleam
Governo do Amazonas

Saneamento básico: Governo do Amazonas destaca programas e ações durante audiência pública na Aleam

12 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

No evento, foram discutidos temas como a qualidade da água e gestão de resíduos sólidos nos municípios do Amazonas

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Os programas do Governo do Amazonas voltados para o saneamento básico foram destacados durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (14/04). O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, que representou o governador Wilson Lima, enfatizou as iniciativas desenvolvidas por meio dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), e de saneamento Integrado (Prosai).

De propositura do deputado estadual Sinésio Campos, o evento teve como objetivo debater, colher propostas e encaminhar providências sobre as questões relacionadas à qualidade da água para consumo e destinação final de resíduos sólidos nos municípios do Amazonas, além da instalação do Fórum Estadual de saneamento básico, de que trata a Resolução Legislativa nº 1.050, de 13 de agosto de 2024.

Marcellus Campêlo apresentou as ações da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Sedurb, através do Prosamin+ e do Prosai em Parintins, além da criação da Microrregião de saneamento básico (MRSB), que permitirá aos municípios avançar na universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

“Participamos de um momento muito importante, mostrando os avanços na área do saneamento básico. O fórum é essencial porque reúne vários segmentos da sociedade, tanto do poder público nas três esferas, quanto também da sociedade civil, além da participação do segmento de catadores de resíduos sólidos, que precisa ter um acompanhamento, uma atenção especial”, disse o secretário.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Estiveram presentes na audiência pública, os diretores-presidentes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Manaus (Ageman), Elson Andrade Ferreira Júnior, da Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), Denison Gama, e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Gustavo Picanço, além dos secretários de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney César Campos Peixoto, de Operações da Defesa Civil do Amazonas, Coronel Adson Ferreira, de Política Agrícola, pecuária e Florestal da Secretaria de produção rural (SEPROR), Eirie Gentil Vinhote.

Participaram, também, a superintendente regional de Serviço Geológico do Brasil em Manaus, Jussara Cury Maciel, a presidente da Associação dos Catadores, Irineide Lima, o chefe da Assessoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Maicon Douglas de Oliveira Castro e o diretor da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-AM), Augusto Zanin, representando a diretora Tatyana Amorim.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Prosamin+

Com as obras do Prosamin+ na capital, mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas com esgotamento sanitário, água tratada e drenagem urbana, na área de intervenção do programa. Estão sendo executados 60 quilômetros de REDE de esgotamento sanitário e construídas seis estações elevatórias de esgoto, além da Estação de tratamento de esgoto (ETE) Raiz, que terá capacidade para atender 220 mil pessoas.

As obras também vão levar água tratada para mais 1 mil residências na área de intervenção, alcançando cerca de 5 mil pessoas. Este avanço se somará aos 180 quilômetros de REDE de coleta de esgoto já construídos nas fases anteriores do programa.

Prosai Parintins

Em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o programa vai levar água tratada para 100% da cidade e elevar de zero para 25% o serviço de esgotamento sanitário. As obras da nova REDE de abastecimento de água iniciaram em setembro do ano passado e estão bastante avançadas. Na última sexta-feira (11/04), o governador Wilson Lima assinou a ordem de serviço para as obras do NOVO sistema de esgoto.

As obras de saneamento básico do programa abrangem a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs), instalação de 46 quilômetros de REDE de água, perfuração de dez poços profundos, recuperação de sete poços, instalação de 31 quilômetros de REDE de coleta de esgoto, quatro estações elevatórias, além de uma Estação de tratamento de esgoto (ETE). Também serão instalados sete quilômetros de REDE de drenagem urbana, para evitar alagações.

O post Saneamento básico: Governo do Amazonas destaca programas e ações durante audiência pública na Aleam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas aprova R$ 1,4 bilhão em novos investimentos e 1,6 mil empregos para o PIM
Próximo artigo Governo do Amazonas entrega ambulância para o Cepcolu

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas e BID alinham próximas etapas da implementação do projeto Sirwash, em Presidente Figueiredo

20 horas atrás

UGPE atende com foco na certificação de beneficiários do Prosai em Parintins, incluindo colaboradores do programa

20 horas atrás

Cineteatro Guarany recebe mostra retrospectiva do cineasta amazonense Juan Lopes

20 horas atrás

Sema realiza soltura de mais de 2,5 mil quelônios no sul do Amazonas

20 horas atrás

Detran-AM abre 70 vagas para o curso de Reciclagem para Condutor Infrator

20 horas atrás

Prosai Parintins: Centro de Reservação (CR2) avança para fase final de testes e reforçará abastecimento de água na cidade

20 horas atrás

Operação contra cativeiros ilegais resgata mais de 50 animais silvestres na zona leste de Manaus

20 horas atrás

‘Dança, Arte, Escola’: Estudantes vivenciam experiência artística com o Corpo de Dança do Amazonas

21 horas atrás

Amazonas fortalece resposta a acidentes com animais peçonhentos com ampliação do acesso ao soro antiveneno

21 horas atrás

FCecon promove ação durante a 2ª Semana Nacional de Saúde

22 horas atrás

Sejusc inaugura espaço de cidadania para crianças e adolescentes atendidos no Ciaca

22 horas atrás

Arsepam regulariza 31 ônibus do transporte rodoviário intermunicipal

22 horas atrás
PC-AM divulga imagem de adolescente que desapareceu no bairro Jorge Teixeira
Procon-AM, Polícia Federal e ANP intensificam fiscalização contra aumento do gás de cozinha no Amazonas
No mês de março, o Paredão auxiliou na recuperação de 76 veículos e na prisão de 59 foragidos
Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas
Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?